AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 27 de abril de 2014

ALGARVE - LAGOA - Mural do 25 de Abril pintado a muitas mãos “inaugurado” em Lagoa - FOTOGALERIA COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

Mural do 25 de Abril pintado a muitas mãos “inaugurado”  em Lagoa


.
Cravos vermelhos, lápis azuis da censura, gente de bandeira em punho e a gritar Liberdade! a plenos pulmões, punhos fechados a derrubarem muros. Todas estas imagens estão no mural pintado numa parede no Largo do Município, frente ao edifício antigo dos Paços do Concelho de Lagoa.
A ideia final do painel, denominado «25/40 – 25/80», é da autoria de Hugo Lucas, mas, como explicou o próprio ao Sul Informação, «foi feita com base nos desenhos dos alunos de escolas de Lagoa».
E foram alguns desses alunos que estiveram, durante todo o dia de ontem, a pintar o mural, com tal entusiasmo que a tarefa, que Hugo Lucas pensou que poderia prolongar-se para o dia de hoje, ficou logo pronta na quarta-feira. «Estiveram cá alunos da Secundária de Lagoa, da Escola Internacional e da Escola de Estômbar, todos muito empenhados e entusiasmados com o trabalho», garantiu o artista. «De manhã até tive de refrear o entusiasmo dos alunos que cá estavam, para deixar trabalho para os que vinham à tarde».
Na manhã desta quinta-feira, Hugo estava sozinho a dar uns últimos «retoques» no mural, de spray de tinta na mão. «Quando comecei a desenhar na parede branca, passou aqui uma senhora e queixou-se que eu estava a sujar uma parede tão branquinha. Mas a senhora já cá voltou e veio dar os parabéns, porque gostou do mural», contou o artista, com um sorriso.
Hugo Lucas, de 37 anos, natural de Ferreira do Alentejo, onde, em 1996, pintou um dos seus primeiros murais – «fui lá espreitar há dias e ainda lá está!» – é considerado um dos muralistas mais destacados da sua geração.
Além desta sua obra em Lagoa – onde o seu traço é bem visível, por exemplo, nas caras das pessoas -, Hugo Lucas foi um dos cinco artistas convidados pela Câmara de Lisboa para «reinterpretarem com o seu olhar, o seu estilo, o seu discurso» os murais de há 40 anos. Só que, na capital, não foi nas paredes que os artistas deixaram a sua marca. Foi em camiões do lixo.
A ideia de convidar Hugo Lucas para este trabalho na cidade algarvia partiu da Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Lagoa, que organiza, em conjunto com as autarquias e coletividades, os festejos em todo o concelho.
José Águas da Cruz, presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, explicou ao Sul Informação que já conhecia o trabalho do artista feito a convite da Câmara de Lisboa, tendo considerado uma boa ideia convidá-lo para esta intervenção inédita na cidade algarvia.
Depois da inauguração oficial do mural, marcada para as 21h50, o palco montado no Largo do Município recebe o espetáculo «Abril por Cá», pelas associações do concelho de Lagoa. À meia noite (ou 00h00 do dia 25), haverá o hastear da bandeira e a partilha do bolo do 40º aniversário da Revolução dos Cravos.










































www.sulinformacao.pt

Sem comentários: