AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 19 de setembro de 2015

O sistema capitalista já não está baseado em coisa nenhuma


.







 





No dia 24 de Agosto deste ano, os mercados accionistas perderam cerca de 10 mil milhões de dólares, leu bem são 10 000 000 000 000 dólares.

Como é que é possível perder 10 mil milhões de dólares de "riqueza" a nível mundial num só dia?




Simplesmente porque essa "riqueza" nunca existiu.


O sistema capitalista tornou-se num jogo irracional que à muito tempo não é baseado em qualquer valor real. Um jogo de casino em que milhões de dólares mudam de mão diariamente, de modo electrónico, com simples apostas de mercado.


O valor real do carvão, aço, trigo,.. já não representa a produção real em si, mas o que a especulação dos mercados acha que representam. Não existe paridade real entre o custo de produção e o seu valor bolsista.


Este simples facto demonstra a irracionalidade e futura falência do sistema capitalista actual.








A culpa foi, desta vez, foi apontada ao mercado chinês, em grande medida fruto de uma bolha imobiliária insustentável.


Mas é esquecer que o mercado ocidental, artificialmente mantido, como o americano à custa do seu aumento de dívida, também jogou com esse mercado chinês para fazer lucros bolsistas.


Muitos vão dizer que é normal existirem crash na economia capitalista, que esses fazem parte do sistema e até são saudáveis porque eliminam as empresas menos produtivas e estimulam novas formas produtivas.


É esquecer que crash após crash são sempre os mesmos que perdem, justamente aquele que produzem e não podem jogar estes jogos de computadores. 


Por isso é que a maioria dos agentes produtivos (os que trabalham) estão com um rendimento (real) inferior aos anos 60.



octopedia.blogspot.pt

Sem comentários: