Jogo de Cartas Illuminati: Nova Ordem Mundial (INWO) – Introdução
Illuminati: New World Order (INWO), Nova ordem Mundial, é um jogo de cartas coleccionáveis lançado pela Steve Jackson Games, baseado no jogo Illuminati, que por sua vez foi inspirado no romance «The Illuminatus! Trilogy» de Robert Anton Wilson. O INWO venceu o Prémio Origins Award de Melhor Jogo de Cartas em 1997. Muitos acreditam que as cartas revelam realmente acontecimentos relacionados com a implantação gradual da Nova Ordem Mundial.
Conteúdo das cartas
As cartas surgem em tipos diferentes, incluindo cartas Illuminati, Conspirações, grupos, locais, Personalidades, recursos e Nova Ordem Mundial. As várias cartas foram imprimidas com cores diferentes na parte de trás e são referidas simplesmente como “grupos” ou “conspirações”. A premissa é de que se jogar com um dos grupos Illuminati (Adeptos de Hermes, Illuminati da Baviera, Triângulo das Bermudas,Sociedade Discordiana, gnomos de Zurique, a Rede, Servos de Cthulhu, Shangri-La ou OVNIs), terá como objectivo dominar o mundo. Procurará controlar um predeterminado número de grupos (tais como os Jovens Escoteiros, Homens de Negro, CIA, etc.) e/ou completar um plano para atingir o seu objectivo antes do(s) seu(s) adversário(s).
Informações sobre o produto
O INWO é muitas vezes referido como sendo mais difícil de aprender do que a maioria os jogos de cartas coleccionáveis (CCG), mas é infundido com muito mais humor, algo característico dos jogos de Steve Jackson. Tal como acontece com a maioria dos CCG, construção de baralhos, jogo agressivo e a pura sorte são as chaves para a vitória. No entanto, a intriga, a negociação, a quantidade de decisões e a desonestidade são também elementos importantes.
O INWO foi lançado como um conjunto de 412 cartas principais em dois baralhos de iniciação (adequadas para dois jogadores) em embalagens seladas, tanto em edições limitadas como ilimitadas. Houve também um conjunto em caixa chamado “The Factory Set” e “One With Everything” que continha uma de cada carta do conjunto principal da edição limitada, múltiplas cartas Illuminati e algumas cartas que previamente só estavam disponíveis em revistas. Uma expansão de 125 cartas em conjuntos selados foi posteriormente lançada, apelidada de “Assassins“, tal como um caixa-expansão de 100 cartas chamada INWO SubGenius. SubGenius também pode ser jogada apenas por um jogador.
Há cartas comuns, incomuns e super-raras no conjunto principal e no Assassins; O conjunto Assassins também inclui 10 cartas ultra-raras. Todas as cartas no SubGenius têm o mesmo grau de raridade. Conjuntos de cartas brancas são também vendidas para aqueles que desejarem criar as suas próprias cartas, uma actividade que se provou ser tão popular que os coleccionadores caseiros chegaram a listar online milhares de cartas. O livro INWO, deSteve Jackson, é o manual de instruções oficial do jogo.
Controvérsia
O jogo causou alguma controvérsia porque, apesar de ter sido lançado em 1995, contém duas cartas relativas ao evento do 11 de Setembro. Uma dessas cartas revela uma explosão no World Trade Center, e a outra, uma explosão no Pentágono. Há também outras cartas ligadas a acontecimentos recentes que têm gerado polémica. Associado a isto, o nome do jogo tem sido, obviamente, ligado às teorias da conspiração relativamente à Sociedade Secreta dos Illuminati.
Sem comentários:
Enviar um comentário