AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Conheça a história do médico que socorreu mais de 6 mil vítimas da bomba de Hiroshima

Há 71 anos a cidade de Hiroshima foi devastada pela primeira bomba atômica da História. Cerca de 80 mil pessoas foram mortas instantaneamente após o ataque aéreo de 6 de agosto de 1945. Shuntaro Hida, médico do exército japonês, sobreviveu quase que por acaso e é até hoje homenageado pela sua coragem e dedicação ao cuidar de mais de 6 mil vítimas da bomba.
medico-hiroshima

Na época com apenas 28 anos, Shuntaro Hida foi chamado na noite do dia anterior para atender a uma emergência médica em uma vila a poucos quilômetros de Hiroshima. O médico foi acordado por um fazendeiro que buscava ajuda para a sua neta. Ele já havia tratado da menina uma outra vez, quando esteve de passagem pela vila de Hesaka. Na garupa de uma bicicleta, Hida então se dirigiu para a casa do homem, que acabou salvando a sua vida. Se tivesse passado a noite no hospital, teria morrido junto com os seus colegas na manhã do dia 6, quando “Little Boy” (como foi apelidada a bomba) caiu na cidade.
Shuntaro testemunhou o exato momento em que a bomba atingiu Hiroshima. Pouco depois das oito horas da manhã, da janela da casa do fazendeiro, enquanto preparava uma injeção com remédios para a criança, ele viu um clarão forte o suficiente para deixá-lo tonto. Só para ter uma noção de como os efeitos da bomba foram longe: ele estava a quase 7km de distância do epicentro do ataque. O médico logo percebeu que aquela era uma situação bem fora do comum. Pediu a bicicleta emprestada e voltou correndo para o hospital. Pelo caminho, viu dezenas de pessoas feridas e mortas, muitas se arrastando em busca de ajuda. Em suas memórias, publicada pelo site WCPeace (http://wcpeace.org/Hida_memoir.htm), ele conta os tempos de terror que se seguiram após a bomba.
O médico ajudou a cuidar de mais de 6 mil pacientes no hospital. Infelizmente, nenhum deles sobreviveu até o fim daquele ano. Hida pensou em largar a medicina após isso, mas continuou tratando dos sobreviventes em Hiroshima e dedicou sua vida em pesquisas e na luta contra as bombas nucleares. Hoje, aos 98 anos, ainda dá entrevistas sobre sua experiência como testemunha do ataque.

ATENÇÃO - ESTE VÍDEO PODE SER TRADUZIDO EM PORTUGUÊS

NO CANTO INFERIOR DIREITO DO PRÓPRIO VÍDEO CLIQUE NO RECTÂNGULO E PROCURE ACTIVAR LEGENDAS, DEPOIS NA RODA DENTADA A SEGUIR AO RECTÂNGULO TERÁ A OPÇÃO DE ACTIVAR LEGENDAS AUTOMÁTICAMENTE. DEPOIS É PROCURAR O IDIOMA

Muitos não sabem, mas o YouTube possui um sistema de reconhecimento de fala que coloca legendas automáticas em seus vídeos. As legendas automáticas usam o Google Tradutor. Estas não ajudam apenas deficientes auditivos, mas permite também que pessoas de todo o mundo acessem o conteúdo em qualquer dos 51 idiomas disponíveis, além de melhorar o sistema de busca. Veja como ativar as legendas traduzidas automaticamente:

Passo 1. Clique no ícone de legendas na parte inferior do vídeo;
Ativando legendas automáticas )

Passo 2. Clique em “Traduzir legendas”;
Ativando legendas 

Passo 3. Selecione um idioma;

Passo 4. Clique em OK;
Legendas automáticas ativadas )

Passo 5. Pronto! As legendas serão traduzidas automaticamente para o idioma escolhido.


VÍDEO

Sem comentários: