AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

JÁ OUVIRAM CANTAR O CUCO ? É NESTA ÉPOCA DA PÁSCOA QUE ELE SE OUVE, NÃO SE ESQUEÇAM DE SE DEITAR NO SOLO E REBOLARAM-SE...DÁ SORTE !

AQUI PELA MINHA TERRA ERA COSTUME OS ANTIGOS DIZEREM AOS MAIS NOVOS QUE AO OUVIREM O CUCO CANTAR SE "ESPOJÁSSEM" (REBOLASSEM NA TERRA) COMO OS BURROS. CLARO QUE ERA UMA BRINCADEIRA COM QUE ELES SE FARTAVAM DE RIR AO VER AS CRIANÇAS CHEGAREM A CASA TODAS SUJAS COM OS PAIS A RALHAREM E A PERGUNTAREM O QUE TINHA ACONTECIDO.

É NESTA ALTURA QUE O CUCO SE OUVE AQUI NA MINHA ALDEIA E POR ISSO LEMBROU-ME DE VOS MOSTRAR ESTA HISTÓRIA QUE METE O CUCO, O PICA PAU, E O RELÓGIO

António Garrochinho



Pica Pau – Festival de Cucos

No episódio Festival de Cucos, do desenho animado Pica Pau, é mostrado um homem claramente alemão que fabrica relógios cuco em uma casa no meio de uma floresta, que seria então a Floresta Negra.
No desenho o homem sai em busca de um cuco novo para seu relógio cuco recém fabricado, e Pica Pau entra em cena para atormentar o homem, Pica Pau é capturado e colocado dentro do relógio cuco, mas ainda assim não deixa o homem em paz.
Conheça um pouco da história do pássaro cuco.

Cuco-canoro

O cuco (Cuculus canorus) é um pássaro pertencente à ordem Cuculiformes que possui apenas uma família, a família Cuculidae. Podem alcançar 34 cm de comprimento e 60 cm de envergadura, pesando cerca de 100g.
Os cucos possuem um canto muitas vezes repetido podendo ser ouvido a 1km de distância. Fora da época do acasalamento, o cuco leva uma vida solitária.
A semelhança com o gavião faz com que os pardais e outros pequenos pássaros fujam de seus ninhos quando um cuco se aproxima. Com os pássaros longe dos ninhos, a fêmea do cuco rapidamente retira um dos ovos do ninho alheio e coloca um dos seus no lugar.
O ovo do pássaro hospedeiro requer de treze a quinze dias de incubação, já o ovo do cuco apenas doze. Assim, o filhote de cuco é o primeiro a nascer, e logo após o seu nascimento vendo os ovos do lado, o cuco erguendo-os nas costas com o auxilio das asas, simplesmente os joga para fora do ninho. E caso já tenham chocado, ele joga os filhotes vivos.

O ovo do cuco é da mesma cor e quase do mesmo tamanho dos ovos dos pássaros hospedeiros, aumentando a possibilidade da “mãe adotiva” não perceber a tramóia, cuidando dele com todo o carinho.
Com apenas 3 semanas de vida, o cuco já ocupa o ninho inteiro forcando-o a ajeita-se num galho qualquer. E ainda assim a “mãe adotiva” continua alimentando o cuco sem perceber nada.
Filhote de Cuco e sua mãe adotiva
Filhote de Cuco e sua mãe adotiva

Mas existem pássaros que já sacaram essa tramóia toda de pássaros como o cuco, e desenvolveram maneiras de identificar seus filhotes. Esse é o caso da espécie Malurus cyaneus, que são conhecidos na natureza por usarem uma senha para impedir que outros pássaros invadam seu ninho. Uma semana antes dos ovos chocarem, a mãe começa a cantar para eles. A música escolhida funciona como uma espécie de senha que os filhotes precisam reproduzir para que sejam alimentados, caso contrario, eles morrem de fome, e mesmo que os cucos tentem reproduzir o sons, nunca sai da mesma forma. Com essa especie os cucos não tem vez.
Malurus_cyaneus
Malurus Cyaneus macho


A história do Relógio de cuco

O relógio cuco surgiu no século XVII sendo feitos de madeira e com apenas o ponteiro das horas. Os relógios cuco eram feitos pelos camponeses como renda extra. A princípio os relógios eram usados apenas para decoração, mas com o tempo começaram a aparecer relojoeiros especializados, e a técnica foi melhorada com a contribuição de carpinteiros.
A partir do século XVIII a produção ganhou uma maior proporção e os relógios ganharam diferentes formas, foram ficando mais redondos, entalhados e pintados artesanalmente. Nesta época o suíço Franz Ketterer criou um relógio que reproduzia o canto dos pássaros através de pequenas flautas que funcionavam com foles. Até o momento não era o canto do cuco que aparecia a cada hora através da porta, o canto do cuco só começou a ser usado no século XIX.
Graças ao sucesso mundial a produção se expandiu, e em 1850 foi criada a escola de criação de relógios, dois anos mais tarde foi criado o Museu dos Relógios na cidadede Furtwangen na Alemanha, mais precisamente em uma região chamada Floresta Negra. No Museu estão reunidos quase oito mil modelos. Essa região tem tradição na produção de relógios cuco e de outros tipos, por isso o Museu encontra-se ali. Lá podem ser vistos modelos de relógios que são uma verdadeira obra de arte, construídos em diversos lugares do mundo e em várias épocas. Mas um dos destaques é um relógio feito por um monje beneditano da Abadia de São Pedro, que fica na própria região da Floresta Negra, denominado relógio astronômico construído em 1787, o aparelho indica as horas e também a posição do sol e da lua.

2011-08-07-Furtwangen-Uhrenmuseum-011
O relógio astronômico de Thaddäus Rindeler

Existe uma lenda em torno do Relógio Cuco, essa lenda conta uma história de como o pássaro Cuco foi parar dentro do relógio. Mas os fatos contidos nessa lenda não condizem com as características naturais do Cuco descritas acima. Você pode conferir a lenda logo abaixo.

A lenda do Relógio cuco

Há muitos anos atrás na Floresta Negra, havia um cuco muito alegre, inteligente e amigo de todos os animais. Estava sempre no alto dos pinheiros atento a tudo o que se passava na floresta. Sempre que algo, ou alguém tentasse apanhar algum animal desprevenido, o cuco cantava muito alto para avisar. Quem não gostava nada disso era a bruxa da Floresta, que muitas vezes, procurava animais para sacrifícios em seus cultos.
Um dia a bruxa conseguiu, através do uso de feitiçaria, capturar o cuco, que aprisionou dentro de um relógio, por toda a eternidade. Mas, devido à feitiçaria que a bruxa usou, o cuco ficou imbuído de poderes mágicos, que lhe permitiam ver toda a floresta, mesmo estando dentro do relógio. Sempre que a bruxa saía para procurar animais para sacrificar, ele abria uma janela do relógio, e saía para cantar alto e avisar toda a Floresta.
Assim, o cuco se manteve aprisionado no relógio por toda a eternidade cantando sempre que algo fosse acontecer.

www.animasan.com.br

Sem comentários: