AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

HÁ UM TESOURO DEBAIXO DE CADA AUTOMÓVEL


Roubar automóveis está passando da moda, tanto nos Estados Unidos como em alguns países europeus. Sobretudo quando você tem acesso fácil a uma peça que fica debaixo do veículo. Em seu interior há um metal mais valioso que o ouro chamado paládio. Os preços deste elemento dispararam, e com eles a atividade de criminosos especialmente atentos.

Há um tesouro oculto debaixo de seu carro, e está desatando uma nova onda de roubos
O Paládio é um dos materiais empregados na fabricação de catalisadores para motores automotivos. O catalisador ou conversor catalítico é, em essência, um filtro para reduzir as emissões de substâncias poluentes. Os gases do motor passam pelo catalisador antes de sair pelo cano de escape. No interior deste componente há uma malha cerâmica revestida de metais nobres como o Ródio, a Platina ou o Paládio que se encarregam de acelerar as reações químicas de oxidação dos hidrocarbonetos e o monóxido de carbono.

Um catalisador pode custar entre 300 e 800 reais para carros mil, mas dependendo do modelo do veículo e seu tamanho, podem custam uma verdadeira fortuna. Até faz bem pouco tempo, o Paládio não era um metal extraordinariamente caro, mas seu preço disparou nos últimos anos, devido ao escândalo de emissões da Volkswagen e outras companhias na fabricação de veículos diesel.
Há um tesouro oculto debaixo de seu carro, e está desatando uma nova onda de roubos
Foi assim que os principais mercados de metais viram o preço deste metal disparar até atingir o status de metal precioso, mais valioso que o ouro. No momento que escrevo este artigo, a grama de Paládio está avaliada em 158 reais, contra 154 do ouro. Se alguém conseguir reunir um quilo terá uma pequena fortuna nas mãos.

Quanto Paládio há em um catalisador? Depende da marca e modelo de veículo. Os carros normais têm entre 5 e 8 gramas deste metal. Os SUVs e camionetes podem atingir 25 gramas. Possivelmente os ladrões nem saibam como extrair o metal, mas se conhecerem um sucateiro sem escrúpulos podem vender toda a peça por um bom preço .

Extrair o metal do catalisador e refiná-lo não é coisa simples, mas se os preços seguirem ma ascendência será questão de tempo que vão aprender a fazê-lo em vez de roubar todo o carro.


https://www.mdig.com.br/

Sem comentários: