Os violões, os baixos, as flautas, as guitarras, as harpas, os violinos, os pianos e muitos outros objetos figuram entre os instrumentos musicais mais comuns e que são utilizados em inúmeras partes do mundo.
Entretanto, em determinadas regiões, existem verdadeiras invenções de instrumentos musicais que chamam atenção graças à originalidade, irreverência ou mesmo raridade. . Hoje temos mais alguns exemplos, pois você provavelmente não conhece e nunca ouviu falar de nenhum dos objetos musicais que listamos abaixo. Confira:
1 – O Majestoso Bellowphone
VÍDEO
Leonard Solomon, também conhecido como o Dr. Seuss do mundo musical, é o criador do emaranhado de instrumentos que dão forma ao “Majestic Bellowphone”. Com um visual bastante peculiar, ele foi composto manualmente por Solomon com peças artesanais de apitos, buzinas de bicicletas, pedaços de bronze, torradeiras, entre muitos outros utensílios que ganharam novas funções aqui.
Um dos orgulhos de Solomon é que, apesar de todo o visual “esquisito” do seu equipamento musical, ele consegue reproduzir músicas clássicas de Mozart e Brahms somente com o “Majestic Bellowphone”. Solomon já fez diversas apresentações com o seu instrumento original e não parece que vai parar com as invenções inusitadas, já que está construindo versões maiores do Bellowphone.
2 – Guitarra AK-47
VÍDEO
Esse não é exatamente um instrumento novo, porém uma curiosa adaptação. Você com certeza já ouviu falar da AK-47, considerada uma das armas mais mortais do mundo. Contudo, nas mãos de César Lopez ela ganhou outro sentido – “faça música e não guerra” é o seu lema.
Lopez dedicou grande parte da sua vida para modificar armamentos e os transformá-los em instrumentos musicais. O nome do instrumento é “Escopetarra”, que une as palavras em espanhol de “escopeta” e “guitarra”. A Guitarra AK-47 foi inventada em 2003, quando Lopez participou de um protesto contra aos altos índices de violência da sua cidade natal, Bogotá, capital da Colômbia.
3 – Holophonor
VÍDEO
O clarinete espacial dos tempos futuristas da série “Futurama” ganhou uma versão “real” recentemente. Contudo, apesar de ele ser praticamente idêntico ao instrumento musical que vemos no desenho (com muitas luzes LED e bastante colorido), ele obviamente não é capaz de fazer o que o Holophonor faz de verdade no desenho: pequenas projeções de hologramas. Quem sabe um dia, não?
4 – Guitarra Pikasso
Fonte da imagem: All That is Interesting
Pablo Picasso possivelmente ficaria feliz ao se deparar com a Guitarra Pikasso, construída com base na perspectiva cubista do pintor. A responsável por tal invenção é a luthier canadense Linda Manzer, que resolveu criar o instrumento depois que o guitarrista de jazz Pat Metheny a desafiou para inventar um objeto musical com “quantas cordas fosse possível”. As 42 cordas da Guitarra Pikasso estão dispostas em quatro regiões diferentes que se entrelaçam e podem figurar em qualquer museu de arte moderna do mundo.
5 – Harpa de Laser
VÍDEO
A harpa é considerada por muitos como um instrumento bastante poético, graças à sonoridade suas notas musicais. E se você substituir as cordas desse objeto por longos e poderosos lasers que, vinculados a um som eletrónico, emitem notas muito mais fortes? É isso que o artista Jean Michel Jarre fez nos anos 80, modificando um instrumento comum e o “modernizando”. Algumas pessoas cépticas já disseram que a “Harpa de Laser” de Jarre é só uma brincadeira ensaiada e que não funciona corretamente, porém isso nunca foi comprovado.
6 – Singing Ringing Tree
VÍDEO
No interior da Inglaterra, mais especificamente na região de Penine Hills, você pode se deparar com uma construção bastante estranha em um primeiro momento: uma árvore musical. Com dezenas de tubos estrategicamente posicionados pela estrutura, é possível escutar a árvore “cantar” ao simplesmente passar perto dela.
Graças à sua localização, as correntes de ar preenchem constantemente a Singing Ringing Tree, fazendo com que a área esteja sempre repleta de sons que a própria natureza faz – e que são um tanto assustadores, já que parecem vozes que sussurram. A escultura foi desenhada em 2006 como parte de um projeto focado na regeneração da arte atual, batizado de Panopticons.
7 – Orquestra dos Vegetais
VÍDEO
O último item da lista é composto por vários instrumentos feitos inteiramente de vegetais. Já pensou em ir à apresentação de uma orquestra e se deparar com instrumentos feitos de abóbora, cenoura, berinjela, entre outras coisas do género? Esse é o projeto de um grupo de excêntricos músicos de Viena, na capital da Áustria. O resultando é bastante interessante, já que a sonoridade dos instrumentos é muito original. O grupo da Orquestra dos Vegetais já fez apresentações ao redor do mundo, desde Hong Kong até os Estados Unidos.
