AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A HISTÓRIA DA VALSA (dança)

Noite de Valsa (Night Waltz) by Lena Sacchetto
Atuais pesquisas apontam que o gênero musical nasceu nas classes populares da Áustria e no sul da Alemanha, onde havia várias danças similares, com nomes como Dreher (“torneiro”), Deustcher tanz (“dança alemã”) ou Walzer (“girar”, “rodar”). Provavelmente é derivativa do “The Lander”, dançada com giros rápidos e contínuos pelos camponeses da Alemanha Meridional e Baviera e, mais tarde, para deixar de ser rotulada de imoral e vulgar pelas camadas sociais mais altas, absorve também características do Minueto .
Assim, Viena acabou por ser o grande berço da Valsa, que passou a ser considerada dança de grande elegância, vindo a substituir os minuetos e gavotas. Atualmente, a valsa mantém grande prestígio no mundo da dança de salão, sendo que nos Estados Unidos assumiu um tempo mais lento, permitindo uma dança mais suave e de deslize gracioso nos movimentos de fluxo e refluxo.

Valsa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
valsas de Stauss

Valsa
Valsa (do alemão Walzer) é um gênero musical erudito de compasso binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época.[1]
Durante meados do século XVIII, a allemande, muito popular em França, já antecipava, em alguns aspectos, a valsa. Carl Maria von Weber, com as suas Douze Allemandes, e, mais especificamente com o Convite à dança (também conhecido por Convite à valsa), de 1820, pode ser considerado o pai do gênero.[carece de fontes?]

Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas. Atualmente as valsas são regularmente interpretadas pelas mais importantes orquestras mundiais.
O gênero musical gerou danças com braços entrelaçados ao nível da cintura, tornou-se logo uma dança independente com contato mais próximo entre os parceiros. No fim do século XVIII a dança passou a ser aceita pela alta sociedade - especialmente pela sociedade vienense.[2].

Danúbio azul




recolha de António Garrochinho

1 comentário:

Lena Sacchetto disse...

Oi,
Passeando pela internet encontrei seu blog e vi minha montagem de valsa.
É mesmo linda este estilo de música.
Obrigada por usar minha montagem em seu blog e representar este tipo de música que muito aprecio.
Lena Sacchetto