O Museu da Mineração de Sterling Hill, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, é conhecido por sua variedade de exposições imersivas e educacionais, mas é mais popular por sua enorme coleção de minerais fluorescentes. As exposições fluorescentes são exibidas ao longo das paredes do chamado túnel Rainbow que foi escavado em 1990. As paredes do túnel são revestidas com minerais raros que brilham em verde e vermelho reluzentes sob a luz ultravioleta.
|
01

O minério colectado ali era fabulosamente rico em conteúdo, com média de mais de 20% de zinco, e era encontrado em camadas espessas a uma profundidade de mais de 800 metros abaixo da superfície através de túneis que totalizam mais de 60 km de comprimento.
Sterling Hill é o tesouro dos minerais. Juntamente com Mina Franklin, que fica a 4 km ao norte, mais de 350 diferentes espécies minerais foram encontradas aqui, um recorde para uma área tão pequena. Mais de duas dúzias destes minerais não existem em nenhum outro lugar na Terra. A mina é igualmente famosa por seus minerais fluorescentes. Quase 90 diferentes espécies minerais foram documentadas como fluorescentes.
Todos os minerais têm a capacidade de reflectir luz. Isso é o que os torna visíveis ao olho humano. Mas alguns minerais, especificamente 15% deles, têm uma propriedade física interessante conhecida como "fluorescência", que é a capacidade única de absorver temporariamente uma pequena quantidade de luz e um instante mais tarde liberá-la em um comprimento de onda diferente. Esta mudança no comprimento de onda causa uma mudança temporária da cor do mineral para o olho de um observador humano.
A mudança de cor em minerais fluorescentes é mais espectacular quando são iluminados na escuridão por alguma fonte de luz ultravioleta -que não é visível para os seres humanos- e liberam luz visível.
02

Via: Victoriatretno
03

Via: Jeff Glover
04

Via: Jeff Glover
05

Via: Jeff Glover
06

Via: Jeff Glover
07

Via: ArtCom
08

Via: Jeff Glover
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário