AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Haiku: as incríveis escadas “para o paraíso” do Havaí


Em inglês, esse lugar é chamado de Stairway to Heaven [escada para o céu] e é uma das mais famosas trilhas proibidas, pois é fechada para o público comum e é ilegal subir nela.


Conheça essa incrível escadaria que faz com que os adeptos de adrenalina até "quebrem" as regras para sentir grandes emoções desse trajeto.

São 3.922 degraus de 46 centímetros em aço aparafusados nas colinas escarpadas da montanha Puukeahiakahoe. Ela se inicia no Vale do Haiku perto de Kaneohe, na ilha de Oahu, e sobe 853 metros em um ângulo de 30 graus.

A visitação para o público está proibida desde 1987 por razões de segurança, mas mesmo assim é relatado uma média de 100 a 150 alpinistas na trilha íngreme a cada semana, e até agora não houve feridos graves.



A primeira escadaria, feita de madeira, foi construída durante a 2ª Guerra Mundial para ajudar a passar cabos de antena de um lado do vale para o outro. Assim, o pessoal da Estação de Rádio Naval Vale do Haiku, localizada a cerca de 850 metros acima do nível do mar, conseguia se comunicar com os submarinos da Marinha dos Estados Unidos tão distantes quanto na Baía de Tóquio.

E na década de 1950 essa escadaria foi reconstruída com aço galvanizado e ampliada, a fim de acomodar a atividade da estação de Sistema de Navegação Ômega da Guarda Costeira dos EUA. Um total de 3.922 degraus de 46 centímetros foram construídos e aparafusados nas colinas escarpadas.



Subir os degraus é relativamente fácil para os aventureiros mais experientes. Alguns dizem que a parte mais difícil está no trajeto até chegar a essas escadas, já que é necessário enfrentar uma malha grossa de plantas crescidas em terreno acidentado e escorregadio, e por fim, atravessar o portão guardado no fundo da pista de caminhada.







A recompensa de todo esse esforço é vislumbrar um cenário fantástico e paisagens incríveis, que só pode ser sentida e apreciada de verdade por quem aceitou realizar todo esse desafio:

VÍDEO

tudorocha.blogspot.pt

Sem comentários: