Por centenas de anos, os pescadores de Taiwan pescam sardinhas com a ajuda de uma "vara de fogo" ao longo da borda de um barco. Os peixes ficam tão atraídos pela luz que saltam para fora da água e nas redes dos pescadores. A pesca com fogo é tão simples quanto fascinante. Os barcos de pesca adentram o mar durante a noite, e acendem uma vara de bambu coberto com sedimento sulfúrico em uma das extremidades para criar uma chama brilhante.
|
O enxofre se dissolve na água e o gás produzido em seguida, pisca com fogo. Atraídos para o espetáculo de luz, centenas de sardinhas saltam para fora da água e acabam nas redes dos pescadores. A pesca com fogo sulfúrico foi desenvolvida durante o período do governo japonês e agora é praticada apenas no porto de enxofre Jinshan.
Houve época em que mais de 300 barcos praticavam este tipo de pesca em Taiwan, mas de acordo com associação de pescadores locais no distrito de Jinshan, norte de Taipei, esse número caiu para menos de 10. A sessão de pesca de seis horas sob o céu noturno pode render entre três e quatro toneladas de sardinha por barco, e o governo de Taiwan ainda subsidia a prática. Em uma noite muito boa, uma equipe de pescadores podem ganhar até uns 4.500 dólares, então por que esta tradição está morrendo?
Infelizmente, a estação de sardinha dura apenas três meses, de maio a julho, e apesar dos esforços do governo para manter viva a tradição e promovê-la como uma atração turística, os jovens não parecem muito impressionados. A idade média dos pescadores com fogo é de cerca de 60 anos de idade, e sem sangue novo à vista, o futuro desta tradição não parece muito brilhante.
VÍDEO
O uso de fogo sulfúrico para a captura de peixes na região nordeste de Taiwan era comum duas ou três décadas atrás, mas a rápida melhoria do equipamento de pesca combinado com o êxodo de jovens das aldeias de pescadores levaram ao declínio de uma tradição que já foi considerado uma das oito atrações imperdíveis de Taiwan.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário