AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

VÍDEO - VEJA AQUI ESTE TIPO DE PAVIMENTO POROSO QUE É SUPER EM ABSORVER A ÀGUA

Novo concreto poroso suga centenas de litros de água em segundos
O Topmix permeável é um novo tipo de concreto super-absorvente projetado para absorver cerca de 3.500 litros de água em apenas um minuto! Ruas pavimentadas com esse material dificilmente inundariam durante as tempestades. Lafarge Tarmac, a empresa inglesa que desenvolveu a tecnologia, diz que ela pode ajudar a combater enchentes em áreas urbanas, acabar com acidentes por aquaplanagens e também pode reduzir o aquecimento da pista em temperaturas altas.

A tecnologia não se resume apenas ao concreto poroso -como o título pode suscitar-, senão que conta com camadas extras abaixo do piso formando canais de drenagem que funcionam como piscinões:

"Durante estes períodos de tempestades, esta característica pode ajudar a retardar a descarga das águas da superfície para os cursos de água e sistemas de drenagem, reduzindo o risco de sobrecarregar os sistemas e causar enchentes", revela a empresa. Ademais a água armazenada dentro dos canais, logo após a passagem das fortes chuvas de verão, evapora criando um efeito de arrefecimento e reduzindo a temperatura da superfície.

O próprio conceito de permeabilidade no concreto não é novo e já foi usado por pelo menos 60 anos debaixo da pavimentação para ajudar na drenagem, mas a empresa afirma que eles melhoraram a tecnologia para que possa ser usado como uma superfície superior capaz de suportar o peso deveículos pesados. O sistema, dizem eles, é ideal para grandes áreas de concreto, onde a água pode ser um problema, como parques de estacionamento ou calçadas. Não é adequado para uso em áreas com temperaturas extremamente baixas, porém, porque o concreto poderia ser danificado quando a água congela sob ele.

VÍDEO


http://www.mdig.com.br

Sem comentários: