Toda a gente já viu o que representou esta dupla surgida por volta dos anos 1932,pois ganhou fama,foi tocar a Castelo Branco,como testemunhou Eugénia Lima, com oito anos,em Portimão como testemunhou João Cesar, que tinha arte,cada um com a sua,nem José Ferreiro Pai copiava José Ferreiro Filho, nem o filho copiava José Ferreiro Pai, conforme testemunhou João Barra Bexiga.Portanto isto é sólido.A razão do projecto Nexe terra do acordeon,que contemplou numa 1ºfase João Barra Bexiga, José Ferreiro Pai e José Ferreiro Filho,António Madeirinha e Daniel Rato,está concluída.A apresentação das suas obras na Sociedade Recreativa Bordeirense, a Gala feita no Teatro das Figuras, o CD das suas obras gravadas por variados acordeornistas e da edição de um livro com as suas pautas.O livro das obras de José Ferreiro Pai e Filho, tem cerca de 83 obras, o do João Barra Bexiga tem 200, os outros não sei, mas dos Ferreiros, está entre elas a Alma Algarvia", que não precisa de apresentação.
Mas voltando ao assunto das composições,tanto José Ferreiro (Pai), como José Ferreiro (Filho), não zelaram pelo seu património musical, pois mais de metade perdeu-se, era a própria Sociedade de Autores, que apontava numa pauta, duas ou três linhas de música, que eles ouviam pela rádio, para efeitos de direitos de atores.José Ferreiro (Filho), ía lá pedia a pauta e depois não a levava, como por exemplo:Passo Doble"A Caminho de Sevilha"Tenho uma pauta,com duas linhas.O princípio e o Fim, feito pela SPA,tango "Amo-te",Sem pauta,Mocidade Louletana,tem uma pauta de três linhas,Corridinho da Lagoa, sem pauta, eles compunham tantas composisões que nem tiveram essa preocupação.José Ferreiro (Pai), também aparece pautas com uma ou duas linhas,exemplo:Como se passa o Tempo-corridinho,uma linha e meia,És Lindo Algarve,uma linha e meia,Festa Alegre,uma linha e meia.Aquelas que se conseguiu arranjar, penso que já foi bom, portanto as pautas encontradas, são apenas uma amostra,penso .Mas meus senhores leitores, está longe de refletir a realidade.Ainda Não vi o livro, mas a verdade é que o seu património é tão extenso, que não dá para explicar e eles não pensaram nisso.Portanto as pautas que estão lá, foi o que se conseguiu arranjar.
Se disserem que dentro das duplas de acordeonistas, não havia mais?
Houve é público.João Bexiga e João Bexiga Filho.Mas foi uma dupla pequena, pois ele mesmo contou, quando acompanhava o pai aos bailes, o público pedia-lhe para levar o puto.Traga lá o puto.Mas o puto a dada altura, começou a ir só, aqui a dupla acabou,conforme João Barra Bexiga disse numa entrevista na sua simplidade, que começou por acompanhar o pai aos bailes.Quem tiver memória de elefante há-de lembrar-se que o João Barra Bexiga, ainda apareceu na Sociedade Recreativa Bordeirense, com o nome de João Bexiga filho, pelo menos eu já vi o prospecto..Sim porque o nosso amigo David Encarnação,quando falou comigo por mensagens e se enteirou quem era o José da Palma Vargues,soube que eu era o Zézinho .Na escola descarregava na aula a História de Portugal,sem falhar uma vírgula,depois de levar uma reguada da professora, que vinha de motorizada de Faro, que me fez desmaiar.Quem presensiou, foi a Maria dos Santos, o José Maria Belxior, a Maria Cecília, a Cândida,etc.
Mas as duplas de acordeonistas, a de José Ferreiro Pai e José Ferreiro Filho, tinha uma cabeça,que controlava,era o José Ferreiro (Pai),mas este precisava de um motor novo,era o filho que o puxava para as gravações,tanto assim que ele gravou só, muitas músicas ,como o corridinho "Amendoeiras e a Marcha "Rite-para Mim", que o meu primo Baltazar Guerreiro, fez o favor de tornar público, mas houve mais, não aparecem, mas houve mais e a história está mal contada, o filho empurrou o pai para as gravações, que os tornaram conhecidos em Portugal e no mundo e quando eram ouvidos no rádio, as Empresas de Espectáculos chamava-os.É o que fazem os artistas de hoje, portanto isto representa que eles estavam adiantados para a época.Isto era o tal motor que foi o José Ferreiro Filho.Foi o pai que mandou o acordeão para a Eugénia Lima, mas foi o filho, que a foi buscar a Lisboa, e a Eugénia Lima quando chegou, disse para o José Ferreiro ficar em casa, que eu faço isso sózinha.Muito bem D.Eugénia, isso é que é ter cabeça.Ela contou-me em 2013, ao telefone.Ficou muito agradecida comigo,pelos vídeos que eu tenho posto.Contei-lhe de alguma reação adversa de algum acordeonista e ela disse-me , pois eu estou-lhe muito agradecida.Aqui fica este registo.
Isto tem a finalidade de corrigir o anúncio da Gala de Homenagem a José Ferreiro Pai e José Ferreiro Filho, que dizia, que josé Ferrreiro Filho, tinha gravado sómente em duo com o pai.Não houve o desmentido.Por acaso eu já tinha enviado ao Sr. Nelson Conceição duas gravações de José Ferreiro Filho, feitas em 78 rotações, com a marcha Maria Antonieta, minha irmã,nascida em 1948 e o vira Mocidade, podia ter sido desmentido, mas enfim, era o gasto de dinheiro e não havia nescessidade.Mas o público ficava mal informado e para mim isso é um era um erro crasso.A explicação está dada.Mas agora quem ler esta informação, pode dizer.Ah mas eu tentei corrigir, pois bem venha essa explicação, pois foi um erro que leva as pessoas a tirar conclusões completamente contrárias, áquilo que se pretende, é corrigir a história.Se o genro de José Ferreiro Pai, escreveu que ele tinha gravado as "Rosas do Algarve", as Flores do Sul", etc, e não pôs que foi o Duo, pois bem, agora já sabem que essa ideia foi um erro crasso.
Voltando às duplas de acordeonistas, a de José Ferreiro (Pai) e José Ferreiro (Filho), começou em pleno no ano 1932, quando se apresentaram em público em Castelo Branco, cimentou-se nas duas Orquestras Típicas Algarvias e nas gravações, até finais da década quarenta.
João Bexiga e João Bexiga Filho, começou na aprendizagem de João Bexiga Filho,porque como é sabido João Bexiga apresentou-se no cine de Faro em 1925,num concurso que reuniu os melhores acordeonistas da época, ao lado de José Ferreiro e do Céguinho da Luz,António Madeirinha, etc, foi efetivamente compositor, tendo o Helder Barracosa gravado no seu CD, uma sua composição.Portanto a dupla durou nesse periodo, se eles atuaram juntos como profissionais não sei .Seria bom que se fizesse um estudo apurado e se João Bexiga não deveria também ser considerado neste ciclo de homenagens e perservação da sua obra.


3 comentários:
Sobre a vossa mensagem, de alguém retirar da internete algumas,por mim tudo bem, pois creio que fazem um bom trabalho de divulgação.
Cumprimentos e continuem
José Vargues
Sobre a vossa mensagem, de alguém retirar da internete algumas,por mim tudo bem, pois creio que fazem um bom trabalho de divulgação.
Cumprimentos e continuem
José Vargues
eu é que agradeço o excelente trabalho. Obrigado
Enviar um comentário