AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uma fotografia rara de “Billy the Kid” foi leiloada por 2,3 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) nos Estados Unidos.
Recorte da fotografia leiloada Recorte da fotografia leiloada (Foto: DR)

O retrato em causa parece ter sido tirado apenas um ano ou dois antes da morte do célebre criminoso norte-americano e é o único reconhecido como autêntico, adianta a edição online da BBC.

Na fotografia, que terá sido tirada entre 1879 e 1880 em Fort Summer, no Novo México, perto do local onde o famoso pistoleiro foi morto, vê-se “Billy the Kid” a olhar directamente para a objectiva e a descansar a mão numa espingarda.

A casa de leilões Brian Label, em Denver, descreveu a foto sépia, de cinco por oito centímetros, como uma representação clássica de “um cowboy fora da lei do Velho Oeste”. É a única imagem em adulto que se conhece de daquele que também ficou conhecido como William Bonney, Henry Antrim, Henry McCarty ou simplesmente “The Kid”, refere, por seu lado, a AFP.

A fotografia foi tirada por um anónimo que fez originalmente quatro cópias, restando apenas esta. A última cópia pertencia aos irmãos Stephen e Art Upham, que a expuseram pela última vez no Museu de Lincoln (Novo México), em meados da década de 1980. A base de licitação situava-se nos 150 mil dólares (mais de 100 mil euros) mas o coleccionador privado William Koch acabou por pagar mais de um milhão e meio de euros por ela.

“Billy the Kid” terá nascido em Nova Iorque e ter-se-á mudado mais tarde para o Colorado com a mãe e irmãos após a morte do pai. Imortalizado pelos filmes do faroeste, ficou conhecido pela sua rapidez a carregar no gatilho e foi responsabilizado pela morte de mais de 20 pessoas. Foi capturado e condenado à morte em 1878 mas conseguiu escapar. Contudo, em 1881 foi novamente detido e morto pelo xerife Patrick Floyd Garrett.

Publico

Sem comentários: