Os monumentos são o cartão de visita de qualquer cidade. Às vezes os turistas viajam milhares de quilómetros só para vê-los. Por exemplo, em 2016 aproximadamente 4,5 milhões de pessoas viajaram para Ellis Island para ver a Estátua da Liberdade. Quando as esculturas não foram criadas simplesmente para embelezar, mas também para transmitir um pensamento importante, elas atraem um número incrível de espectadores.
O admira os escultores que, sem dizer uma só palavra, sabem transmitir seus pensamentos.
1. Memorial a 96 deputados do Reichstag assassinados pelos nazistas
O memorial está localizado no sopé do Reichstag, em Berlim. As placas têm os nomes dos deputados que não apoiaram os nazistas e foram mortos por isso. A maioria das mortes morreu entre 1933 e 1945. Somente a de Georg Wendt aconteceu em 1948 (ele morreu devido às consequências de sua permanência no centro de eutanásia de Brandemburgo). Entre os parlamentares, havia 90 homens e 6 mulheres.
2. Monumento de Um Transeunte Anónimo
No centro da cidade polaca de Breslávia, pessoas de bronze saem do chão em direção à terra e do outro lado aparecem completamente na calçada. O autor da instalação artística “O Transeunte Anônimo” é Jerzy Kalina, um conhecido escultor e pintor polaco. Foi precisamente nesta junção de ruas que ocorreram as manifestações durante a grave crise política em 1981, na qual as pessoas deixaram seus esconderijos. Esta escultura é também chamada de “Monumento às Vítimas da Lei Marcial”.
3. Viajantes
Alguns veem nessa escultura um vazio que o viajante quer preencher, outros, ao contrário, consideram que a pessoa deixa parte de si mesma em cada ponto geográfico que esteve. No entanto, Bruno Catalano não contou a ninguém o verdadeiro propósito do seu trabalho. Ele colocou essas esculturas em muitas cidades da França e chamou a série de “Viajantes”.
4. Memorial aos marinheiros mercantes
Para a criação da escultura, Brian Fell se valeu do método usado para a construção de navios, uma forma peculiar de unir peças com rebites. No começo, parecia que a estátua era uma nau. Com esta instalação artística, o povo de Gales honra a memória dos marinheiros mercantes que morreram nas mãos de criminosos ou durante a guerra. Diariamente, arriscando suas vidas, eles garantiam à população civil os produtos necessários para viver.
5. Vencemos!
Durante a Segunda Guerra Mundial, não só o maquinário ajudou os soldados da URSS a transportar grandes cargas e percorrer longas distâncias, mas alguns animais também, particularmente os camelos. Os mais famosos deles eram Masha e Misha, que estiveram na guerra e foram para Berlim. Depois da vitória, os animais chamaram muita atenção, foram até cercados de lendas. Os heróis com corcundas continuaram a viver em tempo de paz no zoológico de Moscou.
6. Cabeça quadrada ou “Tête Carrée”
Em 1996, o governo de Nice, na França, anunciou um concurso para a criação de uma escultura na biblioteca central da cidade. O vencedor foi um projeto em forma de cabeça quadrada, que é uma manifestação do pensamento cego das pessoas e que pode ser modificado com a ajuda de livros.
7. Monumento às crianças do cerco de Leningrado
Durante os anos da Segunda Guerra, a cidade de Omsk, na Rússia, foi um dos maiores centros para onde os habitantes do cerco de Leningrado foram evacuados. Os moradores da cidade encontraram crianças assustadas e deram-lhes as boas-vindas calorosas em suas famílias. Em homenagem a estes tempos difíceis, em 2014 foi instalada uma escultura de três crianças assustadas, que abraçam junto ao seu coração a coisa mais preciosa que tinham: um violino, um bule e uma boneca.
8. Menina com guarda-chuva
Em 30 de maio de 1999, durante um festival público em Minsk, na Bielorrússia, uma tempestade começou de repente. Mais de duas mil pessoas tentaram se esconder ao mesmo tempo do mau tempo sob uma passagem subterrânea. Um tumulto ocorreu e 53 pessoas morreram. A menina com o guarda-chuva na praça Michajlaŭski serve para lembrar essa tragédia.
9. Crypto connection
Esse monumento reflete a era das criptomoedas e está localizado em Londres, no mercado de ações Eidoo. Segundo o autor, Federico Clapis, a escultura simboliza a geração futura que surgirá na era do uso do dinheiro digital. Podemos ver como, no útero da mãe, a criança sabe perfeitamente como usar um celular.
10. Velho limpando o paralelepípedo: “Memorial contra a guerra e o fascismo”
Quando Viena foi ocupada pelos nazistas, eles levaram os judeus às ruas e os forçaram a remover marcas antifascistas das ruas de paralelepípedos. Em homenagem a este acontecimento, no centro da capital austríaca foi instalada uma estátua de um homem agachado nas pedras. A propósito, inicialmente, não havia arame farpado, ele foi adicionado depois para que os turistas não pensassem em sentar na obra.
11. Anjo de facas
Com o ideia de levar as pessoas a reconsiderarem e serem mais cuidadosas com o uso de armas brancas, o escultor Alfie Bradley dirigiu-se aos habitantes e visitantes da cidade de Liverpool com a ajuda desta estátua. Ele fez um anjo de 100 mil facas confiscadas que lhe foram concedidas pelas delegacias de polícia. Agora, as armas que anteriormente costumavam trazer problemas para as pessoas, devem servir como uma clara advertência de que o crime infecta a cidade e todo o planeta.
12. Desenvolvimento de um bébe no útero
14 esculturas de bronze foram instaladas na entrada de um dos centros médicos do Qatar. Cada uma delas representa um certo estágio na formação de um bebê dentro do útero da mãe. O artista inglês Damien Hirst mostra a jornada que todas as pessoas fazem até o nascimento. É interessante que essa, seja a primeira escultura de uma pessoa nua no Oriente Médio, de acordo com as palavras do autor.
13. Homem quântico
Composta por mais de cem chapas de aço verticais, a escultura do homem quântico é apresentada como uma personificação do mundo da física quântica. O autor explica a natureza dupla da matéria: a figura à primeira vista parece sólida, composta de aço sólido. No entanto, vale a pena mudar o ângulo de visão para a pessoa desaparecer. A solidez é enganosa.
14. Cadeira quebrada
Em Genebra, no meio da rua há uma cadeira quebrada de 12 metros com uma perna “mutilada”. Segundo a ideia do autor, o monumento é uma mensagem aos políticos para lembrá-los de que as guerras mutilam e matam.
15. Menina corajosa
Este monumento foi instalado em Nova York em 2017, a pedido da State Street Corporation.
A estátua de uma menina que olha bravamente os olhos de um touro bravo tem o objetivo de estimular a sociedade a atribuir altos cargos às mulheres e convidá-las para os conselhos de administração de grandes empresas. A placa abaixo da obra diz: “Conheça o poder da mulher na liderança. Ela faz a diferença”.
A estátua de uma menina que olha bravamente os olhos de um touro bravo tem o objetivo de estimular a sociedade a atribuir altos cargos às mulheres e convidá-las para os conselhos de administração de grandes empresas. A placa abaixo da obra diz: “Conheça o poder da mulher na liderança. Ela faz a diferença”.
16. “Like”
Em uma das praças populares entre os turistas em Milão, a XXV Aprile, em 2018 apareceu uma escultura familiar, conhecida por qualquer internauta como “like”. No pulso está escrito: “A coisa mais importante na vida é um ’like’”. O monumento incentiva as pessoas a retornarem à vida real e prestarem menos atenção ao mundo das redes sociais.
17. Carregando tudo
A licença-maternidade não é tempo para descanso e ociosidade, já que a jovem mãe adquire imediatamente dezenas de problemas e tarefas que precisam ser resolvidas todos os dias sem descanso. Os representantes da associação cultural da cidade espanhola de Torrelavega tentaram transmitir este pensamento com a ajuda deste monumento.
bountystar.com
Sem comentários:
Enviar um comentário