AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

SABIA QUE....



Hachiko era um cão da raça akita, que viveu entre 1923 e 1935, mundialmente conhecido por sua fidelidade a seu dono, o professor universitário Hidesaburō Ueno.
Hachiko acompanhava todos os dias seu dono de sua casa até a estação de comboio Shibuya, que levava o professor ao trabalho.
À noite, encontrava-o no mesmo lugar para acompanhá-lo de volta à casa. Depois de pouco mais de um ano nessa rotina, Hidesaburō teve um AVC no seu trabalho e faleceu.
Hachiko foi viver com parentes de seu dono em Tokio, mas sempre fugia e voltava a Shibuya. Após um ano sem que o cachorro se acostumasse com a nova casa, fugindo sempre para esperar o seu dono na estação, o cão foi dado ao jardineiro do professor, que o conhecia desde filhote.
No entanto, Hachiko continuava fugindo. Ao perceber que seu dono não morava mais na casa, o cão passou a ir para a estação todos os dias, ao longo dos anos, esperando que Hidesaburō Ueno voltasse para casa.
Até sua morte. Hachiko ficou famoso no país inteiro e era utilizado por pais e professores, para ensinar as crianças sobre lealdade e perseverança.
Ele ganhou uma estátua em bronze, em frente à bilheteira da estação de Shibuya, e todos os anos no dia 8 de Março é realizada uma cerimónia solene em homenagem ao cão.

Sem comentários: