AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 24 de dezembro de 2016

A Origem da Sauna



A sauna é uma das terapias mais relaxantes e benéficas para o corpo humano. Essa técnica é bastante antiga e foi criada oficialmente na Finlândia, apesar de já existir de forma rústica em antigas civilizações.

Entre os benefícios diretos da sauna estão: limpeza da pele, eliminação de toxinas, relaxamento físico e mental, entre outros. Os banhos de sauna são extremamente agradáveis e, por isso mesmo, eles têm sido utilizados desde os tempos mais remotos por vários povos.

A história da sauna

Segundo relatos históricos, os povos egípcios foram os responsáveis pelos primeiros registos da sauna no ano 4.000 a.C. Outros povos, como os fenícios, os chineses e os árabes, também empregavam a técnica do chamado banho de vapor.
Desde o princípio, a sauna já era usada para tratamentos de saúde e relaxamento. Estes banhos terapêuticos eram recomendados para ressaca, insônia, estresse, artrite, reumatismo, sinusite, para a pele, para combater o envelhecimento precoce, entre outros sintomas.
Na Finlândia, a sauna seca surgiu com povos nómadas e tornou-se um símbolo do país. Hoje, existem mais de 2,2 milhões de saunas espalhadas pela Finlândia, e estes ambientes são considerados sagrados, um espaço para purificar o corpo e a alma.
Anos depois da criação da sauna seca pelos finlandeses, surgiu a sauna a vapor na Grécia antiga, técnica que foi aprimorada pelos turcos com o uso de caldeirões de bronze cheios de água, o chamado banho turco.

Uma terapia popular

A sauna foi e ainda é uma terapia popular entre diversos povos. Desde o tempo do Grego Hipócrates, já havia uma suposição de que as altas temperaturas eram eficazes para tratar qualquer doença.
Pessoas na Sauna
Actualmente, sabe-se que essa técnica é positiva para a inalação, eliminando a secreção dos pulmões e do nariz. A terapia só não é recomendada para pessoas com problemas cardíacos.

Relaxamento em altas temperaturas

A tradição do banho de sauna manda as pessoas passarem por um choque térmico depois da exposição às altas temperaturas. O choque térmico, feito por um banho gelado, seria responsável por benefícios ao sistema circulatório.
Algumas saunas utilizam o banho de calor com ervas e aromas no ambiente. Em algumas regiões, o costume determina que homens e mulheres tomem o banho de sauna separados, para que possam frequentar o ambiente sem roupas.

Img - A Origem da Sauna
www.sitedecuriosidades.com

Sem comentários: