O PCP valoriza a visita do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping e sublinha que a defesa do desenvolvimento de relações de amizade, paz e cooperação com todos os povos do mundo é um princípio fundamental da política externa de Portugal que a Constituição da República Portuguesa consagra. O desenvolvimento de tais relações com um País como a República Popular da China é um acontecimento importante que o PCP sauda.
A diversificação das relações externas de Portugal e a ruptura com o seu afunilamento nomeadamente face à União Europeia, é uma componente necessária de uma política de soberania e independênca nacional.
Relações económicas mutuamente vantajosas, que contribuam efectivamente para o desenvolvimento do País, são bem vindas com a República Popular da China como com todos os países do mundo.
É com este espírito e lembrando as relações históricas entre os povos português e chinês que permitiram a justa solução da questão de Macau com a sua integração pacífica na República Popular da China que formulamos os melhores votos ao ulterior desenvolvimento das relações políticas, económicas e culturais entre os dois países, no respeito pelos princípios de igualdade, soberania e reciprocidade de vantagens, no interesse dos respectivos povos e países e da cooperação e paz mundial.
www.pcp.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário