AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

HÁ TANTAS IGUANAS NA FLORIDA QIE AS PESSOAS PODEM APANHÁ-LAS LIVREMENTE



Depois da proliferação sem controle das iguanas verdes na Flórida, nos Estados Unidos, a agência estatal de vida silvestre está pedindo à população que se encarregue de exterminar este lagarto invasor, sem nenhum tipo de permissões nem controle. A Comissão de Conservação de Vida Silvestre e Pesca de Flórida (FWC, por suas siglas em inglês) pediu aos moradores que matem qualquer animal que vejam em suas propriedades, bem como em 22 áreas públicas.

Há tantas iguanas na Flórida que os cidadãos têm permissão para caçá-las à vontade
A população destes animais experimentou um aumento repentino no Estado, que foi favorecido pela mudança climática e as mudanças na vegetação local. Viraram um grande problema para os residentes, já que causam danos nos quebra-mares, calçadas e jardins. Também podem portar e propagar doenças.

- "Os donos não precisam de nenhum tipo de permissão para matar iguanas em suas propriedades, e a FWC alenta os proprietários a matar estas iguanas sempre que seja possível", assinalou a agência numa declaração.

VÍDEO
Não deram nenhum tipo de sugestão sobre como deviam fazer isso. É que apesar de que as iguanas verdes não sejam uma espécie protegida, estão amparadas por leis contra a crueldade animal. Dito isto, os funcionários públicos da Flórida estão exterminando-as a base de bordoada ou usando armas elétricas similares às que empregam na indústria de gado.

Talvez alguns residentes não se sintam muito confortáveis em realizar esta tarefa, sobretudo se precisam usar um taco de basebol sobre a cabeça de um animal. Nesse caso, os moradores - "...que encontrem iguanas em sua propriedade podem recorrer a serviços de eutanásia por parte de veterinários locais ou escritórios de controle de animais, segundo sua localização e disponibilidade", escreveu a FWC.

VÍDEO
Por outro lado há quem esteja se dedicando com afinco a tarefa. Há até canais no Youtube dedicados ao assunto, que mostram desde como caçar o animal com um laço e uma vara de pescar até preparar sua carne. Tem inclusive até quem ensine a preparar os ovos. Mas pode assistir estes vídeos que escolhi, pois nenhum pode ferir a sua sensibilidade.

As iguanas verdes são encontradas normalmente na América Central, em algumas ilhas do Caribe e nas partes tropicais de América do Sul. Estes lagartos foram introduzidos na Flórida na década de 1960, e agora podem ser visto por tudo quanto é lado.


VÍDEO
Os machos das iguanas verdes alcançam aproximadamente 1,5 metros de comprimento e chegam apesar ao redor de 7,7 kg. As fêmeas tem tamanho similar, mas não pesam mais que 3,5 kg. Estes lagartos vivem no solo, nos arbustos e nas árvores, e podem nadar tanto na água doce como salgada. Estas iguanas não tiveram grande dificuldade para se adaptar aos meios urbanos, onde podem causar danos graves.

As fêmeas escavam no solo câmaras para seus ovos que podem chegar a ter mais de 27 metros de túneis interconectados e podem pôr entre 14 e 76 ovos. Ela tem uma expectativa de vida de até 10 anos em liberdade e 19 em cativeiro.

A iguana verde não é a única espécie que atualmente cria problemas na Flórida. A píton da Birmânia encontrou boa guarida nos Everglades, onde consome uma grande variedade de presas sem controle.


www.mdig.com.br

Sem comentários: