COP tem 44 mil euros para pagar tratamentos de Vanessa Fernandes
COP tem 44 mil euros para pagar tratamentos de Vanessa Fernandes
Lisboa, 20 mai (Lusa) - O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) indicou hoje que este organismo dispõe de uma verba de 44 mil euros destinada a pagar os tratamentos da triatleta Vanessa Fernandes, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Pequim2008.
"O COP, com conhecimento do Instituto do Desporto e Portugal (IDP) e o apoio da Federação Portuguesa de Triatlo, tem uma verba que poderá ir até aos 44 mil euros, até dezembro, para pagar os tratamentos da Vanessa Fernandes. A prioridade é recuperar a mulher", disse Vicente Moura.
Vicente Moura comentava, a pedido da Agência Lusa, notícias veiculadas pela imprensa que indicam que a atleta sofre de um esgotamento psicológico. Vanessa Fernandes anunciou uma interrupção da carreira no passado mês de fevereiro.
Para Vicente Moura a "expetativa é que Vanessa Fernandes se ponha boa, porque é uma atleta que já deu muito ao desporto português".
"A prioridade é recuperar a mulher e, se for sua vontade, conciliar isso com a preparação para os Jogos Olímpicos Londres2012 ou Rio de Janeiro2016. Se isso acontecer, tudo bem. Não há nenhuma dívida. A Vanessa Fernandes merece todo este apoio", disse.
Vanessa Fernandes, campeã do Mundo de triatlo em 2007 e medalha de prata nesta disciplina nos Jogos Olímpicos Pequim2008, anunciou no passado dia 03 de fevereiro a interrupção da carreira devido a problemas da saúde, em carta publicada no sítio oficial do Benfica, clube que representa.
A atleta, de 25 anos, esclareceu então que a paragem era apenas uma interrupção temporária e não um abandono.
Além da prata olímpica e do mundial de 2007, a atleta de Perosinho, Gaia, foi bicampeã do Mundo de duatlo (2007 e 2008), pentacampeã da Europa de elites (2004 a 2008) e tetracampeã continental em sub-23.
AB (JPS/LG).
Lusa/fim