AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 25 de outubro de 2015

PLANADORES - Quando se fala de como o homem descobriu formas de voar quase sempre são esquecidos os planadores





Quando se fala  de como o homem descobriu formas de voar quase sempre são esquecidos os planadores ,falam do inicio do voo com balões de ar quente e dirigíveis, mas dos planadores que foram a base de todo o desenvolvimento dos aviões, são meio que desprezados ,da até a ilusão que os irmãos e/ou Santos Dumont criaram o conceito aerodinâmico dos aviões do nada,mas a história prova que é bem ao contrario.

Jean-Marie Le Bris em seu planador Albatros II, em 1868.

Os primeiros a voar mais pesados que o ar
   
A história pode ser contada a partir de 1799,pelo inventor George Cayley, inventor inglês,que nesse ano concebeu um planador já com um desing moderno,com um centro de gravidade baixo o que dava estabilidade à aeronave e uma cauda para controlá-la.O primeiro protótipo ficou pronto em 1804,que realizou um voo não tripulado.O primeiro voo tripulado aconteceu somente 50 anos depois,durante esse tempo todo Cayley acabou formulando muitas das leis básicas da aerodinâmica. 


George Cayley, em uma gravura de 1852.













Um dos  primeiros senão o primeiro voo de grande sucesso foi realizado pelo francês Jean-Marie Le Bris,em 1856, puxado por cavalos pela praia consegui chegar a 100 metros de altura e mais de 200 metros de distancia.

 Em 1874,na França, Felix du Temple construiu um planador em alumínio, chamado Monoplane, com 13  metros de envergadura e pesando 80 kg.Foi o primeiro voo com auto-propulsão,e que conseguiu alçar voo utilizando uma rampa,sistema parecido com as das atuais asa-deltas.

 Um caso que foi descoberto posteriormente é o do polonês  Jan Wnęk que apesar de ter criado um planador em 1866,acabou não sendo reconhecido na época por pessoas envolvidas com a aviação e seus trabalhos acabaram não tendo impacto.Wnek era analfabeta e autodidata,desenvolveu seu planador apenas observando os pássaros,sua aeronave era amarrada ao peito e quadris,tambem utilizando de auto-propulsão,ele subia no telhado da igreja de Odporyszów que tinha 45 metros de altura e ficava numa colina de 50 metros,que dava no total cerca de 95 metros de altura,de onde alçava voo para o vale logo  abaixo.

Planador de Jan Wnęk


Basicamente esses foram os inventores que criaram o conceito aerodinâmico básico para o voo,mas ainda tinha muito para ser desenvolvido,nessa nova etapa temos os modernos planadores. Jonh Joseph,nos EUA,fez um dos primeiros planadores modernos em 1883 realizou seu primeiro voo.Outro planador foi construído por Wilhelm Kress em 1877 em Viena.

Otto Lilienthal,alemão,também foi um dos mais importantes para história da aviação,primeiramente por continuar o trabalho de Frank Wenham ,que foi quem desenvolveu o primeiro tunel de vento e o conceito de asa fixas em 1971. Lilienthal dando a continuidade nesse trabalho construiu vários planadores em 1981,que tiveram relativo sucesso,O alemão documentou seu trabalho muito bem, até com  fotografias e, por essa razão, é um dos mais famosos pioneiros da aviação.

Em 1896 Lilienthal morreu ,decorrente de uma queda do seu planador, suas ultimas palavras foram; ''sacrifícios devem ser feitos'' 
 
Otto Lilienthal em um de seus vôos em 1895.

omundovariavel.blogspot.pt

Sem comentários: