Entre as colinas da região vinícola da Borgonha, cercada por vinhedos e terras arborizadas, fica um castelo do século 14, pertencente a Michel Pont, um colecionador ávido de tudo o que se move rapidamente: carros de corrida, motocicletas e até aviões de combate. Ele transformou seu castelo na comuna francesa de Savigny-lès-Beaune em um vasto museu com mais de 250 motocicletas, 30 carros de corrida e uma impressionante coleção de quase 80 aviões e helicópteros, a maior coleção particular do mundo.
|
Filho de um enólogo, Michel começou a colecionar motocicletas quando tinha apenas 20 anos.
Mais tarde, ele se interessou por automóveis e participou de algumas corridas e campeonatos durante a década de 1960 e o início da década de 1970.
Mas quando um grave acidente no circuito quase lhe custou a vida, ele decidiu sair e começou a colecionar carros.
O interesse de Michel na aviação remonta ainda mais à sua carreira militar nos anos 50.
Como membro da Força Aérea, Michel teve a oportunidade de conhecer pilotos e ver todos os tipos de aviões.
Ele começou a comprar aviões desativados há cerca de 30 anos, de todo o mundo, como Inglaterra, Portugal e Rússia, além da França.
- "Eu viajo com uma equipe de mecânicos para comprar os aviões, desmontá-los, alugar um guindaste, encontrar um transportador e trazer para a França em peças", disse Michel ao Livros Guinness dos Recordes.
Uma vez ali no seu castelo, o processo inverso é então realizado e a aeronave é montada novamente, sendo muitas vezes restaurada.
- "Minha última aquisição foi um sabre, um avião americano que comprei na Suécia. Nós restauramos, repintamos e limpamos tudo, ficou como se fosse novo."
Michel comprou o castelo e o jardim ao redor de Savigny-lès-Beaune no início dos anos 80, já com a ideia de criar um museu ali.
O castelo foi originalmente construído em 1340 pelo duque de Eudes, mas foi destruído em 1478 após a invasão da Borgonha por Luís XI.
O castelo, em ruínas, foi reconstruído pela família Bouhier no início do século XVII.
Quando Michel assumiu a propriedade, os jardins eram um terreno baldio, então ele plantou quatro hectares de videiras para fazer vinho e transformou 3 hectares em estacionamento para seus aviões.
Sua coleção de carros de corrida e motos fica abrigada no castelo.
Michel também coleciona máquinas agrícolas, como arados e tratores, além de antiguidades.
Estes foram organizados em nove museus separados nesta propriedade notável.
Michel Pont recebe mais de 35.000 visitantes em seus museus a cada ano.
VÍDEO
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário