As Pirâmides de Gizé no Egito
Resultantes da areia e na periferia do Cairo estão as Pirâmides de Gizé. Estas são marcos históricos que representam os últimos remanescentes das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. A necrópole histórica é composta pela pirâmide de Khufu, a Pirâmide de Quéfren, a Pirâmide de Miquerinos, junto com a Grande Esfinge.
Sem dúvida que estas pirâmides são atraentes e os arqueólogos modernos continuam intrigados com a sua construção. Enquanto alguns acreditam que as pedras foram retiradas de uma pedreira e que depois (de alguma forma) conseguiram elevar as pedras e assim fazer os trabalhos, outros acreditam que as pedras foram construídas, in situ,com recurso a um tipo de betão baseado em calcário (embora o material ainda continue em investigação).
Independentemente do método de construção, esta é uma obra-prima de engenharia civil, devido à escala e à mística por detrás da sua “construção imaculada”.
A Grande Muralha da China
A Grande Muralha da China tem cerca de 20.000 km de comprimento, é a estrutura mais longa do mundo executada pelo homem. Este muro foi construído entre o Século V a.C. e Século VI a.C.. As características mais impressionantes desta obra é que a sua construção foi realizada em terreno muito irregular e sem o recurso à tecnologia moderna.
A Ferrovia Transcontinental
Quando se chega a meados do século XIX, as vantagens provenientes da tecnologia da era industrial, começam lentamente a chegar aos EUA. Estes avanços tecnológicos, combinados com o desejo de vincular o Ocidente com o Oriente, levou a esta magnífica obra de engenharia civil, que alterou o continente de forma permanente. Aqueles que construíram a ferrovia transcontinental lutaram contra um terreno difícil, uma guerra civil e contra o Velho Oeste.
O Big Dig de Boston
Reconhecida como a maior, mais complexa, e exigente obra de vias de comunicação na história dos EUA. O Projecto Túnel / Artéria Central reduziu substancialmente o congestionamento do trânsito, o que permitiu maior mobilidade numa das principais, mais congestionadas e antigas cidades nos EUA. Além disso, melhorou o ambiente e estabeleceu as bases para uma futura prosperidade económica de Massachusetts e de toda a Nova Inglaterra.
Esta obra de engenharia civil constituiu na transformação da Artéria Central elevada Interstate 93 (I93) por uma via de 6 pistas que atravessam a cidade de Boston. A obra consistiu na construção de uma estrada subterrânea e de duas novas pontes acima do rio Charles. O Big Dig estendeu a I90 até ao Aeroporto Internacional de Logan em Boston, incluindo a via 1A. Além disso, separou o centro de Boston do mar e criou mais de 300 hectares de terra aberta.
Barragem Hoover
Os empreiteiros que criaram a barragem Hoover tiveram que redireccionar o caudal poderoso do rio Colorado, com recurso a túneis escavados no interior das paredes do Cânion. Isso obrigou a uma adaptação das práticas de concepção conhecidas, para algo que nunca tinha sido executado antes. Estes túneis tinham 17,00 m de diâmetro e um comprimento total aproximado de 5 km.
Após o desvio do rio, foram reunidos os engenheiros necessários para construir uma estrutura que fosse suficientemente forte e alta para servir as gerações futuras, e assegurar o rio Colorado.
Em 1935, a barragem Hoover foi concluída, tendo sido considerada a maior estrutura de betão no mundo.
Eurotúnel
O Eurotúnel é o túnel ferroviário submarino e subterrâneo mais longo do mundo. O comprimento do túnel tem cerca de 52 km. Faz a ligação entre Coquelles na França e Folkestone na Inglaterra. Este túnel foi construído num estrato de Marga (como se pode verificar na figura).
O estrato de marga foi considerado como um material apropriado para o encapsulamento, porque é simples de escavar e resistente. O túnel é formado por três túneis distintos, ligados em conjunto, utilizando ligações de passagem cruzada. As obras no túnel começaram em 1988, e foi inaugurado em 1994. Desde então, tem sido aclamado como uma das 7 maravilhas do mundo moderno, pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis (American Society of Civil Engineers).
O Canal do Panamá
Antes da inauguração do Canal do Panamá, em 15 de agosto de 1914, um barco de São Francisco para Nova York precisaria de viajar em torno de Cabo Horn, o que demorava cerca de 67 dias para percorrer 19. 312 km. O Canal do Panamá ofereceu uma rota mais curta entre os oceanos, Pacífico e Atlântico, reduzindo a viagem de São Francisco para Nova Iorque em 6.437 km.
Assim como os transportes foram afectados pela Ferrovia Transcontinental, o Canal do Panamá também foi uma gigante obra de engenharia civil que influenciou enormemente o transporte entre os dois oceanos, reduzindo significativamente o tempo de viagem.
engiobra.com
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