AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

José Niza – 1938/2011


José Niza com José Afonso e Adriano Correia de Oliveira

Morreu o José Niza. Amigo. Músico. Médico. Deputado. Militante do PS. Produtor de vários dos discos do Zeca. Compositor de uma bela mão cheia das melhores cantigas do Adriano Correia de Oliveira. Autor da primeira “senha” musical do 25 de Abril, “E depois do adeus”.
Em 1972, a pedido do Zeca, foi ouvir-me cantar e propôs-me a gravação do meu primeiro disco, “O cantigueiro”, de que foi o produtor. Um ano depois convidou-me para participar no grande disco “Fala do homem nascido”...
O resto é História. Cada um seguiu caminhos diferentes, mas nunca deixámos de partilhar aquilo que resiste a (quase) tudo: o apego às nossas cantigas... e a amizade pessoal.
Quando participei, há alguns meses, num espectáculo em sua homenagem, em Santarém, disse-me que tinha alguns originais a que gostaria que eu desse uma vista de olhos... não chegámos lá.
Zé, aqui fica a tua “Roseira brava”, que o Adriano cantava, e que eu levei a uma festa do 25 de Abril no Coliseu, acompanhado pela Maria (que já não quer andar nestas vidas...) e por aquela revoada de malta tão nova... sem os quais não haverá quem cante as tuas canções... ou as minhas... sem os quais não haveria sequer futuro...
Um abraço, Zé!
“Roseira brava” – Maria do Amparo/Samuel/Oficina do Canto
(António Ferreira Guedes/José Niza)


Sem comentários: