A extinção de um dos carros mais populares de sempre, que conseguiu sobreviver às circunstâncias infames do seu nascimento, acontece ao fim de 81 anos
No III Reich havia muitas coisas que eram do povo. Para ouvir os discursos de Hitler na rádio, por exemplo, havia um "recetor do povo" (Volksempfänger). Do mesmo modo, quando se quis proporcionar aos alemães um meio para eles se deslocarem nas novas Autobahnen (autoestradas), fazia sentido criar um carro do povo. E assim nasceu o Volkswagen.
O carro que se tornaria o mais vendido de sempre no mundo nasceu como um projeto da Kraft durch Freude (força pela alegria), a organização de tempos livres dos trabalhadores alemães. Hitler interessou-se pessoalmente pelo assunto, e foi ele que em 1934 encomendou ao engenheiro Ferdinand Porsche o projeto de um carro popular que devia ter lugar para dois adultos e três crianças - a família alemã típica da altura - gastando no máximo um litro por cada treze quilómetros e atingindo uma velocidade máxima de 100 kms por hora.
Sem comentários:
Enviar um comentário