AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 30 de julho de 2019

O correio ferroviário subterrâneo de Londres

Por setenta e seis anos, desde 1927, o London Post Office operou uma frota de trens elétricos sem maquinistas que trafegavam por trilhos paralelos de bitola estreita, no subsolo da cidade de Londres, transportando correspondências entre várias agências de triagem. O Correio Ferroviário (Mail Rail) fazia o trajeto entre a agência do distrito de Paddington Head, no oeste, para a agência de classificação no distrito principal em Whitechapel, no leste, percorrendo uma distância de aproximadamente 10 quilómetros.

01
O correio ferroviário subterrâneo de Londres 01
Entre as duas referidas agências existiam mais 8 estações, entre elas a maior, a Central de Correios Mount Pleasant, mais conhecida como Mount, que era considerada uma das maiores agências de classificação do mundo e que operava durante 22 horas por dia classificando 4 milhões de correspondências, entre cartas, telegramas, mensagens e ofícios, em um único dia.

O metrô foi construído para contornar o enorme congestionamento do tráfego rodoviário do início dos anos 1900 que causava atrasos inaceitáveis na transferência de mensagens de uma agência de classificação para outra. Até 2003, era o coração do serviço postal londrino. O sistema acabou por ser fechado porque o custo da operação tornou-se muito caro para o Royal Mail. A utilização da ferrovia custava cinco vezes mais cara do que o transporte rodoviário para a mesma tarefa.

No entanto, o Correio Ferroviário foi reinaugurado novamente em setembro de 2017, mas desta vez passou a transportar pessoas em vez de correspondências. Desde que o Mail Rail reabriu as portas ao público, os visitantes podem realizar um passeio de 20 minutos em uma ferrovia circular, sentados em vagões novos, projetados para acomodar pessoas em vez de cartas.

Fica a dica para os Correios do Brasil: fazer um metrô entre a Agência Central de importados de Curitiba e as outras Agências nacionais, talvez assim as encomendas não passem meses tomando pó nas suas prateleiras esperando a boa vontade do pior serviço de entrega de correspondências do mundo. Outra alternativa mais simples seria privatizar o elefante branco, que acumulou nos últimos anos prejuízos bilionários. Você sabe quem paga esta conta, ?
02
O correio ferroviário subterrâneo de Londres 02
03
O correio ferroviário subterrâneo de Londres 03
04
O correio ferroviário subterrâneo de Londres 04
05
O correio ferroviário subterrâneo de Londres 05
06
O correio ferroviário subterrâneo de Londres 06
07
O correio ferroviário subterrâneo de Londres 07
08
O correio ferroviário subterrâneo de Londres 08
09
O correio ferroviário subterrâneo de Londres 09
10
O correio ferroviário subterrâneo de Londres 10


VÍDEO
11
Link do Youtube
12
Mapa Terraplanista dos Correios de Curitiba
Fonte: Postal Museum and Mail Rail via Amusing Planet.


www.mdig.com.br

Sem comentários: