Os entusiastas da aviação podem estar de parabéns. Rússia anunciou a construção de um novo ekranoplano (uma espécie de barco que voa) que deverá ser lançado às águas entre 2020 e 2022. Se o projeto realmente vingar, será o primeiro avião de efeito solo russo em quase três décadas. Os ekranoplanos são uma autêntica raridade no mundo da aeronáutica. Trata-se de aeronaves que voam a apenas alguns metros de altura aproveitando um princípio aeronáutico conhecido desde os anos 20.
|
O conceito resultante é uma espécie de hidroavião com umas asas inusitadamente curtas, mas que é perfeitamente capaz de voar a escassos metros da água. Os ekranoplanos não são pensados para voar sobre terra, onde o terreno é muito irregular, mas são perfeitos para deslocamento sobre o mar.
VÍDEO
Em certo modo é como um barco, mas capaz de se mover a velocidades de 400 km/h e com uma manobrabilidade que faria empalidecer de inveja qualquer barco de guerra.
Essas características levaram à antiga União Soviética a iniciar um programa de ekranoplanos nos anos 60. O mais notável deles foi o Monstro do Mar Cáspio, um ekranoplano de 100 metros de comprimento e mais de 500 toneladas cuja capacidade de carga era maior que a do mítico Antonov An-225 Mriya.
VÍDEO
Também existiram modelos leves e alguns capazes de lançar mísseis balísticos como o Lun-6, construído em 1987.
VÍDEO
VÍDEO
O novo ekranoplano russo deverá ser um modelo bem mais humilde. O Chaika A-050 será um avião efeito solo para transporte de passageiros com capacidade para 100 pessoas. O desenho é definitivo, mas há poucas informações sobre este novo ekranoplano. A foto e os dados procedem da embaixada russa na África do Sul.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário