Após a Direção-Geral de Saúde ter detetado três casos de botulismo, as autoridades de sáude decidiram retirar do mercado todos os produtos fumados com a marca Origem TransmontanLO
Depois de ter subido para três o número de doentes hospitalizados com sintomas confirmados de botulismo alimentar, as autoridades de saúde optaram por retirar de circulação, no passado sábado, todos os produtos à base de carne e queijos da marca “Origem Transmontana”.
Os três casos foram todos detetados no decurso do mês de setembro, surto superior ao registado ao longo de todo o ano de 2013 e 2012, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O botulismo alimentar é uma doença grave, de evolução aguda, com sintomas digestivos e neurológicos, contraída através da ingestão de diversos tipos de alimentos que contenham toxinas formadas pelo clostridium botulinum no próprio alimento.
De acordo com a Lusa, as autoridades de saúde na sequência da investigação epidemiológica em curso apuraram, há dois dias, que a origem do surto está associada ao consumo de alheiras, razão pela qual foi interditada a comercialização de produtos alimentares fumados com denominação transmontana.
Para defesa dos consumidores, as autoridades de sáude decidiram ainda informar a população para que todos os produtos da marca “Origem Transmontana” não sejam ingeridos por prevenção.
Em 2013 registaram-se em portugal dois casos de botulismo, tantos como no ano anterior e mais um do que em 2011, todos associados ao consumo de fumados caseiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário