AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

SALAZAR O DITADOR RETRATATADO COM HUMOR




Em 1889 e sob o signo de Touro nasce António de Oliveira Salazar, no seio de uma família pobre: a sua infância foi passada a trabalhar para ganhar dinheiro para o bilhete de carreira até Viseu, onde estudava no Seminário para ser o "futuro padre Salazar". Contudo, o Diabo Destino tinha outros planos para Portugal; em Viseu a sua irmã ficava na casa de Felismina de Oliveira, uma jovem ruiva que logo despertou o fogo adormecido no jovem Oliveirinha, fazendo desistir da carreira de padre. Entretanto, também se divertia a seduzir Hermínia, a irmã mais nova de Felismina. Quando tirou a virgindade a ambas resolveu que estava na altura de "dar o bazo" e, em 1910, ingressou na Faculdade de Direto da Universidade de Coimbra, onde se tornou um aluno brilhante e de mérito. Alias, Salazar sempre fora uma criança muito precoce, e aos 8 anos já tinha 9.

Com o assassinato de D. Carlos I, o Oliveirinha inicia a sua demanda contra os republicanos, que também atacavam a Igreja católica, organização que o tinha sob sua alçada. A sua voz fininha valeu-lhe a alcunha de "Biscoitinho", nome afectuoso pelo qual até os seus inimigos mais figadais o tratavam, enquanto faziam Bullying com ele por causa dos seus "sapatos rotos e gastos". Oliveirinha ficou tão perturbado com estes eventos que jurou a Deus que lhe iluminasse o futuro e que, um dia, quase ninguém na porra deste país teria dinheiro para comprar sapatos! E que, um dia, todos aqueles que fizessem Bullying com ele, iriam sofrer as consequências.

Em 1918, torna-se professor de Ciência Económica, adoptando o título de "Professor Doutor", e, em 1926, é convidado para ser Ministro das Finanças, cargo que renuncia após 13 dias porque ninguém queria satisfazer as suas tendências ditatoriais: o Oliveirinha queria controlo total sobre tudo e que todos lhe dessem satisfações. Mandaram-no ir tomar no c.... Em 1928, é novamente convidado para esse mesmo cargo, desta vez aceita e as suas vontades são cumpridas, em 1932, já é Presidente do Ministério, e nunca mais abandonará o poder: ser ditador é um cargo vitalício.

Nesse ano de 1932, Salazar ganhou o primeiro prémio na Grande Lottaria Do Ditador Modernno, cujo prémio consistia em tornar-se ditador absoluto do país e mandar em toda a gente por um dia. Infelizmente o promotor da lotaria, a Santa Casa Da Misericórdia, esqueceu-se de antever alguns pormenores e a primeira medida que Salazar tomou quando chegou ao poder foi mudar o prémio da lotaria: em vez de um dia, o vencedor podia ser ditador até morrer.

desciclopedia.org

Sem comentários: