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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Vida e obra de Gabriel García Márquez


Figura emblemática do realismo mágico e o Boom da literatura latino-americana da década de 1960, o escritor colombiano Gabriel García Márquez recebeu o prêmio Prêmio Nobel de literatura em 1982 como reconhecimento de um trabalho inovador e singular fantasia imaginativa. Garcia Marquez criou uma nova linguagem, um modo americano de expressão, que é realizado em uma capital de experiências e realidades que transforma o autor, e abriu uma maneira de contar histórias que seria então tem muitos seguidores no campo literário hispânico. Através das fotos seguintes nós podemos rever alguns aspectos de sua vida e sua obra. Clique sobre as miniaturas para ampliá-las.

Mundo de figura

O culminar do realismo mágico (e, acima de tudo, sua difusão internacional forte como representante emblemático do Boom da literatura latino-americana) é associado com a trajetória do colombiano Gabriel García Márquez, particularmente por este marco literário singular que significava a publicação de Cien Años de soledad, o romance que é considerado paradigmático desta corrente. No entanto, a carreira mais do escritor, com entrega para impressão de novas obras-primas, eventualmente transbordando classificações, tornando-se primeiro lugar em um dos principais escritores do mundo hispânico e uma figura do mundo narrativo do nosso tempo. Na imagem, Gabriel García Márquez, Nadine Gordimer e Carlos Fuentes, em uma conferência na cadeira de Julio Cortázar.

Foto de família

Sua infância foi passada em sua aldeia natal, localizada na costa do Atlântico, com uma rica cultura oral que alimenta as fantasias primordiais do futuro criador da cosmogonia de Macondo. Em viver para contar a história, a primeira parte de suas memórias, revela muitos detalhes desse período de sua vida pessoal e familiar: o espírito de seu avô, Nicolás Ricardo Márquez Mejía, a personalidade de sua avó materna, Tranquilina Iguarán, os sonhos de seu pai, Gabriel Eligio e paciência vital de sua mãe, Luisa Santiaga, cujas virtudes mais notórios foram "o senso de humor e saúde de ferro que as artimanhas de adversidade não iria conseguir derrotar no seu longo vida". Toda a sua obra, várias vezes, disse o autor, é inspirada pela sua infância em Aracataca. Na foto, Garcia Marquez (centro) com seus irmãos.

Jornalista

Em 1940, transferiu-se para Bogotá. Lá, ele trabalhou como repórter e crítico de cinema, uma paixão duradoura. Ele interrompeu seus estudos de direito para jogar o jornalismo no jornal El Espectador (desde 1947), onde, além de artigos e relatórios (como o intitulado "A verdade sobre minha aventura", baseado na narrativa história de um náufrago), publicou suas primeiras histórias. Na verdade, jornalismo estava intimamente ligado com sua atividade de trabalho imaginativo e também permitiu-lhe viver longos períodos no estrangeiro como correspondente (assim, por exemplo, trabalhado em 1960 para prorrevolucionaria Agência cubana "Prensa Latina"). Sua produção jornalística é coletada em viajar pelos países socialistas (1957), quando ele era feliz e não documentados (1973), textos costeirosentre policiais e da Europa e da América (1981-1982).

O Coronel

Sua vida foi gasta entre Europa e América, de 1955. Primeiro ele viveu em Paris, estava relacionado com os escritores do boom latino-americano e escreveu o Coronel não tem que escrever, que foi publicado em 1958 pela revista Mito e cujo primeiro livro edição foi realizada em 1961. Raramente, suas obras foram levadas para a tela grande, como se a natureza muitas vezes circular e desmedida das suas estruturas narrativas e a magia do seu estilo foram um desafio excessivo para os cineastas. Uma das exceções foi o Coronel faz não que escrever.

A consagração

Depois de viver em Nova York, Caracas, Cuba e México, em 1965 começou a escrever sua obra mais importante: cem anos de solidão, que o levou de dezoito meses de trabalho árduo e penoso, mas que tem consagração imediata e completa: mais de 50 edições sucessivas, em espanhol, com tiragens de até 1 milhão de cópias, traduções em várias línguas incluindo o chinês e que Pablo Neruda disse: "é o melhor romance que foi escrito em castelhano depois de Don Quixote". Seu universo é tempo cíclico, no qual sucessão de histórias fantásticas: pragas, inundações, insônia, fertilidade excessiva, levitações. É uma grande metáfora na qual é a história de gerações do Buendia no mundo mágico de Macondo, desde a Fundação da aldeia até a completa extinção da linhagem, e, ao mesmo tempo tem é forma intratável história colombiana, depois o libertador e até os anos trinta do século XX.

Viver para contar a história

Em 2002, Gabriel García Márquez publicou uma primeira parcela de suas memórias com o título viver para contar a históriaÉ uma autobiografia ficcional que cobre uma parte da vida do autor (desde o nascimento, durante a primeira metade da década de 1950).
Seguindo a habitual estrutura circular de suas outras obras, o livro abre com a visita de sua mãe fez quando ele tinha 23 anos, ele viveu em Barranquilla e foi destinado a ser um escritor. Ela queria levá-lo a Aracataca para vender a casa dos avós. Então começa uma viagem para a semente, que tem o Tom e o tema de um menor de história de Garcia Marquez, e que revela a gênese de um dos seus romances mais perfeitos, ninhada (1955). Durante o encontro com a aldeia de fantasmas que se tinha tornado Aracataca, ele percebeu que este era o mundo que tinha que escrever.
Quando é fechado o círculo da família, outros abrem: seu aluno em dias de Bogotá, suas práticas de jornalismo em Medellín, efémero, retornando para a casa dos pais... Mas sempre há saltos volta à infância, para escorar o presente. Girando e girando, a história avança: desde que é em Barranquilla, colaborando assiduamente mas quase livre na imprensa local e perguenando seu primeiro histórias, devidamente kafkiano, até que em 1956, após ter publicado sua futura história de um náufrago em El Espectador, por razões de segurança, suas cabeças enviadas à Europa. A biografia é interrompida no momento da sua primeira viagem à Europa e a casa, através de uma carta de seu relacionamento ao longo da vida com Mercedes Barcha.
O significado de seu título é claro em sua epígrafe: "a vida não é que um viveu, mas que se lembra e como recorda para contá-la". A imensa fama do escritor levou a uma primeira edição em todos os países de língua de 1 milhão de cópias. Estima-se que eles pagaram por seus direitos entre cinco e dez milhões de dólares, mas a quantidade exata é zelosamente mantida em segredo.

SUAS OBRAS:

O CORONEL FAZ NÃO QUE ESCREVER

O título resume quase o enredo deste romance de Gabriel García Márquez, publicado em 1961. Coronel (seu nome completo, nós somos desconhecidos, porque o autor sempre o chama de "o Coronel"), boa fé e bastante ingênuo, o homem vive no seu povo à espera de receber o aviso de que a pensão concedida ao qual ela tem direito de ter servido em sua juventude sob as ordens de Aureliano Buendía (que será um dos personagens mais lembradas em cem anos de solidão).
Duro esperando por quinze anos, durante os quais o Coronel tem continuado a ir para contemplar toda sexta-feira a chegada do barco que traz o correio e distribuição dos mesmos, tendo cada vez uma decepção.

Fernando Luján jogou o Coronel
no filme baseado na peça
No decorrer do ano passado, desde que seu filho Agostinho morreu crivado de balas enquanto distribuiu propaganda ilegal, o Coronel e sua esposa, doente de asma, eles foram obrigados a vender os alguns objectos de valor tinham para sobreviver. Sobrevivê-los e galo, luta animal, legado de seu filho, por cuja culpa isto morreu, segundo a mãe, como foi no cockpit onde matou-o.
Mas para as lutas, no qual esperança de ganhar muito dinheiro, ainda leva tempo e a situação é cada dia mais angustiante. Ciente de que o Coronel pela venda do animal podem ser obtidos até 900 pesos, decide vendê-lo. Mas quando ela vê-lo atuar na sensação de treinamento, que você não pode se livrar dele e renuncia a sua venda.
Com os protestos de sua esposa, que alega a possibilidade de que o galo é derrotado e não ganhar peso, e quando ela perguntou: "Diga-me, o que comemos", o Coronel responde: "Merda", palavra que termina a história. A narrativa muito curta (não atingir cem páginas de letras grandes) tem um argumento muito simples. O que dá qualidade ao trabalho é a descrição de seus tipos: o Coronel, sua esposa, o médico, don Sabas (o homem mais rico do povo). Também o ambiente, meio real, meio fantástico, que permeia o trabalho de Garcia. Marquez, dá uma atmosfera de poesia sutil.

FUNERAL DA GRANDE MÃE

Publicado em 1962, esta obra do escritor colombiano Gabriel García Márquez é uma coleção de histórias curtas. São muito curtas histórias principalmente, às vezes duas ou três páginas apenas, escrito com seu estilo peculiar, que nos levam para o mundo mágico e real da aldeia imaginária de Macondo, que já foi palco de serapilheira e será voltar da sua obra-prima, cem anos de solidão.
A sesta de terça-feira, a primeira história narra a viagem de uma mãe e uma filha que vêm a Macondo para visitar o túmulo de seu filho e irmão, baleado, morto, quando ele tentou roubar a casa da Sra. Rebeca Buendía. No segundo, um destes dias, o dentista Aureliano Escobar começa você para seres vivos e sem anestesia, com a desculpa de que o prefeito tem um abscesso, um dente de seu inimigo: "aqui nos pagar vinte mortos, Tenente".
Em que esta cidade lá é ladrões, Dámaso, jovem e pobre, com sua mulher grávida e mais velha, para obter algum dinheiro ele rouba don bar de Roque. É só apenas alguns centavos e decide roubar as bolas de bilhar. No dia seguinte, Dom Roque declarou que, além de bolas, o ladrão levou 200 pesos. Tédio no bar, onde sem bolas podem não jogar e o remorso (um preto estranho foi acusado de furto) fazer esse Dámaso decidiu mandar voltá-los. Surpreso por don Roque no momento de fazê-lo, este alegou que o 200 pesos; "você sabe que não tinha nada", protestar Damaso e don Roque respondeu: "sai a pele dele, não tanto por um ladrão como por gross".
À noite prodigiosa de Baltazar, esta profissão carpinteiro, construiu uma jaula, nunca fez a mais bela de poucos. O doutor quer comprá-lo, mas Baltazar diz a ele que é um costume. O filho da corcunda Montiel foi quem encomendou, mas agora o pai dele não quer pagar o preço. Para o desespero do rapaz, dá Baltazar é. Volta para casa, completamente bêbado, ele cai inconsciente e eles também vulgares você.
A viúva de Montiel narra o primeiras vezes de viuvez desta mulher que sempre viveu a realidade exterior. O marido dela era rico com traição e terror e tornou-se um com a sua imaginação e fantasias. Um dia depois do sábado diz-em um fato fantástico; assolada pelo calor tórrido, as aves entrando em casas de morrer. As alucinações de pároco da paróquia da vila e Rebeca Buendía, bem como a visita de um estranho que perde o trem acompanhado a história.
Em rosas artificiais, um cego, apesar de sua cegueira, é capaz de "ver" o que acontece com a neta dela. O último conto dá título ao livro: Big Mama do funeralQue se refere a morte e o enterro de María de el Rosario Castañeda y Montero (mãezona), juntamente com as memórias de sua vida anterior, "até que eles tenham tempo para obter os historiadores", construindo uma história com grande imaginação e cor.

CEM ANOS DE SOLIDÃO

Publicado em 1967, Cien Años de soledad refere-se a origem, evolução e a ruína de Macondo, uma aldeia imaginária que tinha feito sua aparição nas três novelas curtas que seu autor tinha publicado anteriormente. Estruturado como uma saga familiar, história da linhagem dos Buendía a estende-se por mais de 100 anos e tem seis gerações de fazê-lo.
A crônica do Buendia, que acumula muitos episódios fantástico, engraçado e violento, e o Macondo, desde sua fundação até o seu final, representam o ciclo completo de uma cultura e um mundo. O clima de violência em que seus personagens são desenvolvidas é que marcam a solidão que caracteriza-los, mais pelas condições de vida causada por ansiedades existenciais do indivíduo.
Realismo mágico (também chamado do real maravilhoso) torna possível parecer a objetividade da vida material amolecida pela subjetividade da fantasia. As incomuns (situações semelhantes a contos de fadas, premonições, levitação, o extrasensorialidad presente) dá origem a uma atmosfera mágica que alivia a pobreza social e humana, de tal forma que o mágico sublinha a dureza e a incompatibilidade da realidade, a violência que domina a vida cotidiana.

Argumento

Duas famílias, que do Buendia e o Iguarán, se foi dar à luz a um menino com iguana de cauda para forçar a casar com outro. Úrsula Iguarán, recém casada com José Arcadio Buendía, recusa-se a casamento é consumida pelo medo que também nasceu um filho com cauda. Isto dá origem a elenco Prudencio Aguilar no rosto José Arcadio pouco valor. José Arcadio apenas matá-lo por sua provocação, mas constantemente aparece morto para ele.
Fugindo do fantasma dos mortos e à frente de um grupo de companheiros, José Arcadio chegam a uma vila de apenas "vinte casas de barro e canabrava construíram nas margens de um rio" e obtém a viver nela. Esta aldeia é chamada Macondo, mítico palco desta e de outras obras do autor. São os único contato têm com o exterior as visitas periódicas de alguns ciganos por um tal Melquiades, que, além de conhecer o sânscrito, introduziram em Macondo gelo e ímã.
O livro é iniciado, precisamente quando muitos anos mais tarde, enfrentar o pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía, filho de José Arcadio, lembre-se naquela tarde em seu pai o levou a descobrir geloAssim começa o livro, mas não a história, que abrange, na verdade, quatrocentos anos e informa-nos sobre os incontáveis antepassados José Arcadio e sua esposa Ursula, revelando em sua construção, como grande parte da narrativa hispano-americana do momento, a influência de Faulkner: sua ação não adianta em ordem cronológica, mas para saltar, por flashes que nos permitem conhecer fragmentos dele e só então , no final, nós fornecemos uma visão global.

Gabriel García Márquez
O evento mais antigo relatado no trabalho ocorre em 1573, em uma casa de Riohacha, agredido por Francis Drake. Após o assalto no inglês, um antepassado de Úrsula, casada com um aragonês transplantado para a Colômbia, se assustou tanto que ele começa a sofrer pesadelos com pirata penetrar através das janelas do quarto com seus cães. Para afastar os pesadelos, o casamento se move para um rancheria do interior, onde conhecidos para o Buendía, alguns produtores de tabaco Criollo.
Um tataraneto do crioulo se casa com um biógrafo dos Aragoneses, e desde então as famílias não vão misturar seu sangue sobre os três séculos seguintes, até o referido José Arcadio e Ursula, quem tem três filhos: Aureliano, José Arcadio e Amaranta. O velho José Arcadio morre louco muito estudo, amarrado em uma árvore no pátio, e depois de sua morte cai chuva de flores. Este não é o momento mágico apenas do romance.
José Arcadio filho casa-se com Rebecca, um primo distante, então a mãe dele, irritada com aquele medo que eles podem ter filhos com cauda de iguana, levá-lo para casa. Quando José Arcadio aparece morto, Rebecca detém na casa onde ele vai viver com Arcadio, um filho bastardo Arcadio José teve com Pilar Ternera, uma mulher da aldeia que também um filho (Aurelianus José) ofereceu-se para seu irmão Aureliano.
Antes de sua morte foi executada por liberal, esta Arcadio tem três filhos com Santa Sofía de la Piedad: remédios, José Arcadio Segundo e seu gêmeo Aureliano segundo. Remédios, o que é bonito, mas não brilha pela sua inteligência, passaram a sua tia avó Amaranta: homens que ela gosta não quer isso, e aqueles que querem não gosta. Quando ele morre, depois de ter morto todos os noivos, suba para o céu.
Aureliano, casado com uma linda garota, também chamada de remédios, que morre uma gravidez ruim antes da idade de um ano. Aureliano organiza um exército de que refere-se ao Coronel e março para lutar contra os conservadores. Durante vinte anos, vai participar em trinta e duas guerras civis, que inevitavelmente perderá devido a tristeza que te oprime, então no final, cansado, assinou a paz e retorna para Macondo, onde o tempo passa fazendo peixe de ouro, o que ele fez antes de se casar, que depois derrete como Penelope com seu tecido. Isso não impede que você tem dezessete crianças, um dos quais, também chamado Aureliano, é quem pega o trem para Macondo.
Aureliano segundo cai Fernanda, uma mulher muito bonita, a rainha de Madagáscar, relacionados com os Duques de Alba, que aparece em Macondo durante o carnaval. Enquanto ele ignora onde vive, Aureliano segunda folhas em sua busca, encontra-la, casar e viver feliz em casa de Ursula, enquanto o casamento está em perigo de naufrágio, porque Aureliano relações extra-conjugais com Petra Cook; Mas como isso fornece-lhes gado, Fernanda aceita o fato sem pestanejar. Casamento tem três filhos: Meme, José Arcadio terceiro (que o velha Ursula enviada para estudar em Roma, para que ele se torna o Papa) e Amaranta Úrsula.
José Arcadio segundo é nomeado chefe de uma bananeira, dirigido por empresa estrangeira e está envolvido em um ataque com três mil companheiros que morrerão atirador com na Praça da estação de Macondo. O único sobrevivente do massacre, até que a morte de seu irmão gêmeo vai viver trancado em um quarto onde você vai encontrar dezenas de bacinillas.
Começa a chover, uma chuva que durou quatro anos, e quando ele pára de fazê-lo, gado fornecido por Petra morreu e a casa amaciou. Aureliano segundo procurando o hipotético velho Ursula Fortune derruba que pouco resta do mesmo. As únicas pessoas a quem não afetou a tempestade são Amaranta Úrsula, a filha mais nova de Fernanda e Aureliano Babilonia, bastardo de Meme. Pouco depois, morre Amaranta, que fez um pacto com a morte durante um concerto de Meme; Então morre Rebeca e depois Arcadio segundo. No mesmo dia, a mãe dele, como ele havia prometido, matar seu irmão gêmeo, para evitar que eles enterrá-lo vivo.
Em casa há apenas Aureliano Babilonia, o bastardo de Meme, que Fernanda, envergonhado, ocultadas, e Fernanda, passando o tempo escrevendo para os seus filhos todas as fantasias que ocorrem com você. Próxima morte de sentimento, vestidos da rainha e morre com toda a dignidade, depois de ter escrito um livro de memórias que deixa para o aluno do Papa, retornando meses mais tarde a Macondo sem ter aprovado os estudos. Isto é a fortuna de Ursula e passa com um grupo de crianças, mas um dia fica irritado, chicoteá-los e joga-los fora de casa. Depois de uma reconciliação so-called, os miúdos afogá-lo na banheira durante uma de suas festas.
Aureliano Babilonia, que lê quanto cai em suas mãos, deixados sozinho em casa com Amaranta Úrsula, abandonada pelo marido, um belga que sonha de via aérea e que, embora ele irá todos os lados, ligados por um fio de seda no pulso de sua esposa, deixa para ir em busca de um avião perdido. Deixado sozinho, Aureliano Babilonia e Amaranta Úrsula, que ignoram o seu parentesco, se apaixonar e tem um filho, que nasceu com a habitual fila. Amaranta morre de hemorragia e Aureliano fica bêbada e é pego na rua por um antigo amante.
Quando ele retorna para casa de manhã, as formigas comeram a criança. No final, um ciclone leva a casa através do ar, enquanto Aureliano ler em alguns pergaminhos da história do cigano Melquíades da família e a profecia de que não vai durar mais do que seu tempo de leitura: "antes de atingir o verso final já tivesse entendido que não seria sempre naquela sala, como foi planejado que a cidade de espelhos (ou miragens) iria ser devastada pelo vento e baniu a memória dos homens" o momento em que Aureliano Babilonia terminou para decifrar os pergaminhos, e que estava tudo escrito neles irrepetível, porque estirpes condenadas a cem anos de solidão não teve uma segunda oportunidade na terra".
Macondo quer ser, sem dúvida, um espelho da realidade do que ocorre não só na Colômbia, mas na América do Sul, que viveu na solidão, isolada do resto do mundo, que apenas manteve contatos esporádicos (ciganos de Melquiades, quem vence com base em maravilhas perfeitamente comparáveis com os grânulos e bugigangas que sempre missionários e conquistadores foram servidos) , mas isso teria pouco valor se sem seu fabulation extraordinária, com toda essa magia que é confundida com realidade contínua, dando origem a um mundo mítico criado através de uma linguagem de grande força expressiva.

HISTÓRIA DE UM NÁUFRAGO

Apesar de conhecido pelo título curto, o título real deste trabalho, muito mais, resume perfeitamente a história: história de um náufrago que passou 10 dias à deriva num bote sem comer ou beber, que foi proclamado herói da pátria, beijado por rainhas de beleza e rico por publicidade, fato odiado pelo governo e esquecido para semprePostado por entregas em Bogotá El Espectador em 1955 e o livro mais tarde (em 1970), um romance, não um relatório jornalístico que faz um relato de um acontecimento real.
Com impecável técnica literária e profissional notícias estilo, García Márquez relata um evento que ocorreu-um marinheiro da Marinha Colombiana chamado Luis Alejandro Velasco. A história, meticulosamente reconstruída pelo escritor sul-americano na primeira pessoa do testemunho do protagonista, foi taticamente, atribuída a esse na imprensa e apenas legitimada após o formidável sucesso de cem anos de solidão.
Em 28 de fevereiro de 1955, oito membros da tripulação do contratorpedeiro Caldas caiu na água por causa do contrabando que sobrecarregar o navio contra lurches do vento no mar agitado. Embora o ditador colombiano Rojas Pinilla governo atribuiu o afundamento de uma tempestade no Caribe, a verdade é que não há nenhuma tal tempestade e que a negligência foi o único responsável pelo desastre. A denúncia envolveu o encerramento do jornal, a queda da graça do marítimo e o exílio de Gabriel García Márquez em Paris.
O contratorpedeiro que Caldas e sua tripulação passou oito meses no porto de Mobile, Alabama, reparos seguintes que teve lugar na nave. Como é assumido o clichê, Velasco marinheiro distribuído seu lazer entre sua noiva, Mary Address e diversos métodos para matar o tempo com seus pares, como as lutas com os punhos ou as saídas para o cinema. Assistir o filme um motim do Caine, os colombianos marinheiros experimentaram alguma preocupação antes uma cenas de tempestade. Como se fosse uma premonição fictícia, Velasco abrigava dúvidas sobre o retorno iminente do contratorpedeiro para sua base em Cartagena.
A verdade é que cerca de duzentas milhas do Porto, sobrecarga localizada no convés do navio quebrou por causa do vento e as ondas e levou água para oito marinheiros. O azar quis que Velasco foi o único que chegou a nadar dentre as balsas diminuiu o destruidor. Impotente, nada poderia feito por seus companheiros, que se afogou a poucos metros de onde ele estava.
Enquanto o navio de guerra continuou seu curso sem parar (tinha sua base em tempo hábil), o náufrago esperou inutilmente que eles resgataram-lo rapidamente. Em uma balsa para derrapar, desprovida de comida, na companhia de seu relógio e três remos, resistiu por dez dias sede, fome, os perigos do mar, o sol escaldante, o desespero da solidão, loucura, apenas com seu instinto de sobrevivência. Apesar de aviões dos Estados Unidos e Colômbia desde a zona do Canal do passaram muito perto dele, eles não localizá-lo.
Após a compreensão que ninguém poderia ajudá-lo, e mesmo se ele quisesse morte para parar de sofrer, sobreviveu contra todas as probabilidades da condições adversa. Embora ele perseguiu uma gaivota não conseguia comê-lo, e tubarões raptou um peixe verde meio metro que veio para capturar e que apenas testei dois bocados. Nem tenho pique suas botas ou suas ânsias de cinto, ou chuva fez uma aparição para permitir que você para beber. Entretido em cheque, no seu turno, como o tempo foi inexorável, e à noite, numa espécie de delírio, formada pela memória e o pânico de solidão, conversava com o espírito de seu parceiro, Jaime Manjarrés marinheiro.
O naufrágio do Velasco foi uma experiência chocante da solidão, assunto preferido na literatura Gabriel García Márquez. Não é que o náufrago ocupam as longas horas de sua infelicidade na reflexão, dada a urgência da situação e o delírio que submeteu. No entanto, se eles eram horas dedicado à experiência de si mesmo, para a experiência da realidade dos instintos mais primitivos e sentimentos mais humanos.
Depois de sobreviver a uma tempestade durante o sétimo dia de deriva, Velasco diz: "depois da tempestade, o nascer do sol do mar azul, como as fotos". Com o registro eficaz do jornalismo, reconstruindo a Odisséia do marinheiro, Gabriel García Márquez esforça-se precisamente tornar plausível uma realidade que é tão surpreendente e terrível pode aparecer imaginário. Os esforços do escritor colombiano, retornando ao mundo da ficção que um priori é improvável com base em seu estilo.
Incrível é a aventura do náufrago, também é o seu fim. Quando Velasco era terra, ainda tinha que chegar à praia nadar para não bater contra os rochedos; Ele teve que lutar contra as ondas que devolveu-o ao mar, tinha que contar sua história aos camponeses suspeitos que não sabia que a notícia do naufrágio e por dois dias, suportou que transferiram-numa rede como uma atração justa por territórios selvagens, até que finalmente um médico viu e permitiu-lhe de comer normalmente. Concedido pelo Presidente da República, ele ganhou bastante dinheiro com publicidade, arruinado e acabou trabalhando como funcionário em uma empresa de ônibus.

O OUTONO DO PATRIARCA

Publicado em 1980 e situado num país dito localizado às margens do Caribe, o outono do Patriarca narra a vida de um ditador que morreu muito velho, para segurar a energia por mais de cem anos. Através de suas memórias, o leitor descobre que ele é filho de uma mulher do povo, bênção Alvarado, a única pessoa que queria realmente; que ele não sabia quem era o pai dele; sua infância foi passada em miséria e que tornou-se ditador, depois de várias contendas e golpes de estado, pela vontade dos ingleses.
Também conta a história de seu duplo, Patricio Aragonés, que morreu em um ataque, vingou-se violentamente; como seu mais fiel tenente, general Rodríguez de Aguilar, só traí-lo, então ele ordena que matem ele e guisen e forçando seus ministros para comido; e como já na sua velhice casou-se um noviço seqüestrado, Leticia Nazareno, a única mulher que conseguiu levá-lo para o casamento; também este e o seu filho morrem em um ataque, cujos autores é responsável por perseguir Jose Ignacio Saenz de la Barra, que, antes de geral Rodríguez de Aguilar, regras com mão de ferro e isso só foi cruelmente assassinado e mutilado durante uma revolta instigada pelo ditador mesmo esse medo.
Já nos últimos anos de sua vida, o endividamento do país obriga-o a vender até o mar, os "Gringos". A vida é uma ansiedade contínua para manter o poder, faz algo que sem hesitação, como o único erro que não pode cometer uma vez em sua vida um homem investido de autoridade e controle "é dar uma ordem que não tem certeza de que será cumprido". Suas repressões são cruéis e total, uma vez que "qualquer sobrevivente é inimiga para a vida". Ele se recusa a pensar que está por vir depois dele, porque "você vai ver, eu disse, vai ser dividir tudo entre os sacerdotes, os gringos e os ricos, e nada para os pobres... porque eles vão ser sempre uma confusão até que o dia em que a merda tem algumas valorizam os pobres vai nascer sem bunda".
No final, "mais solitário do que nunca", ele vai morrer de morte natural e vontade por que você desfrutar seu meio comido vermes. O autor tenta transmitir aos seus leitores o sentimento de solidão que rodeia o ditador e tragam as atrocidades que podem levar a um poder sem limites.
Os fatos narrado em primeira pessoa, pelo ditador como por outras personagens do romance que respectivamente, usar da palavra sem interrupção. Isso e a falta de pontos (sem ponto e separados, exceto no final do capítulo), dificultam a leitura muitas vezes. No entanto o autor, com seu estilo brilhante, fica animado e colorido à narrativa e para obter a sua mensagem para o leitor.

CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA

Publicado em 1981, este romance do escritor colombiano Gabriel García Márquez baseia seu argumento um incidente durante a juventude do escritor: um assassinato por razões de honra. Muitos anos mais tarde o narrador, tornar-se um cronista e pesquisador de alguns fatos que vivi de perto, mas isso não testemunhei, meticulosamente reconstrói a história, sem ocultar a qualquer tempo de seu desenlace, que anuncia a primeira frase do romance: "o dia em que iam ser morto, Santiago Nasar rosa às 5.30 da manhã..."

Gabriel García Márquez
Santiago Nasar é um 21 anos de idade, filho de Ibrahim Nasar árabe e Placida Linero. Depois de uma noite de folia teve prorrogado até depois da meia-noite para celebrar o casamento de Bayardo San Román e Ángela Vicario, Santiago Nasar foi à porta para cumprimentar o bispo, que então passou o rio sem parar, bênção da nave que tinha ido para esperá-lo.
Sete e cinco minutos de manhã, gêmeos Peter e Placido vigário, irmãos da noiva, tinham já pendurado nem um porco. Assim termina o primeiro capítulo da novela, que consiste de cinco, os outros quatro sendo reservados para contar a história do casamento de Ángela Vicario e siga passo a passo, mesmo com mais detalhe do que na primeira, as aventuras de Santiago Nasar durante a noite que o matou.
Ángela Vicario, que até então "sem namorado é tinha não o conheço... e tinha crescido junto com suas irmãs sob o rigor de uma mãe de ferro", foi forçado por seu pai e irmãos para casar com Bayardo San Román, um homem chegou à cidade no ano anterior e que ela tinha visto. Bayardo era filho de San Petronio Román, "herói das guerras civis do século anterior e uma das glórias do regime conservador por ter colocado a correr para o Coronel Aureliano Buendía" (personagem proeminente de cem anos de solidão).
Pela manhã, acabou as festas de casamento, Bayardo retorna Ángela Vicario família, porque vai consumar o casamento ele descobre que a noiva não é virgem. Forçado por seu povo a confessar quem desonrou ela, Angela dá o nome de Santiago Nasar, possivelmente porque "ele não pensou que seus irmãos se atreveria contra ela".
Vergonha tem que ser Avenged com sangue e o Vicario irmãos imediatamente pegar seus porcos de intestino de facas e saircom em busca de Santiago, com quem ele tinha bebido até pouco tempo antes. Eles agem tão vinculados por códigos de honra, que é para eles vingar o insulto, mas eles não querem vingança; por onde eles sabem que o Santiago não será e contar todos eles vão matá-lo, tentando incentivar o vôo de Santiago ou a própria detenção; em ambos os casos eles teria feito seu dever. "A realidade parecia ser o que os irmãos Vicario não faziam nada do que foi apropriado para matar Santiago, imediatamente e sem espetáculo público, mas eles fizeram muito mais do que era imaginável para que alguém iria impedi-los para matá-lo e não teve êxito."

O cineasta italiano Francesco Rosi dirigiu um filme baseado no romance (1987)
Para dizer a verdade, "nunca houve uma morte mais predito". Foi mesmo através de um papel introduzido sob a porta na casa da vítima; um papel que ninguém viu ou não viu, até depois de ocorridos os fatos. Também houve outras circunstâncias que fez que a morte ocorre. Santiago, que sempre entrou e deixou sua casa pela porta dos fundos, que fez dia pela entidade, onde os irmãos Vicario, que conhecia toda a gente que nunca usou, como estavam esperando para que toda a gente a vê-los. A porta estava aberta quando Santiago, avisada-me de uma varanda do vigário veio para matá-lo, procurou refúgio na casa; Mas no último momento, acreditar que já tinha entrado, fecharam a porta por dentro, e o vigário não tinha forçado a afundar suas facas no Santiago espantado.
Só deixou a vítima das forças de arraste, com tripas de fora, para a cozinha de sua casa e morrer. Muitas coisas permanecem obscuros; entre eles, se é verdade que foi Santiago quem desonrou Angela, coisa que ela sempre disse que, embora sem muita convicção.
Desde o tempo em que Bayardo San Román retornou ao seu povo, Ángela Vicario, que tivesse casado com ele sem estar apaixonada, quando senti "em sua vida para sempre". Muito tempo depois Bayardo San Román viu em um hotel de Riohacha e, sem ser capaz de resistir, escreveu uma carta "em que disse a ela que tinha visto ele saindo do hotel, e que ele teria gostado que ele tinha visto".
Enquanto não há resposta, Angela continua a escrever, primeiro uma carta por mês e depois de uma semana, para metade da vida. Finalmente, Bayardo San Román voltou com ela: "estava carregando a mala de roupas para ficar e outra igual mala com quase duas mil cartas que ela tinha escrito para ele... classificados por suas datas, costurado com fitas de cores e pacotes de tudo fechados".
Longe das características do realismo mágico, a crônica de uma morte anunciada é um romance rápido, passo a passo, seguindo quase chronometrically, eventos, com uma grande riqueza na caracterização dos personagens e o resto do seu ambiente de produção, como; o mesmo que a linguagem, talvez menos barroco do que em ocasiões anteriores. -Especialmente se destaca por sua perfeição construtiva: o material narrativo está disponível, assim que, apesar da publicidade o resultado na primeira página, mantém em espera até durante todo o romance o leitor; somente no último capítulo, vai entender a combinação de circunstâncias fatais que levou a um crime tão facilmente evitável e ninguém queria.

O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA

Publicado em 1985, este romance de Gabriel García Márquez dedicado ao amor começa com duas mortes: Jeremiah de Saint-Amour, Florim das Antilhas inválido de refugiados de guerra e o médico Juvenal Urbino, retornando da casa de seu amigo, o suicídio, em sua tentativa de recuperar um papagaio fugido, refugiando-se no pátio do seu punho, caindo do topo e é morto. "Só Deus sabe o quanto eu te amei", tem pouco tempo para dizer a Fermina Daza, sua esposa, o mesmo que um pouco mais tarde, Florentino Ariza, dentre os presentes no velório, dirá: "Fermina: esperei este momento por mais de meio século, para repetir mais uma vez meu juramento de lealdade eterna e meu amor para sempre".
Este é um domingo de Pentecostes, na década de 1930, uma cidade colombiana na costa do Caribe que, devido à sua proximidade com a foz do Rio Magdalena, pode supor que é inspirada em Barranquilla; cada vez que nós não recuperará até ter lido três cem longas páginas deste romance que atinge a quinhentos.
Trezentas páginas por meio do qual estamos testemunhando, em grande parte, à "educação sentimental" de florentino, no amor, quando ainda era um adolescente, Fermina daza, que atravessa mal a palavra, mas sim mantém uma correspondência muito grande e apaixonada. At a volta de uma viagem pelo interior, Fermina Daza por seu pai (que quer tirá-lo de seu amante) de impostos, ele percebe de repente que Florentino Ariza não é o homem que pode fazê-la feliz e rejeita-o, casando com o doutor Urbino, que se recusou a princípio. Embora relativamente feliz, Fermina Daza vai logo perceber seu erro; Rejeitou o homem que queria e transportadas por um destino estrangeiro, emitiu-se você não quer.

Gabriel García Márquez
Enquanto isso acontece, cólera se enfurece e as guerras entre liberais e conservadores, ocorrem sem comprometer a vida nesta cidade do Caribe também. Florentino Ariza, apesar de continuar querendo Fermina, movimentos de mulher em mulher, aventura em aventura, na época em que postos de trabalho na empresa familiar da Hidrovia, que acabam por ser Presidente.
Urbino morto, e novamente rejeitada por Fermina, Florentino Ariza será novamente, como fez na adolescência, para escrever, para conquistar, pouco a pouco, com sua mulher apaixonada do verbo, que primeiro aceita sua amizade e seguir viagem pelo rio Magdalena em um dos navios da empresa, não sabendo até o último momento, Florentino para acompanhá-la.
O rio Magdalena onde esses idosos, que já passam dos anos setenta, serão entregue ao seu amor, será tão apaixonadamente que, para se livrar das testemunhas e permanecer sozinho no barco, Florentino fará na viagem de volta estava voando a bandeira amarela de cólera e, uma vez chegou até a foz e, portanto, para a cidade retornar para subir o rio; morto, devido à excessiva exploração madeireira da floresta tropical, um bolinho pelo qual organismos inferiores, um tiro na nuca do pescoço, ou vítimas de cólera, desde os tempos de cólera não tem ficou para trás, apesar das autoridades de saúde do outro lado. Nem tem ficado para trás amor, desde que o amor é amor "a qualquer momento e em qualquer lugar, mas muito mais denso as abordagens mais morte".
Com visões de morte, que não conseguem superar o amor, tal como começou esta novela que atravessam muitos personagens que arrebatou seu protagonismo ao par de amantes, que, só com Urbino, compartilham a qualquer momento. Muito mais linear que outros do mesmo autor, poesia não nasce desses elementos mágicos para que ambos estamos acostumaram García Márquez, embora também faltando alguns (boneca preta que aumenta de tamanho, Florentino comendo rosas), mas na força do seu tópico: amor, construção absoluta de ator, embrulhada, às vezes por um cenário muito mais mágico, como pode ser mais surpreendentes e estranhos acontecimentos e outros fenômenos.

ESTRANHOS PEREGRINOS

Publicado em 1992, esta coleção de histórias do escritor colombiano Gabriel García Márquez tinha uma estranha gênese: foram inspirados por um sonho que você teve quando ele estava morando em Barcelona. "Sonhei que você no meu próprio funeral, a pé, caminhando entre um grupo de amigos... solene de vestidos, de luto" tem o autor.
Felizmente para os leitores, não foi um sonho premonitório. Mas se essa aura de profunda melancolia que permeia os mundos de Garcia Marquez e que é tão exatamente incorporados no primeiro dos contos, boa viagem, Senhor Presidente, cuja atmosfera de ternura envolve a solidão de um antigo governante do Caribe que retornou a Genebra para buscar uma solução médica para as dores que anunciaram. Eles só te dar um diagnóstico e senta-se nas margens do Lago ("sempre a pensar em morte, quando ele começou o Outono") até aterido, refugia-se no refeitório onde um quarteto interpreta um Mozart premonitório.
Lá, tomar um café, saltando de prescrições médicas e saída de sl, descobre que alguém te segue. Chama-lhe: um driver para ambulâncias do hospital onde ele visitou um compatriota, Homer King da casa, é. Eles comem juntos e, na próxima quinta, Homer convida o Presidente para jantar na casa dela.
A situação económica de Homer e Lazara, sua esposa, é precária. Eles pensaram que eles pudessem obter alguns fora do seu relacionamento, mas, em última análise, eles serão aqueles que ajudam o Presidente idoso. Quando ele sair do hospital, já operado, eles recolhem em casa e cuidar dele alguns meses até que finalmente, mais ou menos restaurado, mudou-se para Marselha para mandar de volta para o Caribe.
Histórias que todos eles são independentes, siga, mas forma uma unidade com base na estrutura, ritmo, estilo e o caráter de alguns dos personagens, através de que insinuada o desenvolvimento profundo de cada história. O Papai Noel, um pai tenta o Papa para santificar sua filha e trajina seu corpo, que é preservado milagrosamente incorrupto por Roma. O cadáver aterroriza uma prostituta e a dona da casa, que é tomada pelo espírito da amante de um oficial alemão. Ninguém acredita no prodígio, exceto o cineasta Zavattini, que pensa que o assunto daria para fazer um grande filme, mas deve enfrentar a resistência dos assistentes e dos produtores: "É o que mais me irrita com os stalinistas, que não acreditam na realidade". Mas os stalinistas não são os únicos. Margarito Duarte, pai, consumiu sua vida em Roma, chegando para assistir a morte de cinco papas, enquanto nenhum de eles nem suas promessas vazias tornará possível que o Vaticano aceite para canonizar a garota morta.
O avião da bela adormecida, o enigmático Frau Frida vive em Viena do seu ofício original, alugado pelo sonho, e quando ela e o Pablo Neruda coincidem em Barcelona, os dois sonham uns aos outros com a outra. Essa característica tão própria objecto de Garcia Marquez, para mergulhar a mente além dos limites habituais da consciência e o inconsciente, caracteriza-se também de "Só vim falar ao telefone", uma história dramática em que o protagonista de menina, Maria, entra em um hospital psiquiátrico para falar no telefone e kafkianamente, realiza-se ali.
Característica comum, também, de todas as histórias que se reuniram nestes peregrinos estranhos é a sua perspectiva única, uma maneira peculiar de olhar para isso, o mesmo que o autor, faz com que o leitor perguntar onde a vida acaba e onde começa a imaginação. Mas este limite incerto entre realidade e ficção, em que García Márquez vai, o leitor, mais uma vez, é seduzido por sua maestria narrativa.

MEMÓRIAS DE MINHAS PUTAS MELANCÓLICAS

Estas memórias de minhas putas melancolia (2004), Gabriel García Márquez conta a história de uma jornalista de longa data que, aos 90, decide celebrar seu aniversário com uma menina virgem de 14 anos. Para obtê-lo recorreu ao seu velho conhecido, Rosa Cabarcas, dona de um bordel freqüentado por muitos anos.
Alguns dias, ficar com a garota. Na primeira reunião, Delgadina está sedada pela parteira, para perder o medo. Então, o velho encontra dormindo e é dedicado a contemplá-lo.
A peculiar relação dura um ano e vai fazer-te lembrar o passado, a carreira de jornalista, o amor da música, livros favoritos e sabor para a merda. Além disso, como alguém que ama, você aumentará sua atividade para lisonjeá-la; com essas influências, motivações e um novo amor, que dará significado ao final da sua existência, podem enfrentar o inevitável.
O livro aborda, então, o amor peculiar de um velho. Em uma certa idade, a força está esgotada você. No entanto, não há emoção no coração. Naquela época, o velho procura ter um relacionamento e ao fazê-lo percebe que amor não passa, como muitos homens acreditam que, somente por relação sexual, mas também pode ocorrer através da carícia, contemplação e silêncio. O novo formulário permite que você admire a beleza irresistível do outro, ou seja, a magnificência da própria vida no Reino da imaginação. Jornalista de longa data diz: "que noite, descobriu o prazer que é improvável que veja o corpo de uma mulher dormindo sem as restrições de tamancos desejo ou vergonha". O fascínio para o amado, move-se para o velho, cheio de fantasias e permite que você esconda o medo da morte, bem como rosto da decrepitude.
História recorda, por sua brevidade e o enredo intenso, o Coronelé quem escreve. Natureza realista, a remoção de "realismo mágico" é total. O resultado é um direto, íntimo e, claro, triste história.

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