AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

11 MORTES NO FUNCHAL EM QUEDA DE ÁRVORE






Carla Mendonça explicou ainda ao repórter Paulo Santos que as queixas sobre o estado das árvores do largo da Fonte estão documentadas e foram entregues tanto à atual vereação da câmara do Funchal como à anterior.

vídeo



A árvore caiu pouco depois das 12h00, junto ao Largo da Fonte, na freguesia do Monte, onde decorria a festa da padroeira da ilha da Madeira, numa zona onde estavam concentradas muitas pessoas. 
Há pelo menos onze vítimas mortais e 35 feridos, quatro em estado grave. O repórter da RTP no local confirma que duas das vítimas mortais são crianças.
Segundo informou a Proteção Civil da Madeira, o balanço oficial das vítimas será apresentado às 16h30, não estando prevista até a essa hora declarações de quaisquer responsáveis. 
Queixas antigas
Segundo várias testemunhas no local, a árvore era antiga e que estava amarrada há pelo menos dois anos, uma vez que o tronco estava oco. Os relatos ouvidos pela RTP contam o que viram e há mesmo quem aponte o dedo ao Governo regional, por não ter removido a tempo a árvore em mau estado, depois de vários avisos.
António Mendonça, que reside junto à zona onde esta terça-feira se deu o incidente, refere que a situação foi comunicada aos vários responsáveis e foi sempre desvalorizada.“É do conhecimento das entidades por via de ofícios, cartas e de queixas”, refere.

VÍDEO


O mesmo popular faz referência a uma notícia publicada em março deste ano pelo Funchal Notícias, que dava conta da queda de um galho de grande porte no Largo da Fonte, onde estão algumas destas árvores em estado frágil. Na altura, o incidente não fez feridos.
O estado de conservação das árvores no largo da fonte, na freguesia do Monte, na Madeira, já tinha motivado queixas de vários moradores no local. É o caso de Carla Mendonça que descreve alguns procedimentos em que deram conhecimento às autoridades




Limpeza já começou 
Trabalhadores da câmara do Funchal já começaram a limpar a zona onde caiu a árvore.
As autoridades ligadas à Proteção Civil já abandonaram o local.
O arraial da Senhora do Monte é considerado a maior festa da Madeira, contando com a presença das entidades regionais, incluindo o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o secretário da Saúde, Pedro Ramos, que tutela a Proteção Civil Regional, o responsável da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o bispo do Funchal.

No ano passado algumas das festividades ligadas a Senhora do Mundo, foram canceladas devido aos incêndios que afetaram o Funchal na segunda semana de agosto e que fizeram três mortos.

www.rtp.pt

 

Sem comentários: