O QUE É A DIÁSPORA ?
O termo diáspora (em grego antigo, διασπορά – “dispersão“) define a deslocação, normalmente forçada ou incentivada, de grandes massas populacionais originárias de uma zona determinada para várias áreas de acolhimento distintas. Em termos gerais, diáspora pode significar a dispersão de qualquer povo ou etnia pelo mundo.
Vamos para alguns exemplos de grandes diásporas:
A maior diáspora que se tem conhecimento foi a diáspora africana, também chamada de Diáspora Negra que foi o fenómeno sociocultural e histórico que ocorreu em países além África devido à imigração forçada, a África teve seu povo e suas terras invadidas pelas potências estrangeiras, que incitavam brigas entre tribos para trocar os seus prisioneiros por especiarias.
Antes da escravização dos africanos, a maior parte dos territórios africanos era governada por seus próprios reis, rainhas, chefes de clãs e de linhagens, em impérios, reinos, comunidades e unidade políticas de porte e natureza diversas.
As sociedades africanas tinham suas religiões, o culto às suas divindades e apresentavam uma boa organização familiar. Essa diáspora foi motivada com fins escravagistas mercantis que perduraram da Idade Moderna ao final do século XIX.
O tráfico de seres humanos para o outro lado do Atlântico foi, por séculos, uma das mais rentáveis atividades do mundo mercantilista, a ponto de se tornar impossível precisar o número exato de africanos que foram arrancados de seu habitat natural para servir de mão de obra forçada em outros continentes.
A diáspora negra foi grande responsável por a mistura de culturas e etnias no Brasil.
blogmais.wordpress.com
Sem comentários:
Enviar um comentário