RECORDANDO UM GIGANTE COMUNISTA
(por Heitor César R. Oliveira, Historiador, professor e membro do CC do PCB)
Recebemos no dia 25 de Novembro (2014), na sede do Comité Central do PCB, no Rio de Janeiro, o histórico militante comunista Miguel Urbano Rodrigues. O que seria uma roda de conversa, transformou-se em verdadeira aula sobre Socialismo e Internacionalismo.
(…) Hoje, Miguel Urbano é o principal editor do blog informativo “O Diário.info”, um dos mais lidos nos meios da esquerda mundial.
(…) Na apresentação do resumido histórico deste importante militante marxista, foram destacadas as suas passagens pela Bolívia, Peru, Cuba, bem como o período em que morou exilado no Brasil militando nas fileiras do PCB. Ressaltou-se o facto de que Miguel Urbano, nos seus quase 90 anos, continuar a sua acelerada produção intelectual, vindo a ser um dos mais importantes marxistas da actualidade, cuja acção prática se consolida no seu blog, o qual se tornou uma trincheira ao serviço do movimento revolucionário internacional, reproduzindo textos, artigos, teses dos Partidos comunistas revolucionários e movimentos anti-capitalistas de todo o mundo.
(…) Disse ainda que, pela sua idade, vem recusando participar em reuniões e plenários, porém não poderia negar-se a participar neste evento pelo facto de ser patrocinado pelo PCB, Partido em que ele teve e sempre terá o prazer de militar.
(…) Tecendo um cenário de intensificação da luta de classes a partir da acção coordenada do imperialismo, em todas as suas formas e blocos, utilizando a intervenção política, económica e militar como meio da sua manutenção, Miguel Urbano aborda a necessidade de rearticulação, à escala internacional, da luta social, contudo, uma luta social a partir de perspectivas socialistas e comunistas, únicas formas de promover avanços reais para a classe trabalhadora. Movimentos como os “Ocupa”, “Podemos” e tantos outros demonstraram a rearticulação de lutas, contudo com carácter movimentista e em alguns lugares assumindo nitidamente posturas anti-partidárias e anti-comunistas.
(…) Miguel Urbano brinca com a sua idade e tempo de vida prestado à causa do Comunismo. Simpatia, lucidez, ampla visão política e bom humor, também características de um revolucionário marxista. Miguel Urbano um dos mais importantes marxistas vivos brindou o PCB com a sua participação numa animada roda de conversa, respondendo pacientemente a todas as dúvidas e perguntas, passeando pelo mundo e pela história com um brilhante conhecimento e sagacidade política, típicas de um revolucionário.
Sem comentários:
Enviar um comentário