AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 1 de setembro de 2019

52 deputados franceses dizem estar preocupados com a repressão que afeta os catalães eleitos na Espanha e assinam um fórum sobre o JDD.


Em 28 de agosto, por ocasião da chegada de Fabien Roussel, secretário nacional do PCF e deputado do Norte, na época do discurso à assembléia geral dos militantes comunistas da OP, expliquei a Fabien Roussel que  a renda amarela na manga da minha camiseta era um sinal de protesto contra a prisão e o julgamento ilegítimo de políticos políticos e associativos que se tornaram prisioneiros políticos catalães na Espanha. 
Lembrei-o de nosso orgulho no comportamento de todos os senadores comunistas que haviam se manifestado publicamente contra essa prisão e processo. Também o lembrei que também esperávamos deputados comunistas. Em 31 de agosto, todo o grupo de deputados comunistas assinou a tribuna abaixo.

"Durante muitos meses, a situação dos políticos catalães continuou. Sabemos que a controvérsia está interessada no status da Catalunha e no futuro da Espanha, medimos a solenidade das questões e nossa intenção não é interferir nesse debate. 

Por isso, esperamos até o prazo das eleições para nos expressar. Hoje, simplesmente queremos expressar nossa preocupação e desaprovação pelo que parece ser uma violação das liberdades fundamentais e o exercício da democracia. 

Por causa de suas escolhas políticas, por quererem organizar uma votação, os funcionários eleitos são presos, exilados e correm o risco de serem condenados a penas pesadas. 
O respeito pelas regras institucionais é uma coisa,mas consideramos que o debate político não pode ser decidido pela repressão, pelos ataques aos direitos do povo como crime de opinião. 
Como muitas vozes em Espanha e em outros lugares, pedimos o apaziguamento das tensões e o fim de medidas arbitrárias que afetam os representantes eleitos do sufrágio universal. "
Todo o grupo da esquerda democrata e republicana e os representantes eleitos do Partido Comunista Francês assinaram a tribuna de 31 de agosto no Journal du Dimanche: Huguette Bello (RDA, Reunião), Moetai Brotherson (RDA, Polinésia), Alain Bruneel (RDA, norte), Marie-George Buffet (RDA, Sena-Saint-Denis), Andre Chassaigne (RDA, Puy-de-Dôme), Pierre Dharreville (RDA, Bocas do Ródano), Jean-Paul Dufrègne ( RDA, Allier), Elsa Faucillon (RDA, Altos do Sena), Sébastien Jumel (RDA, Sena Marítimo), Manuéla Kéclard-Mondésir (RDA, Martinica), Jean-Paul Lecoq(RDA, Sena Marítimo), Jean-Philippe Nilor (RDA, Martinica), Stéphane Peu (RDA, Sena-Saint-Denis),  Fabien Roussel (RDA, norte), Gabriel Serville (RDA, Guiana), Hubert Wulfranc (RDA) , Sena Marítimo).


Nicolas Garcia.

nicolas-garcia.cat

Sem comentários: