Procurando coisas interessantes para compartilhar com vocês leitores, eis que tropeço em uma postagem do site japonês Gigazine sobre um interessante canivete multi-uso romano fabricado há 1800 anos e vi que não podia deixar de compartilhar:)
Em 1991, um objeto de metal misterioso foi encontrado em uma escavação nas proximidades do Mar Mediterrâneo. Com uma rápida observação, ficou claro que se tratava de um ferramenta de múltiplas funções. A descoberta nada mais era que um modelo de "canivete multi-uso" produzido nos tempos do Império Romano, por volta do ano 200 da era cristã, segundo a análise e datação de peritos. A surpreendente descoberta se encontra em exibição no Museu Fitzwilliam em Cambridge, Inglaterra.
No detalhe, um canivete suíço Vitorinox. |
A largura do "canivete suíço" mais antigo do mundo é de de cerca de oito por 15 centímetros de comprimento e em grande parte é feito de bronze. A ferramenta possui uma colher de prata, um "espetador" (para não dizer garfo) dobrável, uma lâmina de ferro, uma espátula, um espalitador (para não dizer palito de dentes), um picador e uma mini colher, aparentemente para limpar os ouvidos...Além disso, supõe-se que nos tempos da Roma antiga, as pessoas usariam o picador para quebrar nozes ou escargots.
Uma réplica exata dessa utilíssima ferramenta, precursora do canivete suíço, pode ser vista sendo manuseada no seguinte vídeo:
.
Fonte
www.curionautas.com.br
1 comentário:
Muito curioso.
Enviar um comentário