AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Vem aí o Carnaval ! - Os melhores Carnavais do mundo





Iluminação brilhante, desfiles e rituais hedonistas que viram as normas quotidianas do avesso… a época das festas de carnaval está a chegar.
Visto como um rito de passagem da escuridão para a luz, do inverno para o verão, bem como uma celebração de fertilidade, o carnaval está inscrito no folclore há séculos. Embora as origens das festas de carnaval sejam ainda discutíveis, as suas capacidades para criarem experiências delirantes e inesquecíveis, não é.
Veste a máscara de carnaval, diz que sim e sai para as ruas para uns dias de alegria – aqui estão as melhores festas de carnaval do mundo.


Carnaval em Portugal 5 Março de 2019



Carnaval de Sesimbra.
O Carnaval em Portugal possui uma longa tradição carnavalesca e raízes milenares, sendo ainda hoje um dos mais importantes "ciclos" festivos do país.

Ainda que seja uma festa com maior destaque nos meios urbanos, possui ainda características próprias de meios rurais.

Os mais importantes carnavais portugueses são o de Ovar, da Madeira,Estarreja, Loures Nazaré, Podence, Loulé, Sesimbra Sines, Elvas (chamado de Carnaval Internacional de Elvas) e Carnaval de Torres Vedras, que juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim é um dos mais antigos de Portugal.

Elementos
Entre os elementos da folia portuguesa mais tradicionais estão os caretos de Pudence, Trás-os-Montes.

Também em algumas regiões do Minho ainda se celebra o Entrudo, faz-se o enterro do mesmo na Terça de Carnaval à noite, faz-se um cortejo fúnebre com direito a carpideira durante a cerimónia é lido o Testamento do Entrudo, pretexto para um discurso satírico que tem como alvo as mais diversas autoridades. Desde o Presidente da Junta ao Presidente da República. A tradição de Carnaval que precede o entrudo, consiste em vestir roupas velhas. Os homens vestem-se de mulheres as mulheres de homem e têm que ter o rosto bem disfarçado. "Ganha" a fantasia que por todos passou e ninguém reconheceu quem era. Muita diversão e alegria no dia em que tudo é fantasia e se ri com coisas que normalmente preocupam a sociedade. Também os Cabeçudos ou Gigantones não podem faltar nesta festa.


Em Lazarim e Podence, pertencente ao concelho de Lamego, decorre anualmente um dos Carnavais mais genuinamente portugueses, mantendo bem vivas tradições ancestrais que perduram ao longo dos tempos.[carece de fontes] O principal interesse deste Entrudo são as suas famosas máscaras de madeira esculpidas por artesão da vila. O Carnaval em si é uma uma herança romana, com uma mistura de tradições que remontam aos primeiros povos a habitar a região como os Celtas e Suevos e que estão carregadas de figuras da mitologia pagã.[carece de fontes] Alguns exemplos são as máscaras de madeira eram, por alguns, revestidas a pele de coelho. Cobras e sardões, apanhados no inverno, serviam de ornamento, eram pregados às máscaras de madeira, para que estas adquirissem ainda um aspecto mais aterrorizante.[carece de fontes]


O carnaval de Canas de Senhorim tem perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras.

Nos Açores, mais propriamente na ilha Terceira, reside uma das formas mais peculiares do Carnaval em Portugal, as Danças e Bailinhos de Carnaval. Esta tradição, tida como a maior manifestação de teatro popular em Portugal, remonta ao tempo dos primeiros povoadores e reflete um estilo teatral bem ao jeito dos Autos vicentinos.[carece de fontes]

Alguns carnavais como o de Ovar , da Madeira têm forte inspiração no actual Carnaval do Rio de Janeiro.[3] Desses locais saíram a maioria dos imigrantes que haveriam de levar a tradição do Carnaval para o Brasil e com ele voltaram novas tradições.

Estarreja, Loures (remonta a 1934 e tem o maior grupo de Carnaval organizado do país, "Mastronças"), Nazaré, Podence, Loulé, Sesimbra, Sines, Elvas (chamado de Carnaval Internacional de Elvas) e Torres Vedras que juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim é um dos mais antigos de Portugal.

O carnaval de Canas de Senhorim tem perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras.

Em Lazarim, pertencente ao concelho de Lamego, decorre anualmente o Carnaval mais genuinamente português, mantendo bem vivas tradições ancestrais que perduram ao longo dos tempos. O principal interesse deste Entrudo são as suas famosas máscaras de madeira, esculpidas por artesão da vila. 

Existem testemunhos, que já no ano 1879, por altura do Carnaval, esta tradição assumia contornos de uma manifestação medieval, carregada de referências macabras, a belzebu e assumia um carácter assustador. As máscaras de madeira eram, por alguns, revestidas a pele de coelho. Cobras e sardões, apanhados no inverno, serviam de ornamento, eram pregados às máscaras de madeira, para que estas adquirissem ainda um aspecto mais aterrorizante.


Em todos os desfiles de carnaval do país existem também um padrinho e uma madrinha que apadrinham esses mesmos desfiles, desfilando pelas ruas do local. Antes do carro alegórico dos padrinhos existem também escolas de samba que atuam atrás de outros carros alegóricos nas ruas de um determinado sítio onde é organizada a festa.















Mardi Gras – Nova Orleães, LA, E.U.A.

Durante a festa de carnaval Mardi Gras, as mascaradas excêntricas são a ordem do dia
O Mardi Gras, ou terça-feira gorda, tem raízes nas tradições europeias dos séculos XVII e XVIII dentro da Casa de Bourbon (uma dinastia real). Já lá vão os dias em que o Mardi Gras era uma festa de carnaval exclusiva – hoje, esta é uma celebração acessível que chama grandes quantidades de gente nova e velha para as ruas. Podes esperar mais do mesmo em 2018, já que é o seu 300º aniversário.
Em termos de máscaras, vale tudo – por isso não tenhas vergonha de vestir o teu traje mais obsceno. Leva uma mala para carregar com todas as bugigangas e copos que te vão atirar durante os desfiles.
Quando: de 5 de janeiro a 13 de fevereiro

O Carnaval de Veneza – Veneza, Itália

Há mais em Veneza que pontes e canais – veste a máscara e junta-te à festa de carnaval
Um clássico por excelência, diz-se que a festa de carnaval de Veneza tem origem numa celebração da República de Veneza pela comemoração da sua vitória sobre o Patriarca de Aquileia em 1162. As festividades já evoluíram muito desde então, embora as tradições das máscaras de carnaval continuem a ser uma componente central, muitas das quais já se tornaram sinónimas de símbolos do carnaval pelo mundo fora.
Diz-se que as máscaras de porcelana foram usadas originalmente como revolta contra a hierarquia de classes no século XIII. Por isso, escolhe entre as variações de máscaras de carnaval como a Bauta, a Colombina e o Medico della Peste e sai para as ruas e canais para uma experiência única em Veneza.
 Quando: de 27 de janeiro a 13 de fevereiro

Carnaval de Santa Cruz de Tenerife – Tenerife, Ilhas Canárias

Uma fiesta entre fiestas – a festa de carnaval de Tenerife é outro nível de farra
Embora o que não falte em Tenerife sejam inúmeras festas o ano inteiro, não há nenhuma que chegue aos calcanhares da festa de carnaval. Considerado por muitos o segundo carnaval mais popular do mundo, depois do Rio, faz séculos que o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife pinta a capital das Ilhas Canárias num banho de cores.
15 dias de extravagância vívida transformam a cidade numa enorme festa colorida, com uma gala para eleger a rainha do carnaval, hinos satíricos e alegria sem igual a dominar o programa. Enquanto estiveres em Tenerife, espreita o nosso guia da sua comida, cultura e atrações.
Quando: de 4 a 18 de fevereiro

Carnaval de Colónia – Colónia, Alemanha

A festa de carnaval de Colónia vai pôr-te a dançar a noite inteira
Embora, a época de carnaval em Colónia (conhecida afetuosamente como a ‘quinta estação’) comece oficialmente a 11 de novembro de 2017 às 11h11 da manhã, o evento principal chega todos os anos em fevereiro. Começa o teu Carnaval de Colónia na sexta-feira dia 8 de fevereiro de 2018 com o Dia de Carnaval da Mulher, uma altura em que as mulheres vestem mascaradas a caminho do trabalho, seguido de bailes de máscaras e festas à noite.
A festa de carnaval tem mais fanfarra e alegria com a chegada do fim de semana, atingindo o seu auge com o desfile da segunda-feira das Rosas. Esta marcha animada, que atravessa Südstadt (a parte Sul de Colónia), tem uma panóplia de carros de desfile decorados dos quais são atirados para o público caixas de chocolates, rebuçados e outras bugigangas.
Quando: de 8 a 13 de fevereiro

Carnaval do Rio – Rio de Janeiro, Brasil

A festa de carnaval monumental do Rio de Janeiro destaca a cidade em todo o seu esplendor
A joia da coroa dos muitos carnavais à volta do mundo, o evento colossal do Rio de Janeiro, data de 1723 e atrai mais de dois milhões de pessoas por dia. O Samba é o centro das atenções, com mais de 200 escolas de samba a lutar pela sua quota da ribalta nos muitos desfiles coloridos.
Arranja um lugar no Sambodromo para as melhores vistas da ação ou veste o traje e segue para uma das numerosas festas de carnaval de rua em diferentes partes da metrópole. O Brasil é também anfitrião de várias outras festas de carnaval proeminentes à volta do país. Enquanto lá estiveres, espreita estes incríveis destinos de carnaval brasileiros para além do Rio.
Quando: de 9 a 14 fevereiro

O Carnaval de Oruro – Oruro, Bolívia

 O Carnaval de Oruro é uma mistura colorida de tradição e modernidade
Em tempos uma celebração indígena, esta festa transformou-se numa celebração com uma forte ligação ao simbolismo religioso traduzido na Pachamama (Mãe Terra) e Tio Supay (Deus do submundo). Estes dois ícones formam o pano de fundo do festival, que destaca um ritual de “dança dos demónios”, La Diablada, que representa o triunfo do bem sobre o mal.
Com uma panóplia de mitos folclóricos, lendas e tradições curiosas, esta festa de carnaval consegue distorcer totalmente as normas do quotidiano. Descansa dos excessos com uns dias extra na Bolívia, onde te esperam as planícies salinas os lagos e as paisagens estonteantes.
Quando: de 10 a 13 de fevereiro

Carnaval de Binche – Binche, Bélgica

Máscaras bizarras e bestiais – o Carnaval de Binche tem muito para entreter todos os seus convidados
A UNESCO consagrou a festa de carnaval de Binche como “uma obra-prima da herança oral e intangível da humanidade” em 2003, um testamento ao seu carácter único. Enquanto a Bélgica organiza vários outros carnavais à volta do mesmo período, Binche destaca-se com os seus artistas obscuros (conhecidos como Gilles), eventos de atirar laranjas (considerados símbolo de sorte) e outras práticas curiosas.
Há opiniões divididas sobre as origens desta festa de carnaval. Uma teoria popular afirma que um dos Gilles do século XIV, era um descendente inca que usava um traje cuja aparência exótica ganhou uma popularidade local ressonante daí em diante. Isto poderá explicar os grandes chapéus de penas usados hoje pelos Gilles… ou não.
Quando: de 11 a 14 de fevereiro

Festa de Carnaval de Trinidad e Tobago – Port of Spain, Trinidad e Tobago

 Junta-te aos residentes de Port of Spain numa celebração luminosa e festiva no Carnaval de Trinidad e Tobago
O vigor e a pompa das Caraíbas, compõem o palco principal da festa de carnaval anual de Trinidad e Tobago; uma demonstração estonteante que começa às 4h da manhã do primeiro dia (J’ouvert) à medida que os participantes se reúnem para aquilo que foi em tempos uma revolução contra a escravatura.
Escolhe a máscara de carnaval e mima a barriga com a deliciosa comida vendida na rua e bate o pé aos ritmos melódicos das muitas bandas de tambores de aço nas ruas. Reserva um par de dias para descansar no fim do pandemónio em Port of Spain, com uma viagem a Tobago, onde te esperam águas cristalinas e praias sossegadas.
Quando: 12 a 13 de fevereiro

Carnaval de Nice – Nice, França

 O céu ilumina-se com decorações fogosas no Carnaval de Nice
Seis desfiles de carnaval, 17 carros de desfile e milhares de dançarinos e músicos de todo o mundo – a festa de carnaval de Nice é uma festa vibrante com uma herança rica. Não deixes de espreitar as batalhas de flores (Bataille de Fleurs) enquanto lá estiveres. O elegante desfile traz para as ruas numerosas caravanas cobertas de flores, encantando o público que observa. Apanha um dos buquê para dar sorte!
Prepara-te para uma viagem carnavalesca com novas fronteiras no Carnaval de Nice de 2018, que terá uma temática futurista do Espaço.
Quando: de 17 de fevereiro a 3 de março

Fasnacht em Basileia – Basileia, Suíça

 Reis do disco mascarados pavoneiam-se pelas ruas de Basileia
O Fasnacht em Basileia, é o maior festival popular da Suíça com cerca de 20.000 participantes mascarados a marchar pelas ruas da cidade ao som de música de carnaval. À moda ordeira suíça, o tema do carnaval é revelado com vários meses de antecedência, dando aos participantes tempo amplo para se prepararem para o deboche.
A festa de carnaval em si, no entanto, não é tão estruturado assim, já que os seus fregueses partem de um bar para outro a cantar, a representar e a fazer comentários inteligentes conhecidos como Schnitzelbängg.
Quando: de 19 a 22 de fevereiro

Carnaval de Copenhaga – Copenhaga, Dinamarca

 O Carnaval de Copenhaga traz uma explosão de cor e calor às ruas da cidade todas as primaveras
A festa de carnaval de Copenhaga é uma adição relativamente nova ao panorama do carnaval, embora uma que continua a crescer rapidamente com o passar dos anos. Datando de 1982, o evento atrai agora mais de 100.000 espetadores para três dias de desfiles e eventos associados que revolvem à volta da música do mundo e do samba.
Decorrendo na primavera, o tempo tende a estar bom e as tardes longas proporcionam um pano de fundo agradável para o festejo. Aproveita ao máximo a tua estadia na capital dinamarquesa com estas atividades divertidas e gratuitas.
Quando: de 18 a 20 de maio

Carnaval de Notting Hill – Londres, Reino Unido

 O Carnaval de Notting Hill privilegia as mascaradas elaboradas. Escolhe a tua e junta-te à festa.
A maior festa de rua de Londres ganhou vida no final dos anos 60 como ramo do Carnaval de Trinidad. Dança ao som de ritmos calipso, soca, reggae e dub que emanam dos muitos sistemas de som à beira da estrada e petisca a cozinha de fazer àgua na boca, enquanto absorves a cultura caribenha nas ruas da cidade.
Com um festim crepitante atrás de outro (incluindo várias pós-festas tentadoras) por onde escolher, vais querer ter tempo que chegue para aproveitar tudo. Encontra um pouco de paz e sossego no final das festas com um momento de descanso num dos retiros e/ou parques tranquilos deLondres.
Quando: de 25 a 27 de agosto

Sem comentários: