AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 22 de setembro de 2019

22 de Setembro de 1828: É assassinado Shaka Zulu, chefe tribal Zulu

estoriasdahistoria12.blogspot.com



Shaka Zulu foi um chefe tribal africano que permitiu a passagem dos zulus de uma etnia com pouca expressão territorial a um império que ensombrou os desígnios coloniais britânicos. 

Nasceu provavelmente em 1773, e faleceu no dia 22 de Setembro de 1828.


Filho orfão e ilegítimo de Senzanganakhona, chefe do clã zulu dos nguni, Shaka e a mãe foram banidos da suaumuzi (aldeia), e forçados a viver no exílio entre os Mtetwa, na altura do reinado de Dingiswayo.


Ao atingir a puberdade, Shaka seguiu os costumes dos Mtetwa, e juntamente com os outros rapazes da sua idade integrou o regimento isiCwe do exército de Dingiswayo. Shaka adaptou-se bem à vida militar, e à medida que a sua fama pessoal e autoridade aumentava, introduziu alterações às tácticas anteriormente empregadas.


Uma das mudanças de relevo foi o abandono das tácticas de combate "atacar e retirar", pelo combate corpo a corpo, perseguição do inimigo, e aniquilação total do inimigo. Shaka aperfeiçoou a implementação dos seus homens no campo de batalha numa formação de ataque em forma de lua, com as pontas denominadas izimpondo  (cornos), e o centro de isifuba (peito), com a qual obteve grandes êxitos.
Em 1816 foi designado chefe dos Mtetwa, e rapidamente se afirmou rei dos zulus, eliminando todos que se lhe opunham. Um dos seus primeiros actos foi constituir quatro regimentos, que são a origem do impi, nome pelo qual os exércitos zulus ficariam conhecidos. 

Os impis estavam armados com uma pequena lança, a assegai, um escudo de couro de boi, que podia ser arremessado ao inimigo com grande precisão e utilizavam também uma substância tóxica encontrada numa erva que era mastigada pelos guerreiros de Shaka, que cuspiam no rosto dos inimigos durante os combates, causando grande irritação nos olhos.


Os Zulus liderados por Shaka conseguiram uma expansão territorial que iria aumentar o território sob o seu controlo cerca de 12 vezes.

1824 seria um ano marcante na história  dos Zulus: Shaka autorizou o estabelecimento de europeus no seu território e assim foi fundada Port Natal, a actual cidade de Durban.

Shaka foi assassinado em 1828  pelos seus meio-irmãos Dingane e Mhalangana, sucedendo-lhe Dingane.

Fontes: wikipédia

Britannica.com


Estátua  de Shaka Zulu em Camden Market , Londres

Sem comentários: