AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 15 de setembro de 2019

A cena mais cara do cinema mudo destruiu um trem e uma ponte


Baseado no livro de 1863 do escritor William Pittenger, "The Great Locomotive Chase", "A General" foi uma comédia do genial Buster Keaton que quase terminou levando à ruína tanto o ator como a sua revendedora, a United Artists. O filme não foi em si o mais caro na história do cinema mudo, esse título é ostentado por "Ben-Hur" de 1925, com um orçamento de 4 milhões de dólares. Não obstante, o mesmo teve a que foi de longe a cena mais cara do cinema mudo.

Para esta cena destruíram uma ponte e uma locomotiva. Tanto a ponte como a máquina eram reais, e não utilizaram nenhum tipo de maquete ou truque de montagem. A cena foi filmada em 23 de julho de 1926, e custou $42 mil dólares da época -mais de meio milhão de dólares na actualidade-, requerendo vários dias de planeamento e preparação.

Foi ademais uma das poucas cenas do cinema mudo em empregar várias câmeras filmando em simultâneo a mesma cena. Com o obje
ctivo de não falhar na que seria a única tomada possível, usaram 6 câmeras localizadas em diferentes lugares escolhidos pelo próprio Buster Keaton.

vídeo
Como dizíamos antes, não foi o filme mudo mais caro. "A General" custou uns $750 mil dólares (uns 11 milhões de dólares em moeda atual) e nos Estados Unidos arrecadou pouco mais de $474 mil dólares. Só com a passagem dos anos e as sucessivas estreias mundiais conseguiria raspar o milhão de dólares em arrecadação total.

Se a isso agregarmos o fato de que este foi um dos primeiros filmes em gozar de uma cara campanha publicitária, podemos então ver como o mesmo foi um fracasso rotundo para a United Artists e sobretudo para Buster Keaton, que nunca conseguiu se recuperar de tudo após este fracasso apesar de ter tido um par de sucessos moderados tempos mais tarde.

A explicação para isso se deve ao fato que a guerra civil era ainda tomada como uma lembrança amarga e um tema tabu na sociedade americana de 1926, pois vários de seus participantes ainda estavam vivos e o sul dos Estados Unidos ainda se sentia humilhado. Então, uma comédia sobre os fatos foi vista da pior forma sobretudo pelos sulistas.

No entanto, mais tarde, Orson Welles teria dito que este filme foi a melhor comédia que já foi feita, o melhor filme sobre a Guerra Civil que já foi feito e talvez o melhor filme que já foi feito. Se quiser conferir, você pode conferir o filme integralmente abaixo e com uma qualidade surpreendente:

VÍDEO

Sem comentários: