www.sabado.pt
A deputada eleita pelo Livre Joacine Katar Moreira absteve-se de votar num voto de "condenação da nova agressão israelita a Gaza e da declaração da Administração Trump sobre os colonatos israelitas" apresentado pelo PCP (Voto n.º 54/XIV/1.ª). Esta abstenção mereceu um comunicado de crítica por parte do Grupo de Contacto do LIVRE que escreve: "O texto apresentado pelo PCP colhe uma posição favorável por parte da direção do partido Livre".
Num comunicado partilhado no site do Livre, a direção afirma que "a posição do LIVRE sobre a Palestina é clara desde a fundação do partido: pela autonomia do território e pelo reconhecimento do Estado da Palestina".
O Livre defende que a "União Europeia, à semelhança do que já foi feito por uma boa parte da comunidade internacional, reconheça finalmente o Estado da Palestina. No entanto, caso esse reconhecimento continue a ser protelado, achamos que Portugal deve avançar em nome próprio e reconhecer a Palestina como um Estado soberano".
O partido diz mesmo que apenas esse reconhecimento "pode permitir um cenário de paz e coexistência na região e condições de vida dignas para os palestinianos".
Sem comentários:
Enviar um comentário