AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

A Origem Da Pantera Cor De Rosa


A Origem Da Pantera Cor De Rosa
A história da Pantera Cor de Rosa!
A história desta personagem tão carismática não tem nada de obscuro, muito pelo contrário. A Pantera Cor de Rosa é um personagem que nasceu da abertura de um filme, “The Pink Panther” (A Pantera Cor de Rosa). Porém, o personagem ícone do filme fez tanto sucesso por si só, que fez-se necessária a produção de uma série de desenho animado. A série teve mais de 120 episódios, com duração de 6 minutos.

O Filme

A Pantera Cor de Rosa é uma co-produção estadunidense e britânica do ano de 1963, pertencente ao género comédia e produzida por Blake Edwards. O filme conta as aventuras do atrapalhado inspector Jacques Clouseau, vivido pelo ator Peter Sellers, e suas tentativas frustradas de descobrir quem é o famoso ladrão chamado de O Fantasma, vivido por David Nieven, o qual poderia estar arquitectando o roubo do diamante chamado de Pantera Cor de Rosa, propriedade da princesa Dala.
O inspector nunca consegue descobrir quem é o ladrão, pois é atrapalhado todas as vezes por suas esposa Simone, secretamente amante do ladrão.
O elenco do filme conta com actores muito conhecidos e alguns que, inclusive, já não estão mais entre nós, como o próprio Peter Sellers. Recebeu algumas indicações a prémios importantes, como Óscar de melhor trilha sonora original, da qual fazia parte a famosa canção de Henri Mancini. Lembram? Assistam o vídeo abaixo, do canal “Curtis Hayden“. Tenho certeza que vocês vão adorar… Rs:

VÍDEO


A Trilha Sonora

Essa canção foi composta por Henry Mancini, famoso compositor, com composições deitas para mais de 150 filmes em sua carreira. Tudo começou em 1959, com a composição feita para o clássico do cinema Peter Gunn, uma série criada por Edward Blake para a NBC, onde a história gira em torno de um detetive. Em 1961, Henry foi convidado para criar o tema para o clássico Bonequinha de Luxo, a famosa canção Moon River.
Mais uma vez, o sucesso foi tão grande que ele foi convidado, em 1963, a criar o tema para A Pantera Cor de Rosa. Essa canção foi inspirada em um personagem do final dos anos 30, o ladrão Jimmy Valentine.
O compositor ficou encantado pela história e começou a trabalhar na trilha sonora para o personagem O Fantasma. Porém, a produção pediu para que começasse a trabalhar em outra canção, para um personagem inusitado e que faria parte da abertura do filme, ao passar os créditos, logo no início. Esse personagem é a Pantera Cor de Rosa, malandra, charmosa e elegante e que, na verdade, nem faz parte da trama.
Se pararmos para analisar, a música a qual todo mundo associa à pantera, não foi criada para ela e sim para o personagem vivido por David Niven, O Fantasma. Porém, se analisarmos as notas musicais do tema, será possível perceber que ela combina tanto com o personagem O Fantasma, quanto com A Pantera Cor de Rosa.
Vamos começar pelo ritmo, pois passa um ar de furtividade, justamente porque foi escrita para um ladrão, mas se analisarmos o ritmo junto com as cenas desse personagem, veremos que acompanha exactamente os momentos de ação do ladrão, dando a entender, exatamente, que tem alguém se aproximando, de maneira subtil e com pequenos passos, de mansinho, para não ser ouvido.
Assim como nos créditos, a Pantera se camufla para bagunçar as letras e imagens que aparecem e, logo em seguida, apaga seus rastros, como mostrado no vídeo acima.
Um outro ponto que chama a atenção é o instrumento que se sobressai: o saxofone, neste caso, tocado pelo artista Plas Johnson. Normalmente, associa-se o som do saxofone à sedução e, neste caso, combina muito bem com o personagem principal. Mas, também combina, neste caso, com a Pantera e toda a sua elegância.
Como ponto importante e final, acho que podemos concordar que a trilha sonora passa um ar de mistério, não é? Pois bem! Isso se deve ao fato de o compositor utilizar a Escala Cigana, nas notas musicais. Para vocês entenderem um pouquinho, escala musical é uma sequência de notas ordenadas. Um exemplo: o famoso Dó-Ré-Mí-Fá-Sol-Lá-Si (como ilustrado na figura abaixo).
Escala Musical - A Origem Da Pantera Cor De Rosa
Escala Musical tradicional, muito conhecida, até mesmo por quem não entende nada de notas musicais.
Porém, temos vários tipos de escalas. A Escala Cigana, parte da Escala Menor. É uma escala peculiar, e dá um ar um tanto exótico e sofisticado, de mistério. Isso porque na Escala Menor, a 4ª e a 7ª notas sofrem uma alteração. Veja só, a diferença entre as escalas comparando as três imagens a seguir:
Escala Menor - A Origem Da Pantera Cor De Rosa
Esta é a escala menor… que vai dar origem à Escala Cigana.
Escala Cigana - A Origem Da Pantera Cor De Rosa
Escala Cigana, com apenas duas notas alteradas, dá um ar de mistério à música.
Partitura da Pantera Cor de Rosa - A Origem Da Pantera Cor De Rosa
Para quem quiser conferir, este é um fragmento da partitura da música tema da Pantera Cor de Rosa, com a Escala Cigana.
Para quem quiser entender o que é esse recurso, a Escala Cigana, e como é utilizada, separei um vídeo bem curtinho, com um tutorial do canal “Sérgio Lima“. Vamos conferir logo abaixo:

Apesar de se passarem mais de 50 anos, essa canção, assim como o desenho animado, continua bem viva, através das gerações. E é sobre a série animada dessa personagem cheia de charme, que falaremos agora.

A Série Animada

A série foi criada pelo estúdio DePatie-Freleng Enterprises em 1969 e foi exibida entre 1969 e 1980, nos Estados Unidos da América. Como a Pantera e sua trilha sonora foram criados apenas para a introdução do filme, na série animada a trilha sonora permaneceu, mas as aberturas não são as mesmas do filme.
A Pantera Cor de Rosa é um desenho no estilo Mickey Mouse e Tom & Jerry, porém a Pantera se comunica somente através de mímica, sendo que suas supostas falas são ressaltadas pelas notas acentuadas do saxofone. Apenas em alguns episódios (muito raros mesmo), ela realmente fala.
Hoje, a série ainda é exibida em alguns canais de televisão como TV Cultura, TCM, Tooncast e Boomerang.
Aqui no Brasil, o desenho estreou pela extinta TV Tupi, no Rio de Janeiro, São Paulo e demais afiliadas. Nos anos de 1979 a 1981, foi exibida na TV Record. A partir de 1982, foi exibida pela extinta TVS, hoje SBT e era exibida no horário nobre. Após esse período, o desenho descolou e começou a ser exibido em programas de artistas conhecidos, como Bozo e Mara Maravilha. Em 1990, passou para a Rede Globo, sendo exibido no Show da Xuxa. Nessa mesma época, a editora Globo criou uma revista em Quadradinhos sobre a Pantera.
Durante algum tempo, o desenho chegou a ficar fora do ar, mas nada mais que 10 anos. Voltou a ser transmitido e passar por várias emissoras, inclusive na TV paga. O fato é que o desenho nunca deixou de ser assistido e ter um público, igual a outras séries como Chaves, por exemplo.
O primeiro episódio da Pantera Cor de Rosa exibido foi o The Pink Phink 
VÍDEO

Algumas curiosidades

  • O primeiro episódio da série de desenhos animados quebrou todos os recordes e se tornou a primeira série de desenho animado a ganhar um Oscar em seu primeiro premier.
  • O personagem coadjuvante da Pantera é um homenzinho baixinho, parecido com o inspector Clouseau, mas que na verdade é tudo menos inspector de polícia: é canalizador, electricista, garçom e muitas outras figuras.
  • Em 2003, surgiu uma quadrilha chamada de “pantera cor de rosa” a qual, supostamente, teria se inspirado nos filme para praticar seus assaltos. Eles praticaram mais de 120 ataques, em mais de 20 países.






universonerd.net

Sem comentários: