«A melhor prenda que podemos dar aos nossos filhos, sobrinhos ou netos é o futuro de uma sociedade digna em que todos possam aceder ao melhor conhecimento», afirmou o Primeiro-Ministro António Costa na sua Mensagem de Natal.
«A democratização do conhecimento é essencial para reduzir as desigualdades e garantir a todos iguais oportunidades de realização pessoal», acrescentou na mensagem gravada num jardim de infância em Lisboa.
O Primeiro-Ministro afirmou que «as crianças que frequentam o ensino pré-escolar têm maior sucesso escolar», «os Jovens que estão no ensino profissional têm mais oportunidades de obter um trabalho mais qualificado, e os que acedem ao ensino superior tem mais oportunidades de ter um emprego melhor».
Também «os adultos que frequentam ações de formação melhoram as perspetivas de progredir na sua carreira ou de reencontrarem trabalho se estiverem desempregados».
«O conhecimento é a chave para o nosso futuro»
Por acreditar «que o conhecimento é a chave para o nosso futuro» o Governo fixou «como objetivo fundamental generalizar o ensino pré-escolar a todas as crianças a partir dos 3 anos de idade» e lançou «o programa Qualifica, dirigido especialmente à educação e formação dos adultos».
«O nosso maior e verdadeiro défice quando comparamos Portugal com os outros países Europeus é o do conhecimento», afirmou, acrescentando que foi o «investimento no conhecimento que permitiu recuperar setores como o calçado ou o têxtil, que melhorou a qualidade dos nossos produtos agrícolas e dos serviços turísticos e que nos abriu as portas para novos sectores como o automóvel, as energias renováveis e para as enormes oportunidades da nova economia digital».
«É este o caminho que temos de prosseguir», pois é a melhor forma de aumentar «os empregos de qualidade que ofereçam confiança no futuro à geração mais qualificada que Portugal já formou e que nunca mais queremos que seja forçada a emigrar».
O Primeiro-Ministro afirmou que «a pobreza e a precariedade laboral são as maiores inimigas de uma melhor economia. Teremos melhor economia com melhores empresas e melhores empresas com melhores empregos».
VÍDEO
Sem comentários:
Enviar um comentário