É NESTA ALTURA QUE O CUCO SE OUVE AQUI NA MINHA ALDEIA E POR ISSO LEMBROU-ME DE VOS MOSTRAR ESTA HISTÓRIA QUE METE O CUCO, O PICA PAU, E O RELÓGIO
António Garrochinho
Pica Pau – Festival de Cucos
No episódio Festival de Cucos, do desenho animado Pica Pau, é mostrado um homem claramente alemão que fabrica relógios cuco em uma casa no meio de uma floresta, que seria então a Floresta Negra.
No desenho o homem sai em busca de um cuco novo para seu relógio cuco recém fabricado, e Pica Pau entra em cena para atormentar o homem, Pica Pau é capturado e colocado dentro do relógio cuco, mas ainda assim não deixa o homem em paz.
Cuco-canoro
O cuco (Cuculus canorus) é um pássaro pertencente à ordem Cuculiformes que possui apenas uma família, a família Cuculidae. Podem alcançar 34 cm de comprimento e 60 cm de envergadura, pesando cerca de 100g.
Os cucos possuem um canto muitas vezes repetido podendo ser ouvido a 1km de distância. Fora da época do acasalamento, o cuco leva uma vida solitária.
A semelhança com o gavião faz com que os pardais e outros pequenos pássaros fujam de seus ninhos quando um cuco se aproxima. Com os pássaros longe dos ninhos, a fêmea do cuco rapidamente retira um dos ovos do ninho alheio e coloca um dos seus no lugar.
O ovo do cuco é da mesma cor e quase do mesmo tamanho dos ovos dos pássaros hospedeiros, aumentando a possibilidade da “mãe adotiva” não perceber a tramóia, cuidando dele com todo o carinho.
Com apenas 3 semanas de vida, o cuco já ocupa o ninho inteiro forcando-o a ajeita-se num galho qualquer. E ainda assim a “mãe adotiva” continua alimentando o cuco sem perceber nada.
Com apenas 3 semanas de vida, o cuco já ocupa o ninho inteiro forcando-o a ajeita-se num galho qualquer. E ainda assim a “mãe adotiva” continua alimentando o cuco sem perceber nada.
A história do Relógio de cuco
O relógio cuco surgiu no século XVII sendo feitos de madeira e com apenas o ponteiro das horas. Os relógios cuco eram feitos pelos camponeses como renda extra. A princípio os relógios eram usados apenas para decoração, mas com o tempo começaram a aparecer relojoeiros especializados, e a técnica foi melhorada com a contribuição de carpinteiros.
A partir do século XVIII a produção ganhou uma maior proporção e os relógios ganharam diferentes formas, foram ficando mais redondos, entalhados e pintados artesanalmente. Nesta época o suíço Franz Ketterer criou um relógio que reproduzia o canto dos pássaros através de pequenas flautas que funcionavam com foles. Até o momento não era o canto do cuco que aparecia a cada hora através da porta, o canto do cuco só começou a ser usado no século XIX.
Existe uma lenda em torno do Relógio Cuco, essa lenda conta uma história de como o pássaro Cuco foi parar dentro do relógio. Mas os fatos contidos nessa lenda não condizem com as características naturais do Cuco descritas acima. Você pode conferir a lenda logo abaixo.
A lenda do Relógio cuco
Há muitos anos atrás na Floresta Negra, havia um cuco muito alegre, inteligente e amigo de todos os animais. Estava sempre no alto dos pinheiros atento a tudo o que se passava na floresta. Sempre que algo, ou alguém tentasse apanhar algum animal desprevenido, o cuco cantava muito alto para avisar. Quem não gostava nada disso era a bruxa da Floresta, que muitas vezes, procurava animais para sacrifícios em seus cultos.
Um dia a bruxa conseguiu, através do uso de feitiçaria, capturar o cuco, que aprisionou dentro de um relógio, por toda a eternidade. Mas, devido à feitiçaria que a bruxa usou, o cuco ficou imbuído de poderes mágicos, que lhe permitiam ver toda a floresta, mesmo estando dentro do relógio. Sempre que a bruxa saía para procurar animais para sacrificar, ele abria uma janela do relógio, e saía para cantar alto e avisar toda a Floresta.
Assim, o cuco se manteve aprisionado no relógio por toda a eternidade cantando sempre que algo fosse acontecer.
www.animasan.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário