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quinta-feira, 29 de setembro de 2016

TEATRO GREGO

O QUE É O TEATRO





Breve Origem
O teatro na Grécia antiga teve suas origens ligadas a Dionísio, divindade da vegetação, da fertilidade e da vinha, cujos rituais tinham um caráter orgiástico. Durante as celebrações em honra ao deus, em meio a procissões e com o auxílio de fantasias e máscaras, eram entoados cantos líricos, os ditirambos, que mais tarde evoluíram para a forma de representação plenamente cênica como a que hoje conhecemos através de peças consagradas.
Seu florescimento ocorreu entre 550 A.C e 220 A.C, sendo cultivado em especial em Atenas, que neste período também conheceu seu esplendor, mas espalhou-se por toda a área de influência grega, desde a Ásia Menor até a Magna Grécia e o norte da África. Sua tradição foi depois herdada pelos romanos, que a levaram até as suas mais distantes províncias, e é uma referência fundamental na cultura do ocidente até os dias de hoje.
O Apogeu do teatro grego
Depois da queda de Atenas e sua destruição pelos persas em 481 A.C a cidade foi reconstruída, e o teatro passou a desempenhar um papel ainda mais importante na cultura e no orgulho cívico locais. Com a evolução da forma e a introdução de enredos fictícios ou contemporâneos se estabilizaram dois gêneros principais, já plenamente cênicos: a trágedia e a comedia. Nas Grandes Dionísias três poetas concorriam, cada um com três tragédias e um drama satírico. Para, além disso, apresentavam-se cinco comédias e 20 ditirambos.
As novidades desta fase são a introdução de um segundo ator, o deuteragonista, por Ésquilo, e depois um terceiro, o tritagonista, por Sófocles. O coro se formalizou e fixou com cerca de 4 a 8 pessoas, vestidas de negro, e o acompanhamento musical desenvolveu os primeiros sinais de cromatismo e polifonia na história da musica do ocidente. Crátinos, por sua vez, foi o primeiro a levar a comédia a um alto nível de dignidade literária.
Helenismo
Com a derrota de Atenas na Guerra do Peloponeso sua influência declinou, a produção teatral decaiu e peças antigas voltaram aos palcos. Embora a tradição parecesse ter perdido vitalidade, o teatro continuou a ser cultivado até o período helenístico, quando o gênero de preferência passou da tragédia para a comédia, ora transformada em uma farsa cômica sobre assuntos prosaicos. O único autor importante do período é Menandro, e a Comédia Nova, como passou a ser chamada, teve grande influência na comédia romana de Plauto e Terêncio.










Os géneros
Tragédia: A tragédia é o gênero mais antigo, tendo surgido provavelmente em meados do século VI A.C Os temas da tragédia eram oriundos da religião ou das sagas dos heróis, sendo raras as tragédias que se debruçavam sobre assuntos da época (um exemplo de passada que abordava temas contemporâneos foi Os Persas de Ésquilo). A maioria das tragédias retrata a queda de um herói, muitas vezes atribuída à sua arrogância (hybris).
Comédia: A comédia passou a integrar as Grandes Dionísias em 488 A.C, tendo tido portanto um reconhecimento meio século depois da tragédia. No ano de 440 A.C a comédia foi também introduzida nas Leneias, outro festival em honra Dioniso no inverno. Na comédia o coro assumia uma importância maior que na tragédia e verificava-se uma maior interatividade com o público, já que os atores dialogavam com este.
Da Comédia Antiga apenas sobreviveram os trabalhos de Aristófanes, que se inspiram na vida de Atenas e que se caracterizam pela crítica aos governantes (Os Cavaleiros, Os Acamenses), à educação dos sofistas (As Nuvens) e à guerra (Lisístrata). Um dos políticos mais criticados por Aristófanes foi Cléon, que teria levado Aristófanes aos tribunais por se sentir ofendido.
A Comédia Nova desenvolveu-se a partir da morte de Alexandre Magno em 323 A.C até 260 A.C. Teve em Menandro um de seus representantes. A política já não era um dos temas explorados, preferindo-se enredos que giravam em torno de identidades falsas, intrigas familiares e amorosas.
ORIGEM: Wikipia.org
coletivo103.wordpress.com



Teatro grego

O teatro grego é um dos legados culturais mais importantes do Ocidente e sua origem está associada a rituais religiosos.

 

Ruínas de um antigo anfiteatro grego


A arte cênica, ou o drama, é uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade, completamente plasmada à realidade dos simbolismos primitivos, como os rituais de sacrifício e a institucionalização de tabus: como regras sexuais, não violação de cadáveres, condenação do parricídio etc. Em todas as culturas e civilizações, a arte da representação dramática fez-se presente. Mas do ponto de vista do desenvolvimento da tradição dramática ocidental, foi na pólis grega que o teatro começou a sistematizar-se.
linguagem teatral dos antigos gregos estava pautada pelo culto ao deus Dionísio, isto é, o festival dramático era parte das adorações dionisíacas no período de cerca de cinco séculos a.C. Segundo informações do estudioso de teatro, Raymond Williams, o teatro organizado pela pólis tinha a duração de cinco dias, nos quais três poetas competiam, cada qual apresentando três tragédias e uma peça satírica:
“[...] As cerimônias são iniciadas ao amanhecer de cada dia no teatro, com um sacrifício de purificação e a oferenda de libações. No centro da primeira fila do auditório fica o sacerdote de Dionísio Eleutério; sentado ao seu lado, os sacerdotes de Zeus e Atena. Atrás dele há um público imenso, por volta de 17 mil homens, mulheres e crianças. Todas as atividades comerciais da pólis são suspensas durante o festival.” [1]
Os anfiteatros das pólis gregas sempre ficavam em locais privilegiados, construídos com minucioso cuidado acústico e arquitetural. As peças, fossem tragédias, sátiras ou comédias, eram sempre encenadas por homens, mesmo quando havia personagens femininas. Além disso, uma das características centrais da atuação no teatro grego era o uso de máscaras, cunhadas de acordo com o drama representado: tristeza, alegria, horror, etc.
Ao contrário do teatro contemporâneo, o teatro antigo era composto em versos por poetas que conheciam bem a tradição oral, histórica e épica dos povos gregos. Os poetas dramáticos mais famosos entre os gregos foram Sófocles, Aristófanes, Eurípedes e Ésquilo.
mundoeducacao.bol.uol.com.br

Que tipo de cenário era usado no teatro grego antigo?
Este anfiteatro em Atenas possui um design semelhante ao Teatro de Dionísio
As convenções do teatro grego antigo eram inteiramente diferentes daquelas do teatro moderno. Junto com o uso de odes entre as cenas e máscaras estilizadas que escondiam completamente os rostos dos atores, os gregos antigos também usavam um tipo diferente de espaço de representação do que as companhias de teatro fazem hoje. O teatro grego foi parte de um grande festival cultural em celebração ao deus Dionísio; para tal, era feita uma representação em um espaço destinado tanto para a adoração quanto para a atuação.

Teatro de Dionísio

As peças gregas antigas eram representadas em um anfiteatro chamado Teatro de Dionísio. Esse espaço era usado exclusivamente para cerimônias religiosas que celebravam e homenageavam Dionísio, entre as quais havia as representações teatrais. Sua área de palco era chamada de orquestra, o que significava "o local de dança", e consistia de um círculo com diâmetro de 20 metros. No centro da orquestra havia a thymele, o altar para o deus. Cercando a orquestra em três direções estava o teatro, ou "lugar onde se vê". O teatro era um declive coberto de bancos para o público, com espaço para cerca de 15,000 pessoas.
Que tipo de cenário era usado no teatro grego antigo?
O teatro possui bancos de pedra o suficiente para sentar 15,000 espectadores 

Skenê

A parte de trás da orquestra, o lado que não ficava de frente para o teatro, abrigava a skenê (ou "cabana"). A skenê era um anexo com cerca de 30 metros de comprimento usada originalmente como um camarim para os atores. À medida que a arte do teatro se desenvolvia, ela foi usada mais e mais como um cenário. A skenê possuía três portas para a orquestra; suas bordas se inclinavam para a frente na orquestra e pareciam asas. Entre essas asas foi levantado um degrau usado como um segundo nível do palco.
Que tipo de cenário era usado no teatro grego antigo?
As ruínas de alguns anfiteatros gregos ainda estão de pé 

Sets

O Teatro de Dionísio era grande demais para cenários realísticos ou muitos adereços: eles não seriam vistos pelo público. As primeiras peças gregas eram próximas aos rituais religiosos do que ao teatro e provavelmente não tinham cenários. Quando os cenários começaram a serem usados, eles eram representações de locais conhecidos que o público esperava ver nas peças, como palácios, florestas e templos. Esses eram erguidos nas portas da skenê.
Que tipo de cenário era usado no teatro grego antigo?
Os detalhes de um cenário realístico seriam impossível de serem vistos no Teatro de Dionísio 

Efeitos

As peças gregas antigas exigem de alguns efeitos especiais, como personagens voando e deuses vindo à terra. Para isso, os gregos usavam uma grua, colocada em cima da skenê, para levantar os atores quando necessário. Cavalos e bigas também iam para o palco junto com o protagonista na primeira vez que ele entrava, como um sinal para o público de que este era o herói. Para ações que não poderiam ser representadas realisticamente ao vivo, como, por exemplo, Édipo arrancando seus próprios olhos, os atores saiam do palco, iam para a skenê e deixavam a porta aberta atrás deles. Isso permitia que suas vozes percorressem até o público enquanto mantinham a ação em si fora de vista.

www.ehow.com.br

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom artigo, no entanto tem um pequeno erro, o espaço com o cenário é o teatro da Acropole de Atenas, não é anfiteatro visto que esse conceito é de origem romana.
Bom trabalho.