AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Tradições de Ano Novo em diferentes países do mundo

Independentemente da sua cultura ou seu país, a chegada de um novo ano tem algum tipo de celebração em cada lugar. Por mais diferentes que elas sejam, representam a mesma coisa: um ano novo cheio de coisas boas, viagens, dinheiro, realizações.

Argentina



Cuecas novas de diferentes cores atraem diferentes energias para um novo ano (rosa ou vermelho para amor, amarelo para dinheiro, verde para saúde...)

Brasil

 
Usar branco (de preferência uma roupa nova) ajuda a afastar maus espíritos. Se estiver na praia é essencial presentear Yemanjá e pular as sete ondinhas, como a tradição africana.

Chile

Na virada, coma uma colher cheia de lentilhas para atrair um ano recheado de fartura, seja de dinheiro ou trabalho. Se estiver passando o ano novo em casa, varra-a de dentro para fora para remover energias ruínas do ano anterior.

Colombia 

Ande pelo quarteirão com uma mala de viagem vazia para um ano cheio de viagens e rolês.

Escócia

Assim que soar à meia noite, começa o "first-footing", ou como é chamado quando, imediatamente depois da meia noite, amigos, vizinhos e família saem de casa para cumprimentar uns aos outros. É engraçado, porque é uma correria danada. Também há whisky, uma espécie de panetone, uma moeda, sal e um pedaço de carvão envolvidos na tradição que representam, saúde, dinheiro, prosperidade, etc.

Espanha

Nas 12 badaladas da meia noite é preciso comer 12 uvas, uma para cada mês do ano seguinte. É mais difícil do que parece já que há muito pouco tempo entre uma badalada e outra, por isso em mercados espanhóis muitos vendem as uvas em caixinhas de 12, peladas e prontas para comer.

Nova Zelândia

Bateu meia noite? Então bata panelas o mais alto que puder!

Rússia

Meia noite? Corre pegar um pedacinho de papel, escrever um desejo, queimar, colocar em um copo de champagne e beber. Tudo isso antes de 12:01. Go go go!

Áustria

O esquema na Áustria tem a ver com metal. Por isso, várias pessoas derretem chumbo e jogam em um recipiente com água. A forma assumida pelo chumbo pode ter diferentes significados, como bola, que representa sorte, ou âncora, que significa que a pessoa vai precisar de ajuda. Algumas são bem macabras, como a cruz, que pode significar que é o último ano novo dessa pessoa. Argh!

Índia

O enorme país tem diversas tradições de ano novo. O Diwali é um festival de luzes que serve para festejar o começo de um novo ano em várias partes da Índia. Em alguns desses lugares, os donos de negócios pagam as suas dívidas e compram livros novos para registros financeiros, como metáfora de um novo começo. Muitas pessoas também compram decorações ou roupas novas.

Japão

Muitas famílias penduram cordas feitas de palha na frente das suas casas, com o objetivo de afastar maus espíritos e atrair felicidade. A passagem de ano acontece com o som de altas gargalhadas, para que o ano possa ser repleto de boa sorte.

Estados Unidos

Vem dos EUA a tradição do "beijo da meia noite", que remonta aos festivais romanos de "Saturnalia", onde todo mundo se beijava na boca como forma de celebração.

Dinamarca

Se você sempre quis uma boa desculpa para quebrar um prato, vá à Dinamarca no ano novo. Lá, à meia noite, quebram-se alguns pedaços de louça na entrada de um novo ano para atrair boa sorte. Além disso, também é comum pular de uma cadeira para o chão assim que der meia noite.



www.obaoba.com.br

Sem comentários: