AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Conheça os Magnificos Jardins Japoneses





Conheça os Magnificos Jardins Japoneses


Os Jardins Japoneses 


Jardins Japoneses são considerados na cultura Japonesa como uma forma de arte por si só, e sua existência como forma padronizada e diferenciada de arte data do século 5 (aproximadamente ano 500 d.C), quando os primeiros artistas começaram a desenvolver a arte de maneira profissionalizada



As Origens dos Jardins Japoneses

www.fertilmente.com.br - Templo Ise de 700 a.C. com brita branca ao redor
Templo Ise de 700 a.C. com brita branca ao redor
O inicio da cultura dos Jardins Japoneses se deu quando mercadores Japoneses atravessavam o oceano para fazer comércio com a China, lá, tiveram contato com os jardins Chineses e foram gradualmente aprendendo as sofisticadas técnicas Chinesas de manutenção e cultivo de seus jardins, técnicas estas que foram trazidas para o Japão e adaptadas a suas próprias maneiras e métodos.

O Primeiro território Japonês a adotar a cultura dos Jardins foi a ilha central de Honshu, de lá a cultura se irradiou para todas as outras ilhas da nação.

Em parte, a cultura dos Jardins Japoneses se deve a antiga religião Japonesa Shinto, que desenvolveu seus templos sempre de forma a valorizar a natureza e os aspectos temporais como pedras de aparência antiga, ou arvores com aspecto centenário.

Outro fator crucial para o desenvolvimento da cultura dos Jardins Japonesessão as linhas filosóficas Chinesas do Taoismo e do Budismo. Os seguidores destas filosofias desenvolviam Jardins que buscavam descrever como seria o Paraíso, desta forma, os Jardins Chineses trouxeram técnicas requintadas de transformar bosques em réplicas do Paraíso.



www.fertilmente.com.br - SaiHouji, um jardim de musgo Japonês
SaiHouji, um jardim de musgo Japonês
Estas filosofias Chinesas descreviam o paraíso como uma ilha que existiria no casco de uma tartaruga, a alusão a tartarugas foi transmitida aos Jardins Japoneses na forma de esculturas de pedra de tartaruga muito comuns nestes jardins!


Antiguidade e os Jardins da nobreza

Inicialmente os Jardins Japoneseseram formas de agradar a nobreza, em especial o Imperador Japonês, alguns relatos datados de 500 a.C. a 600 a.C. contam histórias dos dias dos imperadores em gigantescos Jardins Japoneses particulares.

Neste período também diversas delegações Japonesas foram enviadas a China para aprender técnicas de manutenção e construção destes Jardins, foi o início da construção deste pilar cultural dos Japoneses, e uma época de muito intercâmbio entre as culturas.


O Período Hein (800 a.C. até 1200 a.C.)

www.fertilmente.com.br - Templo Byodo-in, templos para a nobreza
Templo Byodo-in, templos para a nobreza
Os Jardins do Período Hein foram divididos em tres tipos diferenciados, cada um com propositos muito especificos, o primeiro seriam os Jardins Palaciais ou Jardins dos Nobres, os Jardins das Vilas que se localizavam nas periferias da cidade e os Jardins dos Templos voltados a divindades.

Estes Jardins seguiam técnicas específicas de construção e desenvolvimento Chinesas, em especial filosofias como Fenj-Chui foram usadas como livros de práticas obrigatórias para estas construções.
O primeiro livro inteiramente Japonês voltado a arte do Jardim Japonês se chamava Sakuteiki (Registros de Manutenção de Jardins), e data do final do século 11.

1200 a.C. a 1570 a.C. e a Guerra Civil Japonesa 

Durante este período o Imperador Japonês perdera seu poder sobre o país, se tornando apenas uma figura religiosa e cultural, o poder real estava nas mãos dosShoguns, ou Generais, que em sua disputa por poder levaram o país a beira da Guerra Civil.
www.fertilmente.com.br - Kinkakuji o Pavilhão Dourado em estilo de construção Chinesa
Kinkakuji o Pavilhão Dourado em estilo de construção Chinesa
Em meio as mudanças da Guerra Civil Japonesa, as relações com a China (Que haviam sido cortadas em meados de 900 a.C). foram restabelecidas, criando um intercâmbio de monges de ambas as nações.

Este intercambio trouxe uma mudança significativa para a construção dos Jardins Japoneses, na medida que os monges traziam consigo uma nova forma de Budismo, o Budismo Zen, que era muito focado na Meditação e no auto-conhecimento.

www.fertilmente.com.br - Ryoan Ji, o Jardim de Pedra do estilo Zen Budista
Ryoan Ji, o Jardim de Pedra do estilo Zen Budista
Foi durante este tempo que um novo estilo de Jardim Japonês foi criado, seriam os Jardins de Pedra, destinados a favorecer a meditação, estes Jardins eram basicamente estéreis de vida, e sua função seria justamente criar ambientes propícios a meditação.




Período Edo

O Período Edo foi a vitoria do Clan Tokugawa sobre os demais, o que trouxe paz para as ilhas Japonesas e também fortaleceu a cultura do país de uma forma muito mais drástica.

www.fertilmente.com.br - Jardim Imperial Katsura, Jardins muito grandes e rústicos marcam o período Edo
Jardim Imperial Katsura, Jardins muito grandes e rústicos marcam o período Edo
Os Jardins Japoneses do período Edo já não teriam os mesmos níveis de sofisticação dos detalhes, valorizando mais a simplicidade e a beleza dos Jardins sobre aspectos como acabamento e construção.

Outra característica dos Jardins da época esta no seu tamanho, sendo os Jardins Japoneses do Período Edo os maiores ja criados até então.
A aplicação do conceito Shakkei (incorporação do cenário) também foi aplicado fortemente nestes Jardins, o que significaria que o panorama de fundo, e os arredores destes Jardins deveriam estar em harmonia com o Jardim em si.


Os Jardins Japoneses modernos

www.fertilmente.com.br - Jardim Awaji Yumebutai e elementos modernos dos novos Jardins
Jardim Awaji Yumebutai e elementos modernos dos novos Jardins
Em nosso período os Jardins Japoneses se apossaram de técnicas construtivas e conceitos mais avançados para trazer não apenas os benefícios sociais e culturais, mas também estética, com inovações e diferenciações drásticas em relação a seus antecessores.


uso de concretoaço e conceitos mais psicodélicos são empregados nos jardins modernos, trazendo um grau de modernidade ainda não vistos nos Jardins Japoneses anteriores.

www.fertilmente.com.br - Awaji yumebutai também é outro representante dos modernos Jardins
Awaji yumebutai também é outro representante dos modernos Jardins
O grande grau de inovações inseridas nos Jardins Japoneses |demonstra de certa forma que os Japoneses nunca erraram ao usar estas obras como demonstração de que tudo é passageiro, até mesmo técnicas c de como centenárias construir Jardins Japoneses.

Fonte: 

Sem comentários: