AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Fascinante Antártida: factos sobre a região mais austral do mundo

elfandarilha.blogspot.com




Embora a Antártida não tenha residentes permanentes, alguns governos mantêm estações de pesquisa permanentes por todo o continente. A população de cientistas no continente e nas ilhas subantárticas varia de aproximadamente quatro mil no verão a mil no inverno. Muitas das estações de pesquisa mantêm pessoal durante todo o ano.
Como único continente inabitado, a Antártica não tem nenhum governo e não pertence a nenhum país. Vários países reivindicam áreas, mas estas reivindicações não são reconhecidas por outros.
Desde 1959, as reivindicações na Antártica estão suspensas e o continente é considerado politicamente neutro. Sua situação é regulada pelo Tratado da Antártica e por outros acordos relacionados, chamados em seu conjunto de Sistema do Tratado da Antártica.
Residentes temporários
A população antártica é composta pelas equipes internacionais de pesquisa. No verão, cerca de 4000 cientistas vivem no continente, e durante o rigoroso inverno antártico, apenas cerca de 1000. Existem 80 estações de pesquisa nas quais eles podem permanecer, que atualmente são operados por aproximadamente 30 países. Na foto, está a Estação Alemã Neumayer III do Instituto Alfred Wegener.
Elfandarilha
© Tim Heitland
99 por cento de gelo
A Antártida é o maior deserto do mundo, cobrindo uma área de 13.829.430 quilômetros quadrados (533, 957 milhas quadradas) - cerca de 1,3 vezes o tamanho da Europa. Mesmo no verão antártico, de dezembro a fevereiro, 99% da Antártida é coberta de gelo, e parte dela tem até 5000 metros de espessura.
Elfandarilha
© NASA / Dave Pape
Continente de extremos
A Antártida é o continente mais frio da Terra, com a temperatura mais baixa medida - 98,6 graus Celsius (-145,48 graus Fahrenheit). Mas isso não é tudo: como nunca chove ou neva, o continente também é o mais seco e mais ventoso do mundo, com velocidades de vento que chegam a mais de 250 km / h (155 mph).
Elfandarilha
© Deutsche Welle
Sem senso de tempo
A Antártida compreende o continente e o mar polar do sul. A Frente Polar Antártica forma a fronteira, onde a extensão norte do Oceano Antártico separa a água da superfície fria no sul da água mais quente no norte. A Antártida está localizada em todas as longitudes e se estende por todos os fusos horários. A maioria das estações de pesquisa opera no horário de seu país de origem.
Elfandarilha
© Tim Heitland
Moradores reais
Com um comprimento de apenas sete milímetros, esses pequenos são considerados os maiores animais terrestres que vivem permanentemente na Antártida: o antártico (Bélgica antártica). O desenvolvimento da larva em um adulto leva cerca de dois anos. Na maioria das vezes, as larvas estão congeladas no gelo - verdadeiros sobreviventes!
Elfandarilha
© Reuters
Oh Olá!
Finalmente: não, ao contrário de algumas representações fictícias, não há ursos polares na Antártida - eles vivem no Círculo Ártico no outro extremo da Terra. Mas há pinguins na Antártida. No entanto, apenas quatro das 17 espécies conhecidas de pinguins são nativas da Antártida. Este pequeno pinguim-imperador é um deles.
Elfandarilha
© Tim Heitland
Fonte: MSN
"O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são."  - Aristóteles -

Sem comentários: