Empresa nega alegações de passageiros da rota
Madri-Tel Aviv; piloto da Alitalia teria feito o
mesmo anúncio antes de pousar há poucos meses
Passageiros do voo 3316, da rota Madri-Tel Aviv, alegam que o piloto teria anunciado que estava “aterrissando na Palestina” enquanto fazia o pouso na cidade de Tel Aviv, Israel, nesta quarta-feira (28/10).
Segundo alguns passageiros, ao se aproximar do aeroporto Ben Gurion, o piloto fez o anúncio somente em espanhol: "Bem-vindos a Tel Aviv, Palestina". Quando o repetiu em inglês, não mencionou nem a Palestina nem Israel.
allen watkin / Flickr CC
Um passageiro israelense relatou a um canal de TV de Israel que “ficou em choque”: “Vivemos no Estado de Israel e ele deveria ter dito ‘Israel’, e ele não disse isso em inglês, foi intencional”.
Outro passageiro escreveu uma carta à Iberia, alegando ter ficado “ofendido”: “Minha família e eu ficamos terrivelmente ofendidos. Isso não é aceitável de maneira alguma e é um desserviço à empresa.”
Emmanuel Nahshon, porta-voz do Ministério do Exterior de Israel, disse que o país vai pedir à companhia aérea que puna o piloto pelo incidente. "O embaixador em Madri vai escrever uma dura carta ao presidente da Iberia em que vai pedir que se sancione o piloto", disse à Agência Efe. Há poucos meses, segundo a Efe, um piloto da companhia aérea italiana Alitalia fez o mesmo anúncio antes de aterrar e foi retirado dessa rota.
Em comunicado difundido nesta quinta-feira (29/10), a empresa afirma que, após questionar membros da tripulação e alguns passageiros, concluiu que "em nenhum momento o comandante mencionou a palavra Palestina". A mensagem teria sido "queridos passageiros, estamos descendo para aterrissar em nosso destino, Tel Aviv", e a empresa alega que os passageiros confundiram a palavra "destino" com "Palestina".
operamundi.uol.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário