AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 29 de outubro de 2016

Yosemite - desbravando a terra dos ursos

Quando se pensa em parques must see para visitar e praticar desportos pelo mundo, com certeza, o Yosemite Park estará na lista de praticamente todos os viajantes desportistas e aventureiros em geral. No imaginário popular, essa esplendorosa reserva no vale californiano é a morada dos tão temidos ursos. E é verdade.
Esta é a magia da Califórnia. São raros os lugares que conseguem projetar na mente paisagens e referências tão distintas em um mesmo espaço: de um lado, praias e desertos. Do outro, as mais lindas montanhas.

Acredite, a fama procede. O Yosemite Park é indescritivelmente belo, simplesmente um espetáculo da natureza. As imponentes montanhas da Serra Nevada, o paredão El Capitan, o Half Dome, as cachoeiras do Yosemite Falls com algumas das maiores quedas d'água do mundo, além é claro, das estrelas maiores, os cerca de 500 ursos que habitam o local. 
Inaugurado em 1864 pelo então presidente Abraham Lincoln, e patrimônio da Unesco desde 1984, o Yosemite inspirou no mundo o conceito de “parque nacional”, com suas diversas áreas de preservação ambiental. Cerca de 95% do parque é considerada área de natureza selvagem.

Localizado no centro-leste da Califórnia, com aproximadamente três mil km2, o Parque é um dos mais visitados nos Estados Unidos, recebendo cerca de 4 milhões de visitantes anualmente para percorrer suas trilhas e contemplar paisagens únicas.

O vale no qual o parque está inserido por si só já é um espetáculo. Com cerca de 11 km de comprimento por 1.5 km de largura é rodeado por penhascos esculpidos há muitas eras pelo Rio Merced. Ao Norte do vale está o famoso paredão de monólito El Capitan, com 900 metros e desejo obrigatório de quase todo alpinista. Mas não precisa ser radical para sentir a majestade da pedra. Há uma trilha que pode ser percorrida caminhando, nos entornos do Yosemite Falls. 
Com formato distinto, o Half Dome é outro símbolo do parque que inspira aventureiros e esportistas de todos os tipos a contemplarem seu esplendor. Para chegar ao topo é preciso preparo físico e logístico, já que pode levar o dia todo, dependendo das condições meteorológicas. Como quase todo esforço ali feito, a recompensa vem no visual do topo da montanha.  Inesquecível. Para quem não é muito fã de alturas, o Lake Mirror é igualmente belo e atrativo, assim como a trilha de aproximadamente 3 km para se chegar a ele.  

Se a ideia é contemplar o vale de cima, sem grandes esforços, não há lugar igual ao Glacier Point, que pode ser acessado de carro. Uma trilha de arrepiar (tanto pela beleza quanto pelo caminho desafiador) parte do Glacier em direção ao vale em inesquecíveis 6.5 km (4 milhas), cortando montanhas e oferecendo vistas de tirar o fôlego. Um piquenique nos arredores do lindo Tenaya Lake é outra ótima sugestão para relaxar e desfrutar da beleza e tranquilidade do Parque.

Apesar das atrações mundialmente famosas, o simples fato de atravessar o parque pode proporcionar um contato singular com a natureza. São trilhas, ursos, noites de céu estrelado, lagos cristalinos, esquilos por todos os lados, cachoeiras, bosques infinitos, sequóias gigantes, cervos e muita diversidade ao seu alcance. 
No coração do Yosemite, próximo a Vila, existem ainda pequenos e charmosos museus que contam toda a história de construção e evolução do Parque, bem como uma sensacional galeria com os trabalhos do fotógrafo Ansel Adams, famoso por seus registros locais repletos de sensibilidade. A vila do Yosemite Park oferece toda a infra estrutura de restaurantes e serviços necessária para que você desfrute dos dias mais perfeitos da sua vida.  

Descobrir os encantos do Yosemite Park é uma obrigação para qualquer esportista que busca um real contato com a natureza e experiências únicas em lugares incríveis. Se quiser saber mais sobre o Parque e como praticar o seu esporte por lá

www.7sherpas.com

Sem comentários: