AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

VEJA COMO A CABEÇA DECEPADA DESTE PEIXE LOBO MORDE UMA LATA DE COCA COLA





Recentemente, um vídeo de um peixe grande e cheio de dentes mordendo uma lata de Coca-Cola se tornou viral, principalmente devido ao fato de ser uma cabeça decapitada. Quando a lata é forçada na mandíbula do peixe morto, ele morde com força. O vídeo foi originalmente publicado no YouTube em janeiro, mas foi compartilhado recentemente no canal WTF do Reddit e seu remetente diz que a espécie é uma enguia-lobo (Anarrhichthys ocellatus), um peixe que não é nem lobo nem enguia.

Na verdade é uma espécie de lobo-marinho, uma família de aparência melancólica que recebe vários nomes por seus dentes afiados parecidos com lobos. No entanto, as espécie no vídeo é na verdade um tipo diferente de lobo-marinho, conhecido como peixe-lobo-malhado (Anarhichas minor), encontrado nos oceanos Atlântico Norte e Ártico e pode atingir quase 2 metros de comprimento. Come crustáceos, moluscos, peixes menores e vermes.

VÍDEO

Estes peixes têm um notável reflexo de mordida que é bem conhecido pelos pescadores. Assim, quando, por exemplo, o conteúdo de uma rede de arrasto de fundo é jogado no convés de uma traineira e os pescadores ficam até os joelhos entre várias espécies de peixes, trabalhando na triagem e separação, uma rotina frequentemente usada é enfiar um cabo de vassoura na boca do peixe-lobo perdido no meio da captura, para que ninguém se machuque acidentalmente ao enfiar uma mão ou um pé nas mandíbulas abertas.

o que acontece ali é um reflexo neuromuscular dos receptores na mandíbula que, se registam algo (uma presa, normalmente) na boca, a mandíbula está programada para morder. Ao detectar algo na boca, os nervos sensoriais enviam sinais para o cérebro, que então envia mais sinais nervosos para os músculos da mandíbula, pedindo-lhes que contraiam. A razão pela qual esse reflexo pode persistir após a decapitação é porque são espécies de água fria, e a temperatura fria permite que tecidos como cérebro, nervos e músculos permaneçam vivos por mais tempo.


www.mdig.com.br

Sem comentários: