Vladimir Putin - Prémio quê?
(Quadriga – Porta de Brandenburgo – Berlim)
Antes de dizer seja o que for, gostaria que ficasse registada a minha pena por ver o nome do músico e cantor Peter Gabriel misturado nesta estória... mas dado que a culpa não é minha, avancemos.
Um grupo de cidadãos da Alemanha, nomeadamente alguns membros do “conselho de curadores” que anualmente atribui o “Prémio Quadriga” no dia da Reunificação da Alemanha, um prémio que reconhece – segundo a Wikipédia (também já premiada) - quatro pessoas, grupos ou entidades que se tenham distinguido no ano anterior pelo seu espírito pioneiro em matéria de inovação e renovação da vida política, económica e cultural… resolveu bater com a porta.
Ao que parece, estão bastante enxofrados por, contra a sua vontade, o prémio ir ser entregue a Vladimir Putin. Estão tão enxofrados que alguns já se demitiram da coisa... e recusam-se a colaborar na festa em que será entregue ao figurão russo a miniatura da “Quadriga” que enfeita a Porta de Brandemburgo, em Berlim.
Não querendo de todo imiscuir-me nos critérios que os levam a escolher as figuras públicas que, no seu entender, contribuíram para a «defesa da liberdade, da democracia e dos direitos humanos», para além da já referido «espírito pioneiro em matéria de inovação e renovação da vida política, económica e cultural», devo dizer que, olhando para esta lista com nomes de anteriores laureados, a saber: o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o ex-chanceler alemão Helmut Kohl, o ex-presidente checo Vaclav Havel, o ex-presidente soviético Mikhail Gorbatchov, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, o presidente israelita Shimon Peres , o presidente afegão Hamid Karzai e o músico britânico Peter Gabriel, não estaria na altura (mais uma vez lamentando a presença do Peter Gabriel na lista e pedindo desculpas às demais pessoas decentes que se deixaram misturar nesta estória)... não estaria mais do que na altura, como dizia, de mudar o nome da coisa para algo mais apropriado, como, sei lá...
“Prémio Quadrilha”?
Sem comentários:
Enviar um comentário