Quando você pensa em instrumentos musicais, quais são os primeiros a vir à sua mente? Muito provavelmente seriam objetos como violão, piano, guitarra, baixo e bateria, não é mesmo? Contudo, existem instrumentos pra lá de criativos e curiosos pelo mundo
Assim, que tal conhecer mais objetos e engenhocas estranhas capazes de produzir sons musicais? O pessoal do site TopTenz.net publicou uma lista bem interessante, e você pode conferir uma seleção desses instrumentos a seguir:
1 – Bazantar
Com 29 cordas a mais do que os contrabaixos comuns, o Bazantar realmente é um instrumento curioso. Desenvolvido por Mark Deutsch, todas essas cordas vibram em harmonia com as cinco comuns, criando a impressão que estamos ouvindo um grupo inteiro de cordas tocando ao mesmo tempo. E, se parece difícil tocar o contrabaixo convencional, imagine só esse aí!
2 – Didgeridoo
Você provavelmente já deve ter visto alguém tocando o curioso instrumento acima, que foi criado pelos aborígenes na Austrália. Aliás, acredita-se que este seja o instrumento de sopro mais antigo do mundo e, apesar de sua simplicidade e de ele produzir apenas uma espécie de zumbido alto, quando as vozes humanas são incorporadas o resultado pode ser bem interessante, como você pode conferir no vídeo acima.
3 – Órgão de estalactites
O incrível instrumento acima se encontra instalado nas cavernas do Vale do Shenandoah, na Virgínia, e foi desenvolvido por Leland Sprinkle, um matemático do Pentágono na década de 50. O órgão é considerado como o maior instrumento musical do mundo, ocupando uma área de mais de 14 mil metros quadrados!
Sprinkle demorou três anos para selecionar as estalactites específicas que ressoassem nos tons e acordes desejados, instalando pequenos cabeçotes de borracha que “tocam” essas formações quando as teclas do órgão são acionadas. Sensacional, não é mesmo?
4 – Nanoguitarra
Bem, você provavelmente teria que ser do tamanho de um “microbiozinho” para poder tocar a guitarra da imagem! Com apenas 10 micrômetros de tamanho total, o nanoinstrumento acima foi criado por pesquisadores da Universidade Cornell, nos EUA, e é aproximadamente do mesmo tamanho de uma célula humana. Além disso, ele conta com seis cordas que podem — pasmem! — serem tocadas através de um microscópio de força atómica.
5 – Órgão marinho
O interessante instrumento musical do vídeo acima foi construído na Croácia, às margens do Adriático, e é o primeiro órgão do mundo que é tocado pela brisa e pelas ondas do mar. A instalação foi criada pelo arquiteto Nikola Basic, e o constante movimento do vento e das águas faz com que as notas diatónicas nunca parem de agraciar os ouvidos dos turistas que visitam o local para presenciar um dos pores do sol mais belos do mundo
É difícil encontrar alguma pessoa que não goste de música, já que praticamente todos nós, independente do estilo escolhido, escutamos várias canções durante o dia – no trabalho, no autocarro, em casa, na academia. Contudo, mesmo que você se considere um bom ouvinte e até conhecedor de música, talvez fique surpreso com alguns instrumentos musicas bem bizarros, como os citados pelo portal Metamorfose Digital, e que você vai ver a seguir:
1 – Contrabaixo Balalaika
Esse instrumento grandão foi inventado por russos há quatro séculos e é usado até hoje. O contrabaixo é capaz de atingir inúmeros tons e pode ser dedilhado com dedos ou palhetas.
Esse instrumento imenso levou três anos para ser construído e contém sete teclados, 1.235 tabuladores, 81 percussões melódicas e não melódicas, 18 trémulos, 120 pedais de seleção e seis pedais.
Mais um instrumento eletrónico criado por russos. No vídeo abaixo, você pode ver que o som é produzido sem que haja contato com o aparelho. Bruxaria? Não, pois quem faz a conexão entre os movimentos do músico e o som emitido são duas antenas presas à geringonça.
6 – Harmónica de vidro
Após assistir à apresentação que Richard Pockrichan fez em Londres usando um instrumento feito de cristal, o já famoso Benjamin Franklin inventou esta harmônica incrível, capaz de produzir os sons do vídeo abaixo:
7 – Crwth
Com seu nome praticamente impronunciável, esse instrumento bizarro foi criado há 10 séculos e poucos ainda existem no mundo.
8 – Harpa judia
Um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo – e talvez um dos menores também –, essa mini-harpa deve ser posicionada entre os lábios, e sua vibração sentida pelos dedos.
9 – Piano de cama
O gosto pela música e a vontade de tocar um instrumento independente da condição física de cada um. Para ajudar àqueles doentes acamados, esse piano foi criado na Inglaterra em 1935.
m.megacurioso.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário