AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 22 de abril de 2014

15 FENÓMENOS DA NATUREZA

1. Brinicle 


Se formam sob gelo quando um fluxo de água salina é introduzido para a água do oceano. Vai congelando tudo o que toca.

2. Relâmpago vulcânico


Plumas vulcânicas produzem imensas quantidades de carga elétrica e estática. Em casos raros, isso pode desencadear uma tempestade violenta.

3. Arco íris branco


Estes arcos íris se formam na névoa, em vez de chuva. A condensação reflete pouca luz, e, como resultado, o arco-íris é composto de cores muito fracas - como o branco - em vez das cores vibrantes de um arco-íris tradicional.

4. Relâmpagos de Catatumbo


Na foz do rio Catatumbo, na Venezuela, uma massa única de nuvens de tempestade se forma, criando o espetáculo raro conhecido como Relâmpagos de Catatumbo. A tempestade ocorre até 160 noites por ano, 10 horas por dia e 280 vezes por hora.

5. Trombas d'água



Trombas d'água são vórtices que ocorrem ao longo de um corpo de água. Nenhuma água é sugada e o broto é feito inteiramente de água emitida pela condensação.

6. Redemoinhos de fogo


Os redemoinhos de fogo são turbilhões de fogo. Eles ocorrem quando as condições de calor e vento turbulento intensos combinam.

7. Glória da manhã


Glória da manhã são nuvens incrivelmente raras, tanto assim, que nós não sabemos o que lhes causa. Elas são mais comumente vistas na pequena cidade de Burketown, na Austrália.

8. Nuvens lenticulares


Nuvens lenticulares são nuvens em forma de lente que se formam quando o ar úmido flui sobre uma montanha e se pilha em grandes camadas de nuvens. Devido à sua forma estranha, estas nuvens são muitas vezes confundidas com OVNIs.

9. Penitentes


Penitentes são lâminas  altas e finas de neve e gelo endurecido que se formam em grandes altitudes. Em uma tal altura, os raios do sol são capazes de transformar gelo em vapor de água sem derreter-lo. Algumas áreas se transformam aleatoriamente em vapor mais rapidamente do que outras, formando depressões na superfície lisa. 

10. Supercélulas


Supercélulas são o tipo mais raro e perigoso de tempestades. Enquanto elas são formadas assim como outras tempestades, a rotação vertical de sua corrente ascendente significa que elas podem se sustentar por muito mais tempo do que uma tempestade comum.

11. Flores de Gelo


Flores de gelo são formados quando a seiva no caule das plantas congela e se expande, rachando o tronco. A água, em seguida, entra através das rachaduras e congela quando em contato com o ar, eventualmente formando padrões requintados.

12. Arco íris de fogo


São formados pela luz que reflete a partir de cristais de gelo em nuvens altas. Os halos são tão grandes que muitas vezes aparecem em paralelo ao horizonte.

13. Parélio


É um fenômeno atmosférico que acontece quando os cristais de gelo brilhem quando o sol está em um determinado ângulo.

14. Nuvens  mammatus


Nuvens mammatus são bolsas de nuvens que se formam e pendem por baixo da base da nuvem. Elas se formam quando o ar e as nuvens mantém diferentes níveis de umidade.

15. Nuvens asperatus


Nuvens asperatus só foram classificadas em 2009. Como resultado, sabemos pouco sobre elas além do fato de que são incríveis.

cultinu.blogspot.com.br

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

A Natureza cria situações belíssimas. Um abraço